Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BURACOS DO BRASIL S. A. - BURACOBRAS -- 18/01/2007 - 15:53 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Brasil é o país dos buracos. Há o eterno e imenso buraco nas contas públicas, que entra governo e sai governo e ninguém tapa. As despesas são elevadas e descontroladas, mal geridas, desperdiçadas, desviadas. Tentando fechar o buraco, os governos lançam mão dos tributos, impondo uma carga de impostos, taxas, contribuições, tarifas e outros penduricalhos fiscais nas costas da sociedade contribuinte. É muita areia tributária colocada no buraco, mas não tem jeito de fechar.



As estradas e vias públicas são esburacadas e lá vem o governo de novo cobrando do contribuinte a areia para tapar os buracos das rodovias, das ruas e avenidas. Mas não tapam.



O espaço aéreo tem um buraco negro, onde as aeronaves perdem o contato com o mundo, ficam em vôo cego, os passageiros vulnerabilizados pelo perigo, os graves acidentes acontecem e destroem vidas inocentes e preciosas. O governo diz que não tem dinheiro no caixa, estende o chapéu para a sociedade e cobra mais contribuições. Mas o buraco negro não é fechado.



Obras como a de um metrô, que escavam por baixo da cidade, abrindo um buraco para os trens passar e o trânsito fluir mais rápido e menos congestionado, são trabalhadas de forma irresponsável e gananciosa pelas empresas e pelos órgãos públicos, de repente ruem e abrem um inesperado buraco na via pública, engole veículos e pessoas e lá se vão mais vidas inocentes e preciosas. E vem o governo cobrar da sociedade a despesa, mas os buracos não fecham.



Há, inda, um enorme buraco aberto na lógica das idéias, obra do velho socialismo absorvida pelo PT, uma cratera incrustrada no hemisfério, certamente, oriental do cérebro das esquerdas que não conseguiram acordar e ver o mundo do século XXI, em que não cabem mais ilhas ideológicas teimosas, onde se rema contra todas as marés. Um universo de informações sensatas desabam à frente dessas pessoas, mas o buraco mental não se fecha.



Nesse contexto, a estatal Buracos do Brasil S. A.-Buracobras (S.A. aí não quer dizer Sociedade Anônima, mas Sociedade Assaltada) vai manejando suas escavadeiras, abrindo buracos de todos os tipos no país, buraco físico, moral, social, ideológico, enfim, é uma buraqueira incontrolável e sem fim.



A gente somente escapará quando Deus nos levar para o buraco final, cavado no cemitério, este, sim, natural, normal, fatal. Mas, mesmo aí, se o cidadão não tiver dinheiro para pagar as taxas de enterro, o poder público não abrirá esse buraco necessário e mandará nossa família nos jogar em outro buraco, ao relento, como um traste qualquer.



Particularmente, quando estiver morto, nem me interessa o buraco onde me coloquem, nem crematório legal. Bota gasolina e toca fogo.



Afinal, não vou sentir nada mesmo.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui