Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALMAS DIFERENTES NUM BRASIL QUASE IGUAL -- 22/02/2007 - 17:46 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Há dois Brasis..." - Essa frase inconclusa foi dita ou escrita por pelo menos meia dúzia de sociólogos e analistas políticos brasileiros. Os autores dessa assertiva, entretanto, aludiam a um país no qual há gritantes disparidades sócio-econômicas entre as diversas regiões que compõem a nação. Os referidos autores estavam cobertos de razão. Porém, as diferenças entre os vários aspectos que constituem o país chamado Brasil vão muito além disso.

O Brasil é muito semelhante em algumas características. O fato de sua colonização ter sido realizada basicamente por três povos - europeus, índios e afros - não quer dizer que esses povos sejam de cultura una, sobretudo se imaginarmos que o Brasil tenha sido submetido inteiramente à hegemonia européia. Muito menos trina, se supusermos que os três povos que serviram de base para nossa formação influíram totalmente no caráter do povo brasil.

Podemos observar que em princípio o que ocorre é que os três povos são apenas três troncos étnicos, portanto fracionados em vários povos, com mentalidades várias e as mais diversas tendências sócio-culturais. Vale dizer o seguinte: europeus aqui instalados na época colonial não pertenciam a uma cultura única. Os negros africamos, que para cá foram arrastados, da mesma forma.Os indígenas encontados aqui na ocasião do descobrimento, e que posteriormente se miscigenaram aos outros povos para formar o povo brasileiro, também eram compostos de vários grupos e povos e, consequentemente, de culturas variadas.

Bom, esses aspectos relevantes os quais contribuem para que a nação brasileira deixe de ser uma terra de grupos iguais ou muito semelhantes, de grupos sociais com interesses comuns ou pelo menos muito parecidos, têm sua razão de ser. A consolidação cultural promovida pelos aspectos primordiais do povo que a formou foi reforçada por lutas e batalhas ao longo de quase toda a História do Brasil. Essas batalhas eram empreendidas não simplesmente por causa do sentimento nativista ou libertário, mas mais exatamente pela manutenção da cultura de cada grupo.

O que se quer dizer é que cada grupo diverso possui desejos e vontades próprias. Essa gama de virtudes é proveniente das idéias e mentalidades a qual é peculiar e exclusiva a cada grupo. O interesse de um grupo é completamente diferente de outro grupo por mais que se mantenha com certos contatos. E o brasileiro foi formado dentro desse espírito. E mais: as reminiscências culturais dos grupos permanecem influenciando seus membros durante várias e varias gerações.É bem provável que o Brasil seja uma das nações mais miscigenadas do mundo. Entretanto, mesmo que a miscigenação étnica tenha exercido uma forte orientação entre a sociedade brasileira como um todo, ela ainda é bem fragmentada quanto à miscelânea da cultura.

Nos dias atuais o mundo se encontra repleto de instrumentos, veículos e agentes que interferem no caráter das pessoas e dos grupos sociais. Tais aparatos são capazes de mudar as culturas tradicionais. A nova mídia, por exemplo, equipada com toda sua sofisticação interfere quas decisivamente na transmutação das idéias, desejos e interesses de toda uma sociedade. Porém, a propagação das idéias na televisão -para falar de um dos veículos mais abrangentes - fica muito implícita para uma sociedae que não está acostumada com sua linguagem. No entanto, os veículos e aparatos mais modernos continuam com uma linguagem menos acessível ainda. A impresnsa, de um modo geral, trata a comunicação como instrumento para alguns, portanto ela se torna estranha para vários grupos e, efetivamente, fica nada claro para muitos.Aliás, muitas idéias difundidas pela mídia nem sempre respeitam os anseios e interesses regionais e muito menos grupais.

As idéias as quiais devem suscitar interesses não são as mesmas nas cidades grandes e nas cidades pequenas. Nordeste e Sudeste muitas vezes se contrapõem. Norte e Sul, da mesma forma. Isso para não falar dos grupos que dividem idéias e interesses diferenciados.

Assim, crê-se, se a conjuntura política brasileira levasse em conta todas essas diferenças, tentando compreender a essência da alma de cada grupo, indíviduo e sociedade, Se houvesse uma política social e educacional voltada para a alma de todos. Poderíamos proclamar uma vivência digna e mais justa.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui