Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RUPTURA DO CORAÇÃO -- 22/01/2007 - 07:55 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RUPTURA DO CORAÇÃO



Desde a infância freqüento igrejas e sempre participei de algum trabalho ou movimento religioso, durante mais de quinze anos coordenei a pastoral do batismo, e sou confrade vicentino há mais de trinta anos. Isto me levou a assistir palestras de muitos padres, religiosos, pastores evangélicos de várias denominações, enfim, ouvi preleções de varias pessoas ligadas a vários credos.

Considerava-me um especialista das mazelas políticas e dos absurdos que as pessoas fazem para ter sempre mais dinheiro e poder, acreditava entender tudo sobre corrupção, tanto que escrevi vários textos abordando este câncer da sociedade.

Hoje em mais um trabalho voluntário, tive a sorte de levar um assistido para uma consulta com um clinico geral em um posto de saúde do SUS. (Em um texto eu disse que isto é: Sistema Único da Sacanagem.)

E tivemos a sorte de encontrar um médico que não pensa ser um rei como a maioria.

Humano.

Humanitarista.

Mesmo com o pensamento algemado pela maldade de quem gerencia, consegue se indignar e sofrer quando alguém morre em suas mãos por falta de um medicamento barato que a burocracia não quis comprar.

O paciente que eu levei para ser examinado não tomava banho há mais de dois meses, (retratei a vida desta família em Realidade Nua e Crua), não conseguiu sequer lembrar o nome do bairro onde mora e foi atendido com extrema educação.

Infelizmente para quem esperava sua vez de ser atendido e um golpe de sorte para mim, tive uma aula de sensibilidade, sabedoria e cidadania.

Falando do caos da saúde pública no nosso país e principalmente na minha cidade, que nos últimos anos perdeu muito da qualidade adquirida ao longo do tempo. Ele me fez conhecer o sentido da palavra corrupção, significado que nunca me foi colocado em nenhuma palestra sobre ética, cidadania e religião.

Corrupção.

Cor = coração.

Rupção = ruptura.

Corrupção = Ruptura do coração.

É exatamente isto que acontece com o nosso povo.

Quando vende o voto por trinta reais.

Quando troca o voto por uma telha de amianto ou uma cerveja no boteco.

É exatamente isto que acontece que muitos que eram homens e mulheres de igreja.

Quando troca sua dignidade por um emprego de mentira, onde a função principal é ser puxa-saco de quem o contratou.

Isto tudo patrocinado pelo mal que instala na alma e apodera-se do coração causando a sua ruptura.

Políticos profissionais que há muito tempo passaram a cultuar o deus dinheiro e o deus poder para implantar o seu ministério de horror e buscar seus seguidores, que antes pensavam muito com o coração.

E quando as trevas conseguem invadir as pessoas de bem acontece a ruptura do coração.

Instala-se a Cor-rupçao.

E assim, pessoas antes do bem, também se deixam levar pela ganância ou pelo comodismo, também passam ser parte integrante dos corruptos e corruptores.

Corruptores.

Cor = coração.

Rupto = ruptura.

Res = responsabilidade.

É assim na mente de quem já não se deixa levar pelo coração, a ruptura toma conta do corpo e da alma e a responsabilidade passa a ser moeda de troca da irresponsabilidade.

Irresponsabilidade = Ir = irreal + Responsabilidade.

E assim o irreal de querer sempre mais sem se preocupar com a responsabilidade social é passada de pai para filho, de geração para geração.

Saudade do tempo em que um filho ao chegar em casa com um brinquedo quebrado, tinha que explicar onde conseguiu e provar que alguém o deixara levar.

Velhos tempos?

Não!

Lição de honestidade.

Precisamos estancar urgentemente esta ruptura dos corações.

Quando isto acontecer, a paz tão almejada, a humildade tão esquecida, e amor tão fora de moda, voltarão fazer moradia nos corações daqueles que acreditam que a verdade e a fraternidade são o único caminho que leva à luz.

Que não aceita corrupção.

Que teve o coração rompido por uma lança e mesmo assim, deu a vida lutando contra a RUPTURA DO CORAÇÃO.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui