Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Carnaval, Paixão Nacional! -- 19/02/2007 - 23:04 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carnaval, Paixão Nacional!



O Brasil acorda com alegria. Apesar dos seqüestros, assaltos e da corrupção, os brasileiros ficam anestesiados por uma festa maior. Afinal ninguém agüenta viver eternamente os problemas que permanecem nas manchetes dos jornais.



É hora de dar uma parada, uma boa refrescada na cabeça, para só então, quando acabar o efeito anestésico, o país começar verdadeiramente o ano de 2007.



Enquanto isso não acontece, São Paulo exibe para o mundo o crescimento de seu Carnaval. As Escolas de Samba, cada vez mais ricas e inovadoras mostram que não é só O Rio de Janeiro que sabe e conhece de samba.



É bem verdade que as diferenças existem e que vão continuar a existir entre as duas capitais mais conhecidas de nosso país.



A tradição das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, o jeito incomparável do “povo carioca” é indiscutível, entretanto todos estão mostrando que podem conviver com as belezas do carnaval sem as antigas rivalidades que existiam. A concorrência faz crescer e inovar, e isso é altamente eficaz para ambas as capitais e promovem fora do Brasil uma diversidade turística ainda maior.



A Bahia, com seu ritmo Axé presente em cada cidade e principalmente na capital, é um convite permanente para o turismo nacional e internacional. Fica difícil de entender como os Trios-elétricos conseguem arrebatar tantos foliões, de todas as etnias, sexos, e faixas etárias.



Pernambuco com o frevo, faz realmente ferver as Avenidas e praias, principalmente de Recife e Olinda, mostrando um outro ritmo verdadeiramente brasileiro durante 100 anos. Jovens e idosos, gente de todas as idades se reúnem para cantar e dançar durante uma semana inteira, sem hora de começar e parar.



As demais capitais do Norte ao Sul do país fazem seus carnavais mostrando alegria e procurando comer um pedacinho do bolo do turismo, fonte de renda que ainda pode aumentar muito e trazer divisas para todos.



Os Municípios de qualquer Estado brasileiro pára pelo menos quatro dias para comemorar as festas de Momo, em muitos casos, aproveitando o feriado para atrair foliões ou não foliões.



Aqueles que preferem o descanso ou o turismo ecológico encontram programas alternativos para as férias que duram apenas uma semana. Há gosto para tudo e para todos!



É pena que ainda não temos uma infra-estrutura capaz de entender que o “Turismo” é uma Indústria e não uma acontecimento menor, e que ele pode representar par o Brasil uma renda incomensurável. As Estradas brasileiras estão em condições lamentáveis, o transporte aéreo é deficiente e os portos não conseguem se modernizar. Isso é extremamente prejudicial, pois disso depende o setor para crescer e aproveitar o “time” do verão e de nosso país tropical.

Os hotéis e pousadas ainda, em sua grande maioria, continuam não trabalhando com o pessoal especializado, e pagam irrisórios salários aos profissionais da área.



Corrigindo-se os problemas hoje existentes, não tenho dúvidas que o Brasil poderá ser um grande produtor turístico. Afinal temos tudo para que isso aconteça. Um litoral maravilhoso, uma diversidade ecológica sem concorrentes e um povo amigo e hospitaleiro.



Enquanto isso não acontece, vamos mesmo que improvisando, continuar mostrando para os estrangeiros que nós brasileiros somos o povo mais alegre do mundo.



Que todos possam aproveitar o carnaval da melhor forma possível. Aos participantes ativos do Carnaval, respeitem seus limites e também saibam respeitar os direitos dos seus semelhantes.



Esperamos que depois do Carnaval as estatísticas nos mostrem que valeu à pena, brincar, viajar e aproveitar da beleza de nosso país.



19/02/2007

Paulo M.Bernardo









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui