Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->“Ciúme: Uma ameaça ao amor” -- 06/01/2007 - 20:45 (Lilian Maria Nakhle) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Desconfianças constantes, interrogatórios diários, irritação ao ver a pessoa amada bem produzida... Quem já experimentou tais comportamentos sabe a quanto uma relação amorosa fica desgastada após uma crise de ciúme.

Trata-se de um sentimento negativo e não é indicador da presença de um intenso e verdadeiro amor, pelo contrário, revela a insegurança em relação aos sentimentos do parceiro, a necessidade de interferir sobre o outro, e principalmente revela o medo da perda.

O ciúme geralmente traz dor, pois é gerado por uma intensa desconfiança, na a maioria das vezes infundada, valorizando o sofrimento. Cabe ressaltar que o verdadeiro amor não dói, quando dói não é amor, é apego!

Na realidade existe um grande medo de lidar com as próprias frustrações e perdas, além de uma sensação de inferioridade que acompanha as crises de ciúme.

É comum pessoa ciumenta imaginar perder seu amor para alguém “maravilhoso”, bem melhor e mais qualificado que si próprio. Quando isso ocorre é importante verificar atentamente os motivos do medo da perda e resgatar a auto estima se faz necessário, pois existem sinais, evidências que denunciam o imenso incomodo internalizado.A baixa auto-estima faz parte de um processo e tem a ver com o modo que a pessoa se sente consigo mesma, portanto ao valorizar-se considerando seus pontos positivos fica bem mais fácil gostar de si e naturalmente doar seu amor ao outro.

Sessões terapêuticas podem ser um dos recursos viáveis para a conquista de um caminho mais breve e honesto, pois um profissional possibilita descobrir quem realmente é, pois favorece a descentração e naturalmente colocar-se no lugar do outro. Assim, amplia-se à visão de situações e ao reconhecer as falhas de seu comportamento, adquire-se melhor domínio sobre si e não restará espaço para nenhum sentimento negativo interferir no relacionamento.

Existem casos em que o parceiro quer justificar um comportamento inadequado ou até mesmo agressões físicas e morais decorrentes de uma crise de ciúme, baseado na célebre frase: “Meu amor é verdadeiro, por isso sinto ciúmes! ”

Mas, será que é possível relacionar amor com posse?

Amor é um sentimento incomensurável e inexplicável: puro, nobre, prazeroso, saudável, doce, manso, suave, intenso e é também quente forte e incondicional. Enfim, não combina em nada com o que conhecemos por ciúme.

Pessoas amadurecidas, otimistas, mentalmente saudáveis administram e controlam melhor as emoções e são capazes de reconhecer, além de valorizar a magia da incerteza, uma vez que esta é a responsável pela “graça” do bem viver!



Lilian Nakhle

Escritora – Psicopedagoga

Livros publicados : “Anjos não tiram férias” e “Céo,o anjinho”

Psicoterapeuta

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui