Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1946-2006 QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 -- 06/02/2007 - 10:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 HISTÓRIA DO BRASIL 1946-2006 . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .





1. PUC 2007 1 DIA

“O suicídio de Vargas não interrompeu um possível golpe udenista, tanto que Café Filho assumiu a Presidência da República e governou com um ministério conservador. A grande derrota da direita, aí sim, foi em outubro de 1955, quando Juscelino Kubitschek venceu as eleições presidenciais em aliança com João Goulart. A crise de 1961 acabou fortalecendo a democracia como valor fundamental da República.” VILLA, Marco Antonio. Jango. Um Perfil (1945-1964) São Paulo: Globo, 2004, p. 240

A partir dos vários episódios políticos relacionados pelo texto e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que a

a) disputa entre direita e esquerda se expressava no confronto que opunha militares e políticos da UDN (União Democrática Nacional) a partidários do PSD (Partido Social Democrático), as duas principais forças políticas da época.

b) morte de Getúlio Vargas, ao contrário do que a história oficial conta, foi provocada por uma ação conservadora de políticos ligados ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

c) vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek e João Goulart, políticos de esquerda, favoreceu a imediata realização do golpe militar de direita que impediu a posse de JK e depôs Goulart da Presidência em 1964.

d) renúncia de Jânio Quadros, em 1961, provocou uma profunda crise política e, apesar de tentativas golpistas, negociações políticas asseguraram o respeito à Constituição e a posse do Vice-Presidente João Goulart.

e) eleição presidencial de 1955 definiu o fim da influência varguista, dado o apoio que os sindicatos e as centrais operárias deram à candidatura de João Goulart à Presidência da República.





2 PUC 2007 1 DIA

A frase

a) “O suicídio de Vargas não interrompeu um possível golpe udenista” indica que o autor acredita que o suicídio do Presidente, em agosto de 1954, não impediu a ascensão política da direita.

b) “A grande derrota da direita, aí sim, foi em outubro de 1955” indica que o autor acredita que a vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek tenha sido um histórico triunfo político dos comunistas brasileiros.

c) “A crise de 1961 acabou fortalecendo a democracia como valor fundamental da República” indica que o autor acredita que, após a renúncia de Jânio Quadros, o Brasil se tornou definitivamente uma democracia.

d) “Café Filho assumiu a Presidência da República e governou com um ministério conservador” indica que o autor acredita que a direita conseguiu impor seu projeto de governo de 1954 em diante.

e) “Juscelino Kubitschek venceu as eleições presidenciais em aliança com João Goulart” indica que o autor acredita que não havia, em 1955, qualquer risco para a continuidade da hegemonia política do varguismo.





3 MACKENZIE 2007 JANIO QUADROS

Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadros condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul o ministro cubano e líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara. Esse gesto do presidente deve ser interpretado como

a) uma tentativa, de cunho demagógico, de apresentar a política externa brasileira como “independente”, ou seja, livre do alinhamento forçado a um dos dois blocos de poder da Guerra Fria.

b) um recurso para forçar os EUA, através da diplomacia brasileira, a reconhecer a legitimidade da Revolução Cubana e abandonar seus propósitos de invasão da ilha caribenha.

c) uma medida para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países a fim de propiciar um maior intercâmbio cultural e científico, visto que Cuba, após a Revolução, se havia desenvolvido notavelmente em áreas como saúde pública e educação.

d) uma atitude do executivo federal para fortalecer sua ligação com os partidos políticos de esquerda, que haviam constituído a base partidária da vitória na eleição presidencial daquele ano.

e) uma manifestação da simpatia que Jânio Quadros sempre tivera pelo comunismo revolucionário na América Latina, e que, então como presidente, podia transformar em orientação de sua política externa.





4 MACKENZIE 2007 NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO

Considere a seguinte definição de nacional-desenvolvimentismo:

(...) uma política econômica que tratava de combinar o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.

Bóris Fausto – História do Brasil, p. 427.

Analisando as políticas econômicas adotadas pelos governantes brasileiros no século XX, a expressão em questão seria mais bem empregada se aplicada a

a) Venceslau Brás (1914-1918).

b) Washington Luís (1926-1930).

c) Getúlio Vargas (1937-1945).

d) Juscelino Kubitschek (1956-1961) .

e) João Goulart (1961-1964).





5 UNIFESP 2007 1945-1964 POLÍTICA

Aproximadamente entre o fim do Estado Novo (1945) e início do Regime Militar (1964), um político (“rouba mas faz”) e um partido (“de bacharéis”) encarnaram no imaginário cívico paulista e brasileiro duas atitudes opostas: a ausência e a exacerbação de moralismo, ou de ética,

na política. Trata-se, respectivamente, de

a) Jânio Quadros e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

b) Jango Goulart e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

c) Carlos Lacerda e do Partido Social Democrático (PSD).

d) Juscelino Kubitschek e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

e) Ademar de Barros e da União Democrática Nacional (UDN).



6 FGV ECONOMIA 2007 JUSCELINO

Nas campanhas eleitorais e mesmo em discursos, é bastante comum a referência, por parte de candidatos, de parlamentares e até de presidentes a Juscelino Kubitschek. Tal lembrança pode ser justificada pelo fato de que seu mandato (1956-1961)

a) caracterizou-se pela estabilidade política, graças à sua habilidade, à aproximação com os militares e à aliança UDN-PTB, que garantiu maioria no Congresso.

b) correspondeu aos anos douradosda economia, devido aos aumentos salariais, à redução da inflação, ao apoio do FMI e à implantação da indústria automobilística no Brasil.

c) atraiu o apoio da população rural, com a extensão da legislação trabalhista ao campo e com a proposta de reforma agrária, objetivo principal do Plano de Metas.

d) foi um período de otimismo, marcado por grandes obras, pelo crescimento do PIB e pela efervescência cultural, com o inicio da Bossa Nova e do Cinema Novo.

e) reatou relações diplomáticas com os países do bloco socialista e reconheceu o governo da República Popular da China, desenvolvendo uma política externa inovadora.





7. FUVEST 2007 1 FASE JUSCELINO KUBITSCHEK

A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles,

a) estímulo à navegação fluvial no Sul e saída de capitais estrangeiros.

b) incentivo à integração econômica nacional e aumento da inflação.

c) desenvolvimento das estradas de ferro no Centro-Sul e empobrecimento do Estado do Rio de Janeiro.

d) estímulo à organização dos sindicatos e crescimento do poder dos militares.

e) transformação do Centro-Oeste em área industrial e crescente endividamento externo.



8 UFSCAR 2007 GOVERNO MILITAR CENSURA

A revista Realidade de janeiro de 1967 (n. 10) teve sua edição apreendida pela censura sob alegação de ser ofensiva à moral e aos bons costumes. Tratava-se de um número especial, todo ele dedicado à mulher brasileira. Nele havia uma pesquisa sobre a mulher brasileira com 1.200 entrevistas. (...) Foram feitas reportagens com mulheres em diversas situações. Desde uma freira que dirigia uma paróquia até uma jovem mãe solteira que assumia publicamente sua condição. Abordaram-se também temas sobre parto e desquite

(...). (Maria Amélia de Almeida Teles. Breve história do feminismo no Brasil, 1999.)

a) Qual o contexto histórico que explica essa censura?

b) Por que os temas da revista eram ofensivos à moral e aos bons costumes?





9 MACKENZIE 2007 GOVERNO MILITAR

(...)

Há soldados armados

Amados ou não

Quase todos perdidos

De armas na mão

Nos quartéis lhes ensinam

Uma antiga lição

De morrer pela pátria

E viver sem razão

Vem, vamos embora que esperar não é saber.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Geraldo Vandré – Para não dizer que não falei das flores, 1968.

Os versos acima pertencem a uma composição musical que se celebrizou pela crítica mordaz ao regime político vigente em sua época. Sobre esse regime, é INCORRETO

afirmar:

a) O recurso à decretação de atos institucionais foi sistematicamente usado pelo Executivo para controlar a situação política, permitindo ao presidente, por exemplo, fechar o Congresso Nacional ou cassar políticos de oposição.

b) Os órgãos de informação, articulados aos grupos militares de repressão, desempenharam importante papel no combate aos oponentes do regime que se haviam decidido pela luta armada.

c) Embora as Forças Armadas dessem, de fato, sustentação ao governo, a presidência da República foi sucessivamente ocupada por políticos civis, o que garantia a representatividade dos partidos nas eleições federais.

d) O bipartidarismo que se seguiu à extinção, por ato institucional, dos partidos políticos existentes desde 1945 limitou severamente a força de uma efetiva oposição legal ao regime.

e) A repressão policial atingiu também o meio cultural do país, como o teatro e a música popular, cujas correntes haviam, algumas delas, se tornado importantes canais de protesto contra o governo.





10 FATEC 2007 AI-5

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

Somos todos iguais,

Braços dados ou não.

Nas escolas, nas ruas,

Campos, construções

Caminhando e cantando,

E seguindo a canção. (...)

(Geraldo Vandré, 1968)

Os festivais da canção eram ocasiões nas quais novas vozes e novos compositores passavam a ser conhecidos pelo público. Era o momento das torcidas, dos cartazes na platéia, de poder, de alguma forma, demonstrar a insatisfação contra o regime militar.

Porém, em 13 de dezembro de 1968, no mesmo ano em que os jovens se atreviam a cantar e aplaudir Pra não dizer que não falei das flores, o governo militar anunciou à nação o Ato Institucional nº 5. Por esse ato,

a) ficavam suspensos todos os direitos civis e constitucionais e autorizava-se o presidente a decretar o recesso do Congresso Nacional.

b) iniciava-se a abertura política no Brasil, com a liberação do pluripartidarismo e a anistia geral e irrestrita.

c) a censura prévia foi definitivamente abolida, e retornaram as eleições diretas para os governos estaduais.

d) foram convocados deputados e senadores para a elaboração de uma nova Constituição, a vigorar no ano seguinte.

e) tornou-se indireta a eleição para os governos estaduais e para os prefeitos de capitais consideradas de segurança nacional.







11 UNIFESP 2007 FORÇAS ARMADAS

Nas últimas décadas, as Forças Armadas brasileiras alteraram a distribuição do efetivo militar no país. Isso decorre da

a) crise do Mercosul e do retorno das tensões entre vizinhos da bacia do Prata, como a Argentina e o Uruguai.

b) legalização dos partidos de esquerda na década de 1980, que eliminou as guerrilhas revolucionárias que agiam nos centros urbanos do país.

c) identificação de pontos do narcotráfico na faixa litorânea do país, para atender o intenso fluxo de turistas estrangeiros.

d) maior tolerância ao capital internacional desde o início da ditadura militar, agravada pela globalização da economia.

e) escolha da Amazônia para instalar uma estrutura de vigilância e defesa frente a ameaça de ocupação externa.



12 UFSCAR 2007 EXPANSÃO PARA O INTERIOR

(...) a grande arrancada para o interior já estava ocorrendo muito antes do golpe militar de 1964; e como não é de surpreender, continuou inabalável após a volta dos militares aos quartéis em 1985. A construção da nova capital, Brasília, em 1960, e a simultânea abertura de duas artérias rodoviárias por dentro da floresta – a estrada de terra de 3.200 quilômetros em direção ao norte, entre a nova capital e Belém, na foz do rio Amazonas, e o início da rodovia Brasília-Porto Velho no rumo oeste – foram os eventos que em muitos aspectos

deram partida ao desastre dos dias atuais. (Kenneth Maxwell. Chocolate, piratas e outros malandros, 1999.) Considerando os acontecimentos citados no texto, qual foi o principal argumento dos governos brasileiros para essa expansão no período?

a) Necessidade da extração de madeira para o incremento da indústria de celulose.

b) Organização da infra-estrutura de transporte nacional, através da ligação das vias fluviais com as rodovias.

c) Instalação no interior do país de parques industriais voltados para produção de maquinários e insumos agrícolas.

d) Abertura dos recursos do interior para o desenvolvimento nacional, com investimentos na agricultura, pecuária e extração mineral.

e) Conter a infiltração de movimentos guerrilheiros em regiões de difícil controle militar, através do incentivo à expansão industrial, com liberação de crédito para

a Amazônia.





13 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 AGÊNCIAS REGULADORAS

"O ministro Hélio Costa (Comunicações) vai usar decreto-lei da época do regime militar (200/1967, assinado pelo então presidente Humberto Castello Branco) para intervir na Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações)." Esse pequeno trecho de uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo (Caderno B4 –Dinheiro, de 23 de agosto de 2006) sugere que se reflita sobre o papel das agências reguladoras no Brasil, Tais agências foram criadas com os objetivos, entre outros, de:

a) Elaborar as políticas públicas na área em que atuam, evItando a entrada de empresas estrangeiras, especialmente no setor de energia.

b) Estabelecer padrões de gestão das políticas do setor em que atuam, desde que em concordância com o respectivo ministério do setor.

c) Fiscalizar a gestão e elaborar as políticas do respectivo ministério na área em que atuam.

d) Estabelecer, em cooperação com o ministério de sua respectiva área, a política do setor, inclusive sobre os investimentos e financiamentos públicos de projetos de interesse social.

e) Regular o setor, formulando normas e zelando por sua observância em setores específicos da economia, podendo, para tanto, exercer também a atividade de controlar sanções.





14 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 PARTIDOS POLITICOS 2006

Sobre os partidos políticos que disputaram as eleições presidenciais no segundo semestre de 2006, pode-se afirmar que:

a) O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) teve sua origem no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e tem como principais líderes os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello.

b) O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) teve sua origem no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e teve André Franco Montoro como um de seus fundadores.

c) O PT (Partido dos Trabalhadores) teve sua origem no movimento sindical de base rural e tem como principal líder e fundador o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

d) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) teve sua origem no movimento comunista e, dentre seus líderes, destaca-se o ex-governador Miguel Arraes.

e) PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) é atualmente o partido com a maior bancada no Congresso Nacional e teve sua origem na antiga UDN (União Democrática Nacional).





15 FGV ECONOMIA 2007 CULTURA

(ZiraIdo. in O Pasquim)

(...) meu Brasil, Que sonha com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu num rabo de foguete: chora a nossa pátria-mãe gentil , choram marias e clarisses no solo do Brasil. Mas sei, que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente a esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar.

(João Bosco e Aldir Blanc, O bêbado e a equilibrista)

A critica expressa na charge ( Brasil ame-o ou deixe-o ) e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente,

a) à exaltação do nacionalismo e ao movimento das Diretas Já.

b) ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da anistia.

c) à propaganda comunista e ao retorno dos exilados políticos.

d) ao fim da censura e à política favorável à redemocratização.

e) à outorga do Ato lnstitucional nº 5 e ao milagre econômico.



16 MACKENZIE 2007 PRESIDENTE DA REPÚBLICA

No DIA 29.10.2006, os eleitores brasileiros foram às urnas para eleger um novo representante do Poder Executivo Federal. NÃO é dever fundamental do Presidente da República

a) nomear e exonerar Secretários e Governos dos Estados da Federação.

b) iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos na Constituição.

c) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

d) exercer as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo.

e) manter relações com Estados estrangeiros e escolher seus representantes diplomáticos.



17 UNICAMP 2007 COLLOR

A crise que levou ao impeachment de Collor tem características e significados inteiramente diversos dos da crise de 1968. Na crise do impeachment os militares não foram protagonistas, nem se colocou em questão nenhuma norma do regime político em vigor. Fato inédito em nossa história republicana, essa crise reafirmou o ordenamento jurídico estabelecido pela Constituição de 1988, através de dispositivos como a Comissão Parlamentar de Inquérito e o impeachment. (Adaptado de Sebastião Velasco e Cruz, “O impeachment: uma crise singular”. O presente como história: economia e política no Brasil pós-64. Campinas: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997, p. 402-403.)

a) De acordo com o texto, que características da crise política do impeachment de Collor a diferenciam das crises anteriores?

b) Quais os resultados políticos da crise de 1968?

c) O que é impeachment?



18 UFSCAR 2007 AÇÚCAR 2006

Leia com atenção o trecho seguinte.

O Brasil pode dominar 50% do mercado mundial de açúcar A produção mundial de açúcar em 2006/2007 poderá bater todos os recordes e o Brasil deve ocupar o espaço deixado pelo açúcar europeu no mercado internacional diante da redução de subsídios à exportação (...) Segundo as estimativas, o Brasil deve dominar metade do mercado mundial em cinco anos. O Brasil conseguiu que a Organização Mundial do Comércio (OMC) condenasse os subsídios ilegais praticados pelos europeus no setor do açúcar (...) Para 2006/2007 a expectativa é de que cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar da Europa deixariam de ser despejadas no mercado internacional diante da condenação.

(www.estadao.com.br/agronegocio/noticias. Acessado em 25.10.2006.)

a) A adoção de práticas protecionistas é comum nas relações comerciais internacionais, apesar das regulamentações da Organização Mundial do Comércio.

Cite dois outros produtos do agronegócio brasileiro que apresentam alta competitividade no mercado internacional e que são prejudicados pela aplicação de barreiras comerciais.

b) Quais os principais usos econômicos da cana-de-açúcar cultivada no Brasil e quais são os Estados maiores produtores?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui