Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quelônios: aspectos gerais de sua biologia. -- 07/02/2007 - 18:23 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUELÔNIOS: ASPECTOS GERAIS DE SUA BIOLOGIA**



A ordem TESTUDINES ou CHELONIA, que engloba os quelônios terrestres, marinhos e de água doce é tida como a mais antiga de todas entre os vertebrados atuais. A mais antiga evidência fóssil data do período Permiano, aproximadamente 280 milhões de anos atrás (FERRI 2002).

Existem cerca de 261 espécies atuais de quelônios distribuídas em 13 famílias que podem ser encontrados nos mares e continentes, com exceção da Antártida (PRITCHARD 1979, IVERSON 1992, POUGH et al. 2003). Atualmente encontram-se duas sub-ordens entre os quelônios, Cryptodira e Pleurodira. Na primeira sub-ordem, onde está inserida a maioria das espécies, os quelônios retraem a cabeça por meio de uma flexão vertical das vértebras do pescoço, enquanto que os Pleurodira flexionam o pescoço lateralmente (LEGLER 1993, POUGH et al. 1993).

O casco é a característica mais distintiva de um quelônio (POUGH et al. 1993), estando intimamente associado a alguns padrões comportamentais (MOLINA 1992). A porção dorsal convexa é a carapaça e a parte ventral mais achatada é o plastrão. As vértebras torácicas e as costelas são geralmente soldadas com a carapaça óssea (STORER et al. 1989). Os ossos da carapaça são recobertos por escudos córneos de origem epidérmica que não coincidem, em número e posição com os ossos subjacentes (POUGH et al. 1993). Em muitos quelônios, a carapaça e o plastrão são estruturas rígidas, mas em muitas linhagens têm evoluído independentemente a habilidade para fechar o corpo com o casco, através da articulação de partes do plastrão (POUGH et al. 2001). O formato, tamanho, coloração, número e disposição dos escudos que compõem o casco são características importantes na identificação genérica e específica do grupo (MEDEM 1976, PRITCHARD & TREBBAU 1984, SANTOS 1994, MOLINA & ROCHA 1996, CITES 1999).

Os quelônios estão entre os vertebrados mais especializados morfologicamente (POUGH et al. 1993). Sendo que a estrutura dos membros é altamente variável, refletindo o ambiente e os modos de locomoção das diferentes espécies. As espécies marinhas apresentam os membros peitorais proporcionalmente grandes em relação ao tamanho do casco e em forma de remo, as espécies de água doce apresentam, em sua maioria, os membros pélvinos e peitorais espalmados, com dedos distintos tendo quatro ou cinco garras, enquanto que as espécies terrestres apresentam membros em forma de coluna com dedos indistintos (MOLINA & ROCHA 1996, POUGH et al. 2001).

O tamanho desses animais varia muito entre as espécies. Sendo os menores exemplares de quelônios dulcícolas possuem apenas cerca de 10 cm de comprimento, enquanto os maiores animais terrestres podem ultrapassar o comprimento de 120 cm. O maior recorde de uma espécie vivente trata-se de uma tartaruga marinha, medindo quase 200 cm e pesando de 500 a 600 Kg (FERRI 2002).

Vários são os padrões de crescimento dos quelônios. Muitas espécies podem dobrar de massa e tamanho no primeiro ano de vida. Em geral, têm sua taxa de crescimento diminuída com o alcance da maturidade sexual e os fatores que determinam tais padrões podem ser: mudança de uma dieta carnívora, quando filhote, para herbívora, quando adulto; dimorfismo sexual (em muitas espécies os machos são menores que as fêmeas); temperatura da água (maior crescimento no verão do que no inverno); quantidade de alimento ingerido e fatores genéticos (GIBBONS 1969, CLARK & GIBBONS 1969, IVERSON 1977).

Os quelônios são considerados entre os animais mais longevos. Isso tem sido repetidamente provado em algumas espécies (especialmente entre os Testudinidae) que podem viver mais de 50 anos de idade. De fato, entre aqueles criados em cativeiro, muitos espécimes tem alcançado a idade de 100 anos (GIBBONS 1987, CONGDON & SELS 1991, SHINE & IVERSON 1995, FERRI 2002).

A ectotermia é uma característica desse grupo, sendo que esses animais regulam a temperatura corpórea através da troca de energia com o ambiente. Os animais terrestres durante as diferentes horas do dia, ocupam ambientes variados, ora se expondo ao sol, ora deslocando-se para áreas sombreadas. Muitas espécies aquáticas saem da água para termorregular em pedras e troncos às margens dos corpos d’água em que vivem, ou exploram os micro-habitats aquáticos, sem necessidades, portanto, de se exporem ao sol ou permanecerem em superfícies expostas. As temperaturas corporais de tartarugas que se aquecem ao sol são mais elevadas do que as temperaturas da água e do ar e podem acelerar a digestão, o crescimento e o desenvolvimento dos ovos. Além disso, o aquecimento aéreo pode auxiliar as tartarugas aquáticas a diminuir o número de algas e sanguessugas aderidas ao casco (LACHER Jr. et al. 1986, POUGH et al. 1993, 2001).

Com relação aos hábitos alimentares, algumas espécies podem ser carnívoras, outras herbívoras, ou ainda possuir uma dieta mista, espécies denominadas onívoras (IBAMA 1989a). Não possuem dentes na boca, sendo que na maioria das espécies apenas um rígido bico córneo (PRITCHARD 1979, POUGH et al. 2001). Apresentam uma grande diversidade de estratégias alimentares, que variam entre as diferentes famílias e espécies (BELKIN & GANS 1968, PRITCHARD 1984, MOLINA 1990, MOLINA et al. 1998, MALVASIO 2001, MALVASIO et al. 2002).

Considerando os aspectos reprodutivos, pode-se salientar que muitas espécies apresentam dimorfismo sexual, sendo expressa principalmente na diferença de porte entre machos e fêmeas, sendo geralmente o macho maior que a fêmea (PRITCHARD 1979, MOLINA 1992). Outros caracteres dimorfos freqüentemente observados em muitas espécies são o casco mais baixo e a cauda apresentando maior comprimento nos machos, além da presença de uma concavidade no plastrão (MOLINA & ROCHA 1996, FERREIRA Jr. 2003). Em várias espécies, os machos apresentam as garras dos membros peitorais mais compridas do que as fêmeas (ERNST & BARBOUR 1989).

O início da maturidade sexual na maioria dos quelônios é correlacionado principalmente com o tamanho, devido à dificuldade de se determinar a idade (CAGLE 1950, GIBBONS 1968, ERNST 1971). Congdon & Gibbons (1990) sugerem que a maturidade sexual talvez dependa de interações entre idade, tamanho e massa.

De acordo com as características ambientais e climáticas, os quelônios concentram suas atividades reprodutivas em períodos sazonais curtos ou têm-nas distribuídas ao longo do ano. Dessa forma, eles podem reproduzir uma única vez ou várias vezes anualmente, com longos ou curtos intervalos de acasalamento (PRITCHARD 1979, FERRI 2002).

O acasalamento é freqüentemente precedido por comportamento nupcial interessante, que tende a ser preciso e quase ritualizado. Existem diversos sinais táteis que incluem mordidas, golpes e contatos corporais diretos. Esses comportamentos são usados primariamente entre machos e também entre machos e fêmeas (POUGH et al. 1993, MOLINA 1996, FERRI 2002).

Observa-se um padrão de acasalamento entre os quelônios, com quatro fases básicas, que podem ser denominadas por: (1) procura pela fêmea, (2) perseguição ou acompanhamento à fêmea, (3) pré-cópula e (4) cópula. Este padrão ocorre nas diversas famílias de Testudines, incluindo espécies aquáticas e terrestres: nem sempre todas as fases ocorrem, e algumas espécies exibem corte mais elaborada, com etapas adicionais (MOLINA 1996).

O comportamento de nidificação é estereotipado, ocorrendo sempre em cinco etapas básicas: (1) deambulação, (2) abertura da cova, (3) postura dos ovos, (4) fechamento da cova e (5) abandono do ninho (MOLINA 1996).

A grande maioria das espécies de quelônios nidifica isoladamente (PRITCHARD & TREBBAU 1984, FERRI 2002), enquanto que as espécies marinhas e “Podocnemis expansa” nidificam coletivamente (ALHO et al. 1979, PRITCHARD 1979, NASCIMENTO 2002, SALERA Jr. et al. 2006), retornando a cada estação reprodutiva para desovar na mesma área (OJASTI 1967, MOLINA 1996, SOARES 2000).

Quanto à forma, os ovos podem ser esféricos ou alongados (PRITCHARD 1979), considerando a estrutura da casca, podem ser agrupados em duas categorias: casca rígida e pequeno potencial de trocas hídricas e gasosas com o meio e, casca flexível com uma camada calcária porosa, sendo relativamente dependente do ambiente hídrico (EWERT 1979, PACKARD et al. 1982, ACUÑA-MESÉN 1989). Em geral, os ovos com casca mole desenvolvem-se mais rapidamente que os ovos de casca rígida (POUGH et al. 1993).

As fêmeas depositam os ovos com número muito variável em função da espécie, podendo oscilar em média, entre 4 ou 5 até mais de 100. O número, forma e dimensão dos ovos variam de acordo com as espécies e tamanho das fêmeas (FERRI 2002). Os ovos podem ser depositados em diferentes ambientes terrestres, que podem ser praias fluviais ou costeiras, solo barroso e areno-argiloso próximos aos corpos d’água ou em meio à vegetação (ERNST & BARBOUR 1989, FERRI 2002).

O desenvolvimento embrionário também varia em função da espécie, podendo levar em torno de 28 até 420 dias. Esse longo período de desenvolvimento embrionário torna seus ninhos vulneráveis aos predadores (POUGH et al. 1993).

Durante o processo de eclosão os filhotes utilizam o ovorruptor (uma pequena estrutura esbranquiçada e pontiaguda situada abaixo das narinas) para realizar pequenos cortes na casca do ovo, que depois são ampliados pela movimentação da cabeça e dos membros peitorais. Esse processo dura, geralmente, entre 1 e 2 dias (MOLINA 1995).

O cuidado parental é inexistente na quase totalidade das espécies, sendo apenas recentemente descrito para uma espécie de quelônio aquático (“Kinosternon flavescens”) (IVERSON 1990 in MOLINA 1992).

Nos quelônios atuais a determinação sexual tanto pode ser genotípica quanto dependente de fatores ambientais. Estas duas modalidades de determinação sexual podem ocorrer dentro de uma mesma família, bem como dentro de um mesmo gênero (SPOTILA & STANDORA 1986, MALLMANN 1994). Os principais fatores ambientais que influenciam a determinação sexual são a temperatura, a umidade e as trocas gasosas (MROSOVSKY & YNTEMA 1981, FERREIRA Jr. 2003). Esse dado enfatiza a importância das informações relativas à biologia básica desses animais para uma conservação e um manejo bem sucedidos (YNTEMA 1976, 1978, 1979; YNTEMA & MROSOVSKY 1980a, 1980b; ALHO et al. 1985; VOGT 1994; MALVASIO et al. 2002; POUGH et al. 2003).



** Este artigo é parte de minha Dissertação de Mestrado, “Avaliação da biologia reprodutiva, predação natural e importância social em quelônios com ocorrência na bacia do Araguaia”, apresentada em 13 de maio de 2005, no Curso de Pós-graduação ‘Stricto Sensu’ em Ciências do Ambiente da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.



ACUÑA-MESÉN, R.A. 1989. Anatomia microscópica de la cascara del huevo de la tortuga carey, Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766). Brenseia, 31: 33-41.



ALHO, C.J.R; CARVALHO, A.G. & PÁDUA, L.F.M. 1979. Ecologia da tartaruga da Amazônia e avaliação de seu manejo na Reserva Biológica de Trombetas. Brasil Florestal, 38: 29-47.



ALHO, C.J.R.; DANNI, T.M.S. & PÁDUA, L.F.M. 1985. Temperature-dependent Sex Determination in Podocnemis expansa (Testudinata: Pelomedusidae). Biotropica, 17 (1): 75-78.



CAGLE F.R. 1950. The life history of the slider turtle, Pseudemys scripta troostii (Holbrook). Ecological Monographs, Durham, NC, 20 (1): 31-54.



CITES – Convention on International Trade in Endangered Species od Wild Fauna and Flora 1999. CITES Identification Guide – Turtles and Tortoises. Environment Canada and PROFEPA (SEMARNAP). Canada.



CLARK, D.B. & GIBBONS, J.W. 1969. Dietary shift in the Pseudemys scripta (Schoepff) from youth to maturity. Copeia, USA. 4: 704-706.



CONGDON, J.D. & GIBBONS J.W., 1990. Turtles eggs: their ecology and evolution. In: GIBBONS, W.J. Life history and ecology of the slider turtle. Smithsoniam Institution Press. Washington, D.C. 109-122p.



CONGDON, J.D. & SELS R.C.V.L. 1991. Growth and body size in Blanding’s turtles (Emydoidea blandingii): relationships to reproduction. Can. J. Zool., 69: 239-245.



ERNST, C. H. & BARBOUR, R. W., 1989. Turtles of the World. Washington, Smithsonian Institution Press. 313p.



EWERT, M.A., 1979. The Embryo and its Egg: Development and Natural History, In: Turtles Perspectives and Research. Editado por Harless M. y H. Morlock. John Wiley and Sons. Inc. New York, 333-413p.



FERREIRA JR. P.D. 2003. Influência dos processos sedimentológicos e geomorfológicos na escolha das áreas de nidificação de Podocnemis expansa (tartaruga-da-amazônia) e Podocnemis unifilis (tracajá), na bacia do rio Araguaia. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Minas. Departamento de Geologia, Ouro Preto. 296p. (Contribuições às Ciências da Terra, vol. 3).



FERRI, V. 2002. Turtles & Tortoises: A Firefly Guide. Firefly Books. 256p.



GIBBONS, J.W. 1968. Reproductive potencial, activity, and cycles in the painted turtle, Chrysemys picta. Ecology, Brooklyn, NY, 49: 399-409.



GIBBONS, J.W. 1969. Ecology and population dynamics of the chicken turtle, Deirochelys reticularia. Copeia, USA. 4: 669-676.



GIBBONS, J.W. 1987. Why do turtles live so long? BioScience, 37 (4): 262-269.



IVERSON, J.B. 1977. Reproduction in freshwater and terrestrial turtles of north Florida. Herpetologica, 33 (2): 205-212.



IVERSON, J.B., 1992. A revised checklist with distribution maps of the turtles of the world. Richmond, Indiana, 363p.



LACHER Jr., T.E.; ALHO, C.J.R. & PEREIRA, I.G.T. 1986. The relation between cloacal temperature and ambient temperature in five species of brazilian turtles. Revista Brasileira de Biologia, 46 (3): 563-566.



LEGLER, J.M. Morphology and Physiology of the Chelonia. In: Glasby, C.J.; Ross, G.J.B. & Beesley, P.L. (Eds.). Fauna of Australia, 1993. 2 (16): 108-119.



MALLMANN, M.T.O. 1994. Influência da temperatura de incubação na determinação sexual em Geochelone carbonaria (Spix,1824) (Reptilia, Testudines, Testudinidae). Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 52p. (Dissertação de Mestrado em Zoologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).



MALVASIO, A. 2001. Aspectos do mecanismo alimentar e da biologia reprodutiva em Podocnemis expansa (SCHWEIGGER,1812), Podocnemis unifilis (TROSCHEL,1848) e P. sextuberculata (CORNALIA, 1849) (Testudines, Pelomedusidae). São Paulo, Universidade de São Paulo. 199p. (Tese de doutorado em Zoologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo).



MALVASIO, A.; SOUZA, A.M.; FERREIRA Jr., P.D.; REIS, E.S. & SAMPAIO, F.A.A., 2002. Temperatura de incubação dos ovos e granulometria dos sedimentos das covas relacionadas a determinação sexual em Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) e P. unifilis (Troschel, 1848) (Testudines, Pelomedusidae). São Paulo. Publicações Avulsas do Instituto Pau Brasil de História Natural, 05: 11-25.



MEDEM, F. 1976. Recomendaciones Respecto a contar el Escamado y tomar las Dimensiones de Nidos, Huevos y Ejemplares de los Crocodylia e Testudines. Lozania, 20: 1-17.



MOLINA, F.B. 1990. Observações sobre os hábitos e o comportamento alimentar de Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812) em cativeiro (Reptilia, Testudines, Chelidae). Revista Brasileira de Zoologia, 7 (3): 319-326.



MOLINA, F.B. 1992. O comportamento reprodutivo de quelônios. Biotemas, 5: 61-70.



MOLINA, F.B. 1995. Observações sobre a biologia e o comportamento reprodutivo de Trachemys dorbignyi (Duméril & Bibron, 1835) em cativeiro (Reptilia, Testudines, Emydidae). São Paulo, Universidade de São Paulo. 307p. (Tese de Doutoramento em Zoologia – Instituto de Biociências da USP).



MOLINA, F.B. 1996. Biologia e comportamento reprodutivo de quelônios. Anais de Etologia, Uberlândia-MG, Brasil, 14: 211-221.



MOLINA, F.B & ROCHA, M.B. 1996. Identificação, caracterização e distribuição dos quelônios da Amazônia Brasileira. Apostila da aula ministrada no mini-curso “Metodologia de Pesquisa e Classificação de Quelônios”, realizado durante o “XI Encontro sobre Quelônios da Amazônia“, organizado em agosto de 1996, em Belém (PA), pelo CENAQUA/IBAMA.



MOLINA, F.B; ROCHA, M.B & LULA, L.A.B.M.1998. Comportamento alimentar e dieta de Phrynops hilarii (Dumeril & Bibron) em cativeiro (Reptilia, Testudines, Chelidae). Revista Brasileira de Zoologia, 15 (1): 73-79.



MROSOVSKY, N. & YNTEMA, C.L. 1981. Temperature dependence of sexual differentiation in sea turtles: implications for conservation pratices. Biology and Conservation of Sea Turtles. In: KAREN A. BJORNDAL (Editor). 1981. Smithsonian Institution in Cooperation with World Wild Life Foundation. Inc. 59-65.



NASCIMENTO, S.P. 2002. Observações sobre o comportamento de nidificação de três espécies de Podocnemis Wagler (Testudinata, Pelomedusidae) no Baixo Rio Branco, Roraima, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, 19 (1): 201-204.



PACKARD, M.J.; PACKARD, G.C. & BOARDMAN, T.J. 1982. structure of eggshells and water relations of reptilian eggs. Herpetologica, 38 (1): 136-155.



POUGH, F.H.; HEISER, J.B. & McFARLAND, W.N., 1993. A Vida dos Vertebrados. Atheneu Editora – São Paulo (SP), 839p.



POUGH, F.H.; ANDREWS, R.M.; CADLE, J.E.; CRUMP, M.L.; SAVITZKY, A.H. & WELLS, K.D. 2001. Herpetology. 2nd ed. Prentice Hall, New Jersey. 612p.



POUGH, F.H.; JANIS, C.M. & HEISER, J.B, 2003. A Vida dos Vertebrados. Atheneu Editora – São Paulo (SP), 699p.



PRITCHARD, P.C.H. 1979. Encyclopedia of Turtles. T.F.H. Publ. Inc., Neptune, New Jersey. 859p.



PRITCHARD, P.C.H. & TREBBAU, P. 1984. The Turtles of Venezuela. S.1p. Society for the Study of Amphibians and Reptiles. 403p.



SALERA JÚNIOR, G.; MALVASIO, A.; GIRALDIN, O. 2006. Relações cordiais. Ciência Hoje, 39 (226): 61-63.



SANTOS, E. 1994. Anfíbios e Répteis do Brasil (Vida e Costumes). Villa Rica, 4a Edição Revista e Aumentada, 263p.



SHINE, R. & IVERSON, J.B. 1995. Patterns of survival, growth and maturation in turtles. Oikos, 72: 343-348.



SOARES, M.F.G.S. 2000. Distribuição, mortalidade e caça de Podocnemis expansa (Testudines: Pelomedusidae) no rio Guaporé. Manaus, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA (Dissertação de Mestrado em Ecologia – INPA). 54p.



STORER, T.I., USINGER, R.L., STEBBINS, R.C. & NYBAKKEN, J.W. 1989. Zoologia Geral. Sexta Edição Revista e Aumentada (Segunda Reimpressão). Companhia Editora Nacional. 816p.



SPOTILA, J.R. & STANDORA, E.A. 1986. Sex determination in the desert tortoise: a conservative management strategy is needed. Herpetologica, 42 (1): 67-72.



VOGT, R.C. 1994. Temperature controlled sex determination as a tool for turtle conservation. Chelonian Conservation and Biology, 01: 159-162.



YNTEMA, C.L. 1976. Effects of incubation temperatures on sexual differentiation in the turtle, Chelydra sepentina. J. Morphol. 150 (2): 453-461.



YNTEMA, C.L. 1978. Incubation times for eggs of the turtle Chelydra serpentina (Testudines: Chellydridae) at various temperatures. Herpetologica, 34 (3): 274-277.



YNTEMA, C.L. 1979. Temperature levels and periods of sex determination during incubation of eggs of Chelydra sepentina. J. Morphol. 159 (1): 17-28.



YNTEMA, C.L. & MROSOVSKY, N. 1980a. Sexual Differentiation in Loggerheads (Caretta caretta) Incubated at Different Controlled Temperatures. Herpetologica, 36 (1): 33-36.



YNTEMA, C.L. & MROSOVSKY, N. 1980b. Temperature dependence of sexual differentiation in sea turtles: implications for conservation practices. Biological Conservation, 18: 271-80.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





Gurupi – TO, Fevereiro de 2007.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui