Usina de Letras
Usina de Letras
282 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CAIXA DE PANDORA -- 27/01/2007 - 14:32 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você já sentou debaixo de uma árvore, numa dessas colinas retratadas com extrema surrealidade pelo cinema americano, na companhia da solidão e se perguntou: “Quem eu sou? O que eu sou? Por que sou? O que estou fazendo aqui? De onde vim? Para onde irei?” Certamente deve ter se perguntado, talvez não no bucólico cenário, mas noutro; o que importa mesmo é que, sempre que possível, instigados pelo mistério de nossa origem, almejamos entender o mundo, a vida que nos preenche e o real motivo para estarmos aqui.



Muitas são as respostas, que vão desde o barro a extraterrestres, cada uma mais complexa e excêntrica que a outra, afinal, como afirmam as religiões seculares: “o mistério da vida é indecifrável, está guardado nas entranhas da caixa de Pandora; não compete ao homem vasculhar aquilo que não compreende, porque se o fizer, como numa dessas milhares de profecias de porta de mercearia, receberá o castigo dos deuses, versado na morte eterna...”



Talvez sejamos até mesmo caricatos em algumas respostas, todavia, vasculhar o sentido da existência humana é uma das válvulas de escape para compreendermos aquilo que nos angustia, que nos faz altissonar e temer os dias vindouros; é uma forma nada criativa de se encontrar justificativas para erros cometidos mais de uma vez, por distração ou destino, visto que a cada erro que cometemos, a certeza que nos resta, além da amargura que só cede ante ao pranto, é sensação de acrescentarmos alguma nova experiência positiva ao nosso legado.



Quando estou depressivo, olho-me no espelho, respiro fundo, e por dentro de minhas íris navego... São centenas de milhares de segundos espreitando pela porta de entrada de minha alma. Naquele instante, sinto-me como uma dessas personagens de novela, construído em minúcias para atuar diante de um palco gigantesco, cujo autor, um demiurgo às avessas, manipula a bel prazer, apimentando diálogos envolventes, modulando momentos históricos, reservando um epílogo nada previsível, com muitas reviravoltas e finais nem sempre felizes.



E se ao invés de novela, formos figuras tarimbadas de um show trash como o Big Brother, apreciado por espectadores afoitos, que torcem por nós ou nos repelem, sendo o prêmio algo melhor que o oferecido pela versão global: o direito de permanecer vivo, curtindo o que há de melhor nesta terra abençoada; cabendo aos perdedores, o cessar deste direito? Dá medo só em pensar!



Compreender a dimensão do laço que nos conecta à fonte vital não é um trabalho para simples mortais! Não para mim! Afinal, por mais que tentemos, mais desorientados ficamos, a ponto de desistirmos da empreitada, relegando os enigmas de nossa mais íntima essência às covas da História. Só desta forma o presente continuará interessante e o futuro menos apocalíptico...



· Professor do Colégio Bezerra de Menezes

· E-mail: Carlos.colegiobezerra@bol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui