Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FORMA QUE SE DEFORMA -- 16/01/2007 - 22:47 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A FORMA QUE SE DEFORMA



Francisco Miguel de Moura*



A realidade histórica não se deforma porque é passado. Porém, em muitos casos, se encarrega de influir no presente e inviabilizar o futuro. Estamos falando das ações do homem no tempo, não apenas do tempo em si. A partir de nada não se constrói nada porque há falta de sentido. Condeno a linguagem pela linguagem, a forma pela forma. Eleja-se um objeto distinto, ela própria não serve, vai virar filosofia da linguagem, ciência da linguagem, qualquer outra coisa, e não literatura, e não arte, e não política, e não saber, e não religião. A filosofia da linguagem é para estudar e conhecer o homem – o agente da linguagem e de todas as instituições sociais. Mesmo a pesquisa científica tem um objeto. Digamos que seja o bem da humanidade, ou sua destruição. Ou a busca das origens e dos fins do homem. A forma evolui se estiver dentro de um contexto e quiser alcançar um objeto, e transforma, e renova, e acompanha seu tempo, ultrapassando-o algumas vezes. Mas, sem critério, vira massa mole, fácil de ser levada para onde quer a mandem as piores circunstâncias. Boiará no vazio. Já os conteúdos praticamente não mudam, permanecem. É a parte essencial da realidade. Considerando-se o processo forma x conteúdo, basta alterar este para mudar aquela, e vice-versa. Fábio Lucas, o maior crítico brasileiro militante, diz: “A realidade histórica e a eficácia estética de um texto literário hão de colocar-se nos horizontes do tempo, mesmo quando a obra seja portadora de uma força que exceda o tempo.” O mesmo é válido para as outras artes e fazeres humanos.

Eis que é razoável a busca de um caminho. Como vivemos num mundo plural e ao mesmo tempo uno, universal, é legítimo acompanhar as particularidades. A política, no seu sentido maior, porque prega o bem comum, por exemplo. A religião, a filosofia, a arte, porque são sociais: assuntos que consomem o homem e sua vida. A particularidade maior do momento é que, politicamente, se tornou impossível considerar a humanidade sem ferir o assunto Bush x Bin Laden. Outros pares contraditórios podem ser encontrados como “civilização” ocidental cristã e “civilizações” orientais. Mas fiquemos com o primeiro par, pois indicado por pessoas, o que os particulariza mais. Não que os Estados Unidos sejam uma nação má. O que se observa é que sua cultura é uma colcha de retalhos, em virtude do tempo de existência e da imigração que a sustenta. Não que os muçulmanos, de modo geral, inclusive a própria religião, sejam maus por natureza. Não há natureza humana nem boa nem má. Bush como Bin Laden (se já faleceu, é lenda, vale do mesmo jeito) são fundamentalistas, isto é, seguem dogmaticamente a letra da lei, não o seu espírito. São perigosos para a humanidade.

Por que é que existem guerras? Querem chegar a uma forma perfeita, sem alterar o conteúdo: é a ditadura, a “revolução”. São ambas contra o homem. E vêm os desconcertos, as incongruências, as destruições em nome da criação. Não deveriam existir: “A guerra não é necessária”, diz o nosso filósofo Roland Corbisier, falecido recentemente. “Pode-se fazer revolução sem guerra, transformando a essência, como têm feito as democracias desde os gregos, os inventores”.

Como a história política do homem tem sido feita de massacres, guerras e conquistas sangrentas, só há um meio de mudar: Com idéias, senso ético, solidariedade. A arte, a ciência e a filosofia fazem parte da história do homem sem apelar para a guerra.

Hoje, se tem medo é da “infinita capacidade dos cientistas e intelectuais de se curvarem diante do poder, seja ele fascista, militarista, socialista ou teocrático”, disse-me outro filosofo contemporâneo cujo nome não me ocorre no momento..



__________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora em Teresina, é membro da Academia Piauiense de Letras. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui