Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sorria, você está sendo filmado -- 18/02/2002 - 17:59 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Certamente você já notou que há càmaras em todo o lugar. Algumas têm a intenção explícita de nos apanhar. Estas penduradas em postes, por exemplo, sua glória é a delação, servir de prova e testemunha. Outras querem documentar o que se passa, saber quem chegou, quem saiu. Algumas avisam sua presença, outras não. Isto é um problema. Mesmo que se saiba da existência da càmara, nem sempre lembramos. Isto é um perigo. O mico ronda estas situações. Isto é uma droga.

Você está só no elevador, subindo lentamente, decide arrumar a gravata, ajeitar a calça ou fazer uma careta para o espelho para ver como estão os dentes. Pode ter alguém olhando. Coçar é um perigo pois você começa na cabeça e quando se dá conta, aproveitou pra coçar sabe-se lá o que. É, é realmente incrível o que as pessoas coçam quando estão sós. E de que forma. Há quem tire um garfo da bolsa para coçar as costas. Cuidado, coçar pode realmente ser perigoso. O mico está sempre perto de alguma destas càmaras. Quando você não está só estes problemas diminuem mas resta o olhar. O olhar pode denunciá-lo. Policie-se, nada de fixar o olhar aqui ou ali, seus movimentos podem ser percebidos pela càmara, seu olhar furtivo pode ser notado. Estas càmaras mais modernas podem captar até seus pensamentos. Cuidado. Nestes casos o melhor mesmo é um olhar fixo no mostrador.

No elevador, o tempo curto pode ser um consolo e a salvação do artista involuntário. Pior pode ocorrer nestas salas de espera, onde evidentemente você fica esperando. O sono, pode trair qualquer um. Passam dez minutos e você já está lá roncando, não raro babando na almofada. Pode estar como os olhos arregalados em alguma revista para adultos. Ninguém tem nada a ver com isto, mas, dependendo da sua expressão, pode ficar chato. Do outro lado da divisória, a secretária, sem ter o que fazer, pode estar rindo de você e gravando para a posteridade. Depois, você vê algo parecido no Faustão e custa um pouco a se reconhecer. Você jamais babaria na sala de espera e detesta estas revistas que andam por aí. Coçar, ajeitar a roupa, puxar um cortador de unha, tudo isto é vedado. Cuide-se, pode ter alguém olhando. Limpar os óculos, pode, desde que não seja com a camisa. Use um lenço limpo, destes que combinam com a gravata, mas o melhor é uma flanela acondicionada no estojo dos óculos.

Ser observado em um dado instante, embora seja desagradável, não me parece ser o maior problema nesta questão toda. Problema real tem-se quando ocorre alguma coisa no local da filmagem, mesmo que nada tenha a ver com você. Lá vão as fitas para a perícia. Da perícia para a imprensa é um passo e quando você menos espera, está no Jornal Nacional coçando o nariz ou olhando fixo para a bunda da vizinha. Só olhando, mas já está feita a confusão, em casa e na casa da vizinha. Se o olhar é guloso, a confusão é ainda maior.

Cuide-se. Estas càmeras estão em toda parte.


Escrito em 29.03.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui