Usina de Letras
Usina de Letras
418 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: AS PESQUISAS SEGUNDO DEL RÉ -- 06/02/2007 - 18:01 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


UVA – LETRAS – Disciplina: Aquisição da linguagem

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E REFLEXÃO

Vicente Martins



1. DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006

2. DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44

3. FERNANDES, Sílvia Dinucci. O jogo das representações gráficas. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 169-182.

4. FERNBACH, Mônica de Araújo. Escrita e interação. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 135-167.

5. FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. Pp.183-200.

6. LEITÃO, Selma e BANKS-LEITE, Luci. Argumentação da linguagem infantil: algumas abordagens. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.45-61.

7. PRÉNERON, Christiane. Distúrbios da linguagem oral e da comunicação das crianças. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp 63-83.

8. VASSEUR, Marie-Thérèse. Aquisição de L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.85-111.

9. VENTURI, Maria ALICE. Aquisição de língua estrangeira numa perspectiva de estudos aplicados. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.113-134.

QUESTIONÁRIO PARA DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44

1. Vá à página 13. Comente a epígrafe de R; Titone.

2. Vá à página 13. Como a aquisição da linguagem se situa hoje no Cambito dos estudos lingüísticos?

3. Vá à página 14. Como eram os estudos lingüísticos sobre linguagem infantil, no início do século XX, sobre a linguagem infantil?

4. Vá à página 14. Em que os estudos lingüísticos da segunda metade do século XX, diferem da metodologia estruturalista?

5. Vá à página 14 Como D Maingueneau define Psicolingüística?

6. Vá à página 14. A Psicolingüística está mais posicionada com relação à Psicologia ou à Lingüística? Por quê?

7. Vá à página 15. O que ocorreu com a Psicolingüística partir dos anos 60?

8. Defina estes conceitos: Lingüística, Psicolingüística, Psicologia, Epistemologia Genética, Etologia e Psicanálise.

9. Vá à página 15. Quais as diferenças entre dados quantitativos e dados qualitativos?

10. Vá à página 15. Cite as áreas possíveis de pesquisa psicolingüística. Faça um quadro em que deixe destacadas, em colunas, os conceitos e as características de cada uma delas.

11. Vá à página 16. Quais as três subáreas de pesquisa em Aquisição da Linguagem?

12. Vá à página 16. Por que se pode dizer que Aquisição da Linguagem (AL) é de interesse não apenas da Psicolingüística mas ydasw ciências cognitivas e das teorias lingüísticas?

13. Và à página 17. Estabeleça as diferenças entre os métodos dedutivo e o método indutivo.

14. Và à página 17. Que cuidados devem ser levados em conta pelo investigador que pesquisa a linguagem infantil?

15. Và à página 17. Quais as duas principais correntes teóricas “aquisicionistas” e comente-as.

16. Leia esta definição sobre empirismo e comente-a: “Na filosofia, empirismo é uma doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo”

17. Leia esta definição sobre racionalismo e comente-a: “ Na filosofia, racionalismo é um conjunto de teorias filosóficas (eleatismo, platonismo, cartesianismo etc.) fundamentadas na suposição de que a investigação da verdade, conduzida pelo pensamento puro, ultrapassa em grande medida os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência”

18. Vá à página 18. Como a proposta empirista justifica o processo de aquisição da linguagem?

19. leia estas definições sobre bahaviorismo e comente-a: a) Na psicologia:

teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção e b) Na Lingüística: apoiada na psicologia behaviorista e proposta inicialmente por L. Bloomfield (1887-1949) e depois por B.F. Skinner (1904-), que busca explicar os fenômenos da comunicação lingüística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas”



20. Vá à página 18. Por que se diz que a teoria behaviorista acredita que a criança é uma tabula rasa?

21. Leia esta definição sobre tabula rasa e comente-a: “ Na filosofia,

para os empiristas radicais, estado que caracteriza a mente vazia, anterior a qualquer experiência”

22. Como B. FD Skinner avalia a linguagem. Vá à página 18.

23. . Vá à página 19. Por que se diz que as formas de avaliação, ainda persistentes nas escolas, são exemplos clássicos do estímulo-resposta?

24. Para o grupo, a única forma de a criança a aprender a falar, a memorizar palavras, a construir frases em sua língua é através da estratégia estímulo-resposta? Por quê?

25. Leia as definições a seguir e comente-as: a) todo processo, hipotético ou observado no organismo, que provoca um comportamento preciso; b) Na psicologia, parte do mundo exterior de complexidade variável, cuja mudança qualitativa e/ou quantitativa gera reações correspondentes, proporcionais aos graus e tipos desta mudança, e capazes de serem distinguidas quanto à qualidade e quantidade e c) Na psicologia, o estímulo condicionado é aquilo que originalmente era neutro e ineficaz para uma dada resposta, e que, através de procedimento experimental de condicionamento, tornou-se capaz de gerar aquela resposta

26. Vá à página 19. Só através do reforço positivo a criança adquirir uma língua? Por quê?

27. Na sua opinião, como behavioristas explicariam as analogias e construções utilizadas criativamente pelas crianças e que não foram ensinadas?

28. Na sua opinião, como racionalistas ou inatistas explicariam as analogias e construções utilizadas criativamente pelas crianças e que não foram ensinadas?

29. Que estímulo explicaria uma frase, na mais tenra idade, do tipo “quebrei o dedei” e “fazi”?

30. Vá à página 19. No âmbito das teorias empiristas, o conexionismo procura dar conta de quê?

31. Vá à página 19. Onde se situa, para os conexionistas, o E-R?

32. Comenta esta definição de resposta: “ Na psicologia, especialmente na teoria behaviorista, reação verbal ou não-verbal a um estímulo”

33. Quais as limites do conexionismo? Vá página 19.

34. Vá à página 19. Qual a grande tese do racionalismo em se= tratando de aquisição da linguagem?

35. Vá à página 19. O que é o inatismo?

36. Comente estas definições sobre inatismo: a) Na filosofia, doutrina que afirma o caráter inato das idéias no homem, sustentando que independem daquilo que ele experimentou e percebeu após o seu nascimento e b) na lingüística, especialmente em lingüística gerativa, hipótese segundo a qual a estrutura da linguagem estaria inscrita no código genético da natureza humana e seria ativada pelo meio após o nascimento do homem”

37. Vá à página 20. O que é o DAL segundo o inatismo de Chomsky?

38. Explique a metáfora da fechadura de Chomskypara a aquisição da linguagem. Vá à página 20.

39. Que são os princípios universais para os inatistas? Vá à página 20.

40. O que devemos por intuição segundo a tese inatista de Chomsky? Vá à página 20.

41. Leia sobre a definição de teoria gerativista e comente-a: “teoria lingüística desenvolvida por Noam Chomsky (1928-), desde 1957, que representa a capacidade lingüística humana por meio de um sistema formalizado de regras de aplicação mecânica (gramática gerativa) baseadas em princípios de caráter universal; gerativismo [Adotando o método da investigação por hipóteses, apresenta sucessivas reformulações, tb. conhecidas como modelos.]”

42. Vá à página 20. Que exemplos concretos podemos oferecer, a partir da tese de Chomsky, sobre o conhecimento inato das crianças sobre a estruturação de sentenças de sua língua?

43. Por que apesar de a criança ter um conhecimento inato sobre a estrutura da língua, a criança deve ir à escola para aprender a metalinguagem ou metalingüística? Vá página 21.

44. Leia esta definição e comente-a: “ Metalinguagem, no âmbito da Lingüística, é

linguagem (natural ou formalizada) que serve para descrever ou falar sobre uma outra linguagem, natural ou artificial [As línguas naturais podem ser us. como sua própria metalinguagem”

45. A autora traz um exemplo na página 21 de um caso em que uma criança responde de forma criativa quando a mãe indaga quem riscou o chão. O grupo poderia encontrar outros exemplos sobre a criatividade da criança?

46. Comente esta definição de criatividade no campo da Lingüística: “ capacidade que tem o falante de produzir e compreender um número imenso de enunciados, mesmo aqueles que não tinham sido por ele ouvidos ou pronunciados anteriormente [Decorre da competência lingüística, que é o conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras da sua língua.]”

47. Comente esta definição de desempenho no campo da lingüística gerativa: “ manifestação da competência dos falantes nativos de uma língua, através de enunciados produzidos espontaneamente e de seu processamento interpretativo; fornece dados para a construção de uma gramática ( conjunto de regras ) da competência, embora contenha tb. dados irrelevantes para esta, tais como hesitações, estruturas inacabadas, repetições, imputáveis à memória, nervosismo, cansaço, distração etc.; performance, atuação [Há esforços, esp. dos psicolingüistas, de construir uma gramática do desempenho, distinta da gramática da competência.]”

48. Comente esta definição de gramática gerativa: “. descrição de uma língua que usa regras formalizadas, constituindo um conjunto de instruções inteiramente explícitas e de aplicação mecânica, e que são capazes de gerar todas as frases gramaticais de uma língua e nenhuma agramatical; gramática generativa”

49. Que são princípios e perâmetros segundo o gerativismo? Página 21.

50. O grupo concorda que existiria um caráter inato das estruturas gramaticais? Vá à página 21.

51. Em que as teorias cognitivista de J. Piaget e interacionista de L.S Vygotsky diferem das teses inatistas?

52. Vá à página 22. Como o grupo define o construtivismo?

53. Comente esta definição filosófica de cognitivismo: “teoria, doutrina, convicção segundo a qual a capacidade de conhecer o real e o espiritual, o real e o imaginário, o indivíduo e a sociedade está aberta ao homem (individual e/ou social) indefinida e indelimitadamente”.

54. Explique como o cognitivismo de Piaget explica o processo de aquisição da linguagem das crianças. Vá à página 22.

55. Comente sobre estas definições de epistemologia: “ a) filosofia.

1 reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento e b) studo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência”

56. Explique o estágio sensório-motor (relativo à percepção de impulsos sensoriais e motores) segundo a teoria dos estágios de Piaget.

57. Explique o estágio pré-operatório segundo a teoria dos estágios de Piaget.

58. Explique o estágio operatório-concreto segundo a teoria dos estágios de Piaget.

59. Explique o estágio operatório-formal segundo a teoria dos estágios de Piaget.

60. Explique com suas palavras, e com exemplos bem concretos, as duas categorias da linguagem (egocêntrica e socializada) segundo a teoria de piaget.

61. Em que se baseia o interacionismo? Página 23.

62. Como definir o termo sociointeracionismo proposto por Vygotsky? Vá à página 23.

63. Por que se diz, na teoria de Vygotsky, que o adulto tem um papel mediador/regulador? Página 23.

64. O que é a ZDP segundo a teoria sociointereacionista de Vygotsky?

65. Quais as quatro fases de desenvolvimento da crianças segundo Vygotsky? Em que diferem das de Piaget?Página 23.

66. Faça uma lista de pontos de convergências e divergências das teorias de Piaget e Vigotsky. Vá à página 23.

67. Qual a contribuição de Bruner para os estudos de aquisição da linguagem? Và às páginas 23 e 24.

68. Qual a importância da brincadeira ou jogo na teoria de Bruner? Página 24.

69. Como o Bruner explica a relação de tulela entre criança e adulto no processo de aquisição da linguagem? Página 24.

70. Explique com suas palavras o conceito de tutela segundo a teoria de Bruner. Páginas 24 e 25.

71. Quais as principais teses e caraterísticas o interacionismo social e seus mentores principais? Vá às páginas 25 a 29.

72. Defina língua, linguagem e discurso, tomando como referência a leitura das páginas 29 e30.

73. Descreva como foi a pesquisa de humor na criança em processo de aquisição da linguagem. Vá à páginas 31 a 39.

74. Por fim, avalie as notas da autora nas páginas 40 a 43 e comente sobre suas digressões e respeito ao contraditório ao que pensa ou defende.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui