Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O QUE SOBRA PARA A VIDA? -- 17/02/2007 - 14:04 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE SOBRA PARA A VIDA?



Agora que a comoção nacional já passou e a desventura de uma família não dá mais ibope, para uma imprensa sensacionalista que faz da desgraça alheia um meio de aumentar sua arrecadação.

Acho que está passando da hora do país parar de ter a palavra comoção como bola da vez, precisamos de acontecimentos que emocionam.

Há quanto tempo isto não acontece?

Novelas idiotas que esfregam na nossa cara o sexo explicito como se morássemos em uma grande zona de meretrício e a nossa casa fosse um grande bordel. A ignorância dos diretores de televisão chega à beira da burrice quando colocam filmes infantis depois das vinte e duas (22) horas e durante o dia exibem porcarias importadas para robotizar os nossos filhos

Programas onde apresentadores parecendo bonecos comem de tudo, assistidos por famintos de pão e de justiça.

Pessoas sem passado e sem futuro presas em uma casa num espetáculo de mediocridade, que em português quer dizer: show da realidade, mostrando uma vida vazia, na esperança de posar nuas em alguma revista.

E ainda tem pessoas que gastam dinheiro votando nestas bestialidades!

Mais uma vez vou falar da violência.

Não desta monstruosidade que aconteceu recentemente.

Sou pai e mais do que ninguém sei que o que aconteceu com o garoto Hélio foi algo brutal e de uma crueldade sem tamanho. Olhando da ótica de pai diria que os assassinos deveriam ser fuzilados imediatamente.

Nenhum assassino violento merece viver!

Sei também que esta ferida nunca vai cicatrizar e a lacuna jamais será preenchida, porque junto com o filho um pedaço dos pais também foi morto.

Mas como cidadão preocupado com os acontecimentos, não posso ver a violência com a ótica de um crime só e de uma semana que fez o país se indignar.

Durante uma semana esta tragédia gerou lucro para os órgãos da imprensa, caiu no esquecimento, e amanhã será o filho, o pai, ou a mãe de quem?

Esta indignação tem que ser permanente.

Em momento algum quero defender os canalhas assassinos.

Vou falar mais uma vez da violência silenciosa que mata sonhos e engessa futuros.

Quantas pessoas morrem de doenças curáveis porque não tem atendimento médico?

Isto não aparece em nenhuma estatística.

Tem cidade, que nos postos de atendimento de urgência, a espera é uma agonia pior que a tortura do tempo da ditadura, pessoas chegam a dormir sentados nas cadeiras porque o transporte coletivo para o seu bairro não roda depois das vinte e duas horas.

E os que morrem nas filas?

E os que são rejeitados nos hospitais e prontos atendimentos de emergência, com o diagnóstico dizendo que não era uma emergência, e morre?

Nenhum profissional de saúde tem coragem de escrever em um atestado de óbito que a causa-mortis foi a demora no atendimento ou a falta de um medicamento que sempre falta nas prateleiras dos hospitais.

E isto é manchete?

Não!

Já virou rotina.

A gente se acostuma! (Chavão comum nos hospitais.)

Esta semana na volta do trabalho, observei na calçada da rodoviária de Belo Horizonte uma turma de jovens jogados fora, sem horizonte, como sucata de carne e osso consumidos pela droga, dominados pelo álcool e abatidos pelo abandono do governo e pela indiferença dos passantes.

Dá para perceber que desta turma é fácil sair um assassino.

O sucateamento da educação é manchete?

A criança e o jovem da periferia quando volta da escola para casa tem um pai e uma mãe esperando por ele? E quando tem este pai ou esta mãe, eles tem conhecimento e tempo e condições de orientá-lo para que se saia bem na escola? Ele alguma vez teve acesso à alimentação sadia que a nossa constituição diz ser um direito?

Ficaram só no discurso as quatro refeições que o nosso presidente jurou que estaria na mesa do pobre deste país.

Porque não ter escola integral para os filhos dos pobres?

E os que moram nas periferias e tem que conviver com a violência vinte e quatro horas, sem saber que está do seu lado, se o marginal ou a policia.

Quando se torna adolescente quem lhe oferece o primeiro emprego?

Que política tem os governos para formar o jovem realmente pobre para o mercado de trabalho, se um curso de técnico em informática no Senai custa R$ 209,00 por mês?

Quantos podem pagar?

Todas as ações de governo são para massacrar os mais pobres.

A constituição é muito clara: É direito do cidadão ter o básico para viver.

Como a empresa de água e esgoto pode cortar o fornecimento de um assalariado ou de um desempregado, a de energia, deixar no escuro quem realmente não pode pagar?

E aí, um cidadão de bem começa a esmolar, primeiro com os políticos que só querem o voto, não sendo atendido apela para a mendicância e acostuma.

Coisas absurdas, na minha cidade para se tirar uma carteira de identidade é cobrado uma taxa de R$ 8,00, com uma carta de qualquer vereador a taxa não é cobrada. Então porque não ser de graça para evitar que o pobre passe por este constrangimento?

Este conjunto de ações vai formando mentes assassinas.

E para onde vai o dinheiro dos impostos.

A carga tributária no Brasil é democrática.

Quem movimenta menos de mil reais paga a mesma taxa de CPMF de quem movimenta milhões.

Quem paga seguro privado de um automóvel é obrigado a pagar um seguro obrigatório que não serve para nada.

Mais uma vez vou tentar demonstrar claramente para onde vai o dinheiro que deveria ser usado para dar vida digna a todos, para que o país deixasse de ser uma grande universidade de pós-graduação em assassinatos e violência.

Estes números são, dentro da minha ótica, estimativas sujeitas a erro, apenas para dar uma noção de como somos escravos da indiferença.

O Brasil tem aproximadamente 5.800 municípios.

(Trechos extraídos de outros sites).

“São 513 deputados, mas na verdade alguns poucos é que decidem a maioria dos trabalhos da Casa. Muitos nem comparecem às sessões durante meses sem deixar de receber seus jetons. Não há como a sociedade controlar a freqüência e as atividades de tanta gente. Às vezes, surpreendo-me ao ver um deputado do meu estado na TV, um rosto e um nome totalmente esquecidos ou estranhos.

É muito peso morto para o contribuinte carregar! Além do salário alto, somam-se as verbas de gabinete e representação, chegando um parlamentar desses custar cerca de R$ 100 mil por mês, para uma jornada de "trabalho" de terça à tarde a quinta de manhã, quando muito!

Acho que deveriam ser apenas três deputados e um senador por estado.

Estava bom demais. O dinheiro que sobrasse iria para Educação, para a Saúde e para a Segurança Pública.

É disso que o Brasil precisa”

“Que país...

Dissecando os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União deste ano. Por exemplo: Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano. Entre os senadores, a loucura é ainda maior, pois o custo individual diário pula para R$71.900. E o anual, acreditem, para R$ 26 milhões. Comparados a outras "rubricas", os números beiram ao delírio. É o caso do que a mesma União despende com a saúde de cada brasileiro - apenas trinta e seis centavos (R$ 0,36) por dia. E com a educação,humilhantes vinte centavos (R$ 0,20) também por dia

1 PRESIDENTE 2.157.000,00

513 DEPUTADOS FEDERAIS 100,000,00 51.300.000,00

25.650 ACESSORES 5.000,00 133.250.000,00

81 SENADORES 2.157.000,00 174.700.000,00

4.050 ACESSORES 5.000,00 20.250.000,00

29.000 VEREADORES 10.000,00 290.000.000,00

290.000 ACESSORES 1.000,00 290.000.000,00

5,800 PREFEITOS 7.000,00 40.600,000,00

5.800 VICES 4.000,00 23.200,000,00

34 MINISTROS 12.000,00 408.000,00

1700 SUB-SECRETÁRIOS 7.000,00 1.190.000,00

11.600 GERENTES DE ALGUMA COISA 7.000,0 9.120,000,00

TOTAL 792.615.000,00



Encerrando...

Não sou economista e nem sequer cursei uma faculdade, gostaria que os entendidos mostrassem os números reais, estes são os gastos mensais, aproximados dos que não trabalham, dá para se ter uma idéia de quanto a máquina do governo consome.

O que sobra para a segurança?

O que sobra para a educação?

O que sobra para a saúde?

O que sobra para a vida?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui