Usina de Letras
Usina de Letras
92 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LITERATURA, O QUE É ISTO? -- 04/02/2007 - 22:26 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LITERATURA, O QUE É ISTO?





Francisco Miguel de Moura*



Num país em que a imaginação tem substituído a ação, ao longo de sua história, não é difícil dizer o que é arte, o que é literatura. É quase tudo, como nos tempos primitivos quando até tratados de medicina eram escritos em versos, como se fossem poemas. Literatura é quase tudo, dissemos, a começar pelo jornalismo, a oratória, o cinema, os quadrinhos, a anedota, o folclore, as memórias, as cartas, as biografias e autobiografias, os diários, tudo isto é literatura, menos a propriamente dita literatura.

Da poesia, do conto, da novela (não a de televisão), do romance, da crônica - onde está a verdadeira literatura, o brasileiro não quer saber. Estou dizendo que ele não lê mesmo uma leitura ligeira: – apenas se informa e quando é obrigado pela escola, mais precisamente pelo vestibular. E quando procura alguma é de best-sellers americanos dos piores, é livros de Paulo Coelho ou os milhões de exemplares que se publicam de auto-ajuda. Claro, ninguém pode condenar o livro de auto-ajuda, mas não é literatura.

– Você já leu o romance “O Coronel e o Lobisomem”, de José Cândido de Carvalho?

- Não, mas eu assisti o filme.

Não diz nem ao menos correto: “eu assisti ao filme”. Como se assistir a um filme baseado num romance, num conto, fosse o mesmo que fazer sua leitura e ver uma novela de televisão baseada numa peça de teatro fosse o mesmo que ler a referida ou ir vê-la no palco.

Não obstante, há uma literatura forte e diversificada no Brasil como não existe em nenhum outro país latino-americano. Argentina, México, Colômbia, Peru, por exemplo, possuem um ou outro autor famoso e só, porque foram morar na Europa. Os brasileiros, não. Fazem-na aqui e agora, com garra, com suor e sangue. O escritores que buscam a ficção (a poesia também é inclusa, de outra feita tentarei explicar isto) não estão só à busca de ganhar dinheiro, querem trabalhar a língua, o pensamento, o sentir dos homens, o pulsar da sociedade; querem, é verdade, que seus nomes se perpetuem na história; porém, mais do que o nome, a obra, suas lições de liberdade e humanidade. É o que é literatura: - sofrimento. Os que vivem apenas o seu dia debocham do poeta. Literatura é poesia e dor; e luz que extrai da matéria viva para vivificar o espírito. Senão, por que escrever, sacrificar a vida, os outros prazeres, por esse ideal tão pouco compensador?

É preciso diversificar, no pensamento e na vida, tudo que é diverso é rico. Não se suporta a exclusão de todos os escritores por um ou dois que são eleitos para os vestibulares. Os Estados são ricos em literatura. O Brasil é imenso. O Piauí possui seus grandes escritores, não somente Assis Brasil, O.G. Rego de Carvalho, H. Dobal e Da Costa e Silva. Onde estão Hardi Filho, Francisco Miguel de Moura, Paulo Machado, Cinéas Santos, Rubervam du Nascimento, João Pinto, Magalhães da Costa, Fontes Ibiapina, Oton Lustosa, José Ribamar Garcia e tantos outros mais novos e mais velhos, vivos e mortos, cujos nomes não me ocorrem nem seria possível citá-los neste pequeno artigo?

Gostaria muito de aprofundar este bate-papo. Literatura é isto, diversidade e singularidade, riqueza de linguagem e riqueza de vida. Vamos ler boas leituras, minha gente.

______________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora no Piauí, em Teresina, escreve para o “Diário do Povo” das sextas-feiras. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui