Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62184 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4758)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOZ da UBE -- 17/12/2006 - 23:00 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Voz da UBE



União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 17 de dezembro de 2006



Festa da Literatura regional e lusófona



Waldênio Porto lidera organização do II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e VI Congresso da UMEAL



No próximo ano, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o Recife receberá centenas de escritores de três continentes que participarão do II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e do VI Congresso da UMEAL (União dos Médicos Escritores e Artistas Lusófonos). O evento, que ocorrerá no salão de convenções do Recife Monte Hotel, em Boa Viagem. coincidirá com a Semana Pré-Carnavalesca, abrindo uma grande possibilidade de programas culturais, especialmente por conta do 100º aniversário do frevo. Durante o Congresso da UMEAL será entregue o PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA para contos inéditos (Veja o programa dos eventos e o regulamento do concurso abaixo). Os dois grandes eventos da literatura regional e mundial coincidirão com o I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Neste carnaval, o Recife vai "pegar fogo .



Intercâmbio com Cuba



Por ocasião do 28º Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano, em Havana, o Ministério da Cultura assinou m acordo de cooperação cultural com o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, que permitirá a exibição anual de cinco longas brasileiros em Cuba, e de cinco longas cubanos no Brasil. Maiores informações podem ser obtidas no site www.habanafilmfestival.com.





Faça como elas fazem com os escritores locais,



diga NÃO às Livrarias Siciliano e Sodiler





Morte de Sivuca deixa arte brasileira de luto



Na noite noite da 5ª feira passada, dia 14 de dezembro, o fenomenal instrumentista, arranjador e compositor Sivuca, como era conhecido o cidadão Severino Dias de Oliveira, nos deixou aos 76 anos. O corpo de Sivuca foi sepultado no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa.





Curtinhas



No próximo dia 22 de dezembro vai entrar no ar o Zerohum , que pretende ser o maior portal independente do Rio de Janeiro, com matérias, notícias, agenda, resenhas, reportagens, entrevistas, dicas de shows, eventos, exposições, lançamentos de livros, filmes... enfim tudo ligado à arte. Os textos devem ser enviados para raquelprod@yahoo.com.br.



Vital Corrêa de Araújo e Bezerra de Lemos já confirmaram presença na comitiva que acompanhará Alexandre Santos a Cuba para o lançamento do livro El Molino na Feira Internacional do Livro em Havana.



Rosângela Ferraz se prepara para lançar Águas de chuva , que reúne belíssimos poemas.



Se depender dos escritores pernambucanos, a presidência da CEPE será ocupada por um homem sério, culto e competente como Olímpio Bonald Neto, que conta com o apoio da UBE-PE e de todas as Academias sediadas no Estado.



Ganha força a campanha que visa sensibilizar a ECT para reduzir os preços para remessa postal de livros.



Tomaz de Aquino, editor do Jornal Rota 232, informa que já se encontra no ar em caráter experimental o site www.guiagravata.com que substitui o www.rota232.com.br.



Odorico Paraguaçu nos Tribunais é o nome do magnífico texto distribuído por Deonísio da Silva pela Internet.



A Agenda Telescópio de Everi Carrara já recebeu 17 mil visitas. Basta clicar em telescopionegro@hotmail.com.



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.



Bagaço lança Contos de Oficina



Na próxima 3ª feira, dia 19 de dezembro, a partir das 19 horas, na sede da Editora Bagaço, na Rua dos Arcos, no Poço da Panela, vai ocorrer o lançamento do volume 3 de Contos de Oficina, organizado pelo acadêmico Raimundo Carrero.



Quarta às Quatro



Quarta às Quatro alcança 186ª reunião



Na 4ª feira passada, dia 13 de dezembro, o projeto Quarta às Quatro alcançou sua 186ª reunião com a impressionante média de 60 escritores. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos fez breve exposição sobre as oportunidades que o novo Fórum de Literatura da Cidade do Recife abre para os escritores locais.



SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Encerra mostra do Instituto Cultural de Gravatá



Encerra neste domingo, dia 17 de dezembro, a mostra Encontro de todas as artes que o Instituto Cultural Gravataense promoveu na República das Artes , instalada no Espaço Cultural Tomé Monteiro, na Rua XV de Novembro. Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE, foi um dos destaques da mostra.



Aconteceu



15 de Dezembro. Análise da obra poética de Paulo Camelo , na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.





Meios culturais pernambucanos boicotam filme Turista



Cresce a campanha pelo boicote ao filme norte-americano TURISTAS, que detrata o Brasil.





Vale a pena ler



As vinhas da esperança, de Waldênio Porto.



Livros, livreiros e livrarias, de Rostand Paraíso.



O Espelho do tempo, de Luciene Freitas.



Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.



POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTA EDIÇÃO CIRCULA SEM A EXIBIÇÃO DE IMAGENS



A ficção em Pernambuco



Paulo Camelo homenageado na Livraria Saraiva



Na 6ª feira passada, 15 de dezembro, em evento coordenado pelo presidente da UBE Vital Corrêa de Araújo, a obra do poeta Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames, foi homenageada na programação do projeto A ficção em Pernambuco na Livraria Saraiva. A obra de Paulo Camelo foi apreciada pelos acadêmicos Carlos Cavalcanti, Lúcio Ferreira e Olímpio Bonald Neto.



Juracy Andrade lança Padres comunistas!



Na próxima 3ª feira, dia 19 de dezembro, a partir das 19 horas, op escritor Juracy Andrade estará na Livraria Saraiva, autografando o livro Padres Comunistas , lançado pela Editora Terceiro Nove, que fala "O que pensa e por onde anda a Igreja de esquerda no Brasil".



Agenda



19 de Dezembro. Confraternização anual da Academia Pernambucana de Letras, na sede da APL, nas Graças.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Telma Brilhante



Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.



Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial



VI CONGRESSO DA UMEAL E II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE



PROGRAMAÇÃO



4ª - 14/02/2007





Chegada das delegações ao Recife Monte Hotel (Miramar) Rua dos Navegantes, 363, Boa Viagem.



Comissão de Recepção das delegações no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Traslado para o hotel.



Inscrições, entrega de credenciais, material, crachás e os ANAIS DO CONGRESSO na Secretaria Executiva do Congresso, no hotel.



15:00 às 16:00 horas - Assembléia Geral Extraordinária da UMEAL





20:00 horas - Sessão Solene de Abertura do Congresso na ACADEMIA PERNAMBUCANA DE



LETRAS, com a presença de autoridades.





21:00 horas - Coquetel



5ª feira - 15/02/2007





19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL - CARNAVAL NO BAIRRO DO RECIFE



Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel. Retorno às 23:30 horas.



6ª feira - 16/02/2007



19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL



Jantar de encerramento – Entrega do PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA





Na quinta-feira e na sexta-feira, 15 e 16/02/2007, durante o dia serão apresentados, no auditório do Recife Monte Hotel, os temas livres e as conferências.





SÁBADO - 17/02/2007





GALO DA MADRUGADA (por adesão – camarote na Rua da Concórdia)



Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel, às 08:30 horas)



REGULAMENTO DO PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA





1º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA se destinará a todos os escritores que participarem do Congresso VI CONGRESSO DA UMEAL e do II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE. Só poderão concorrer os que se inscreverem e estiverem presentes ao conclave.





2º O gênero literário escolhido é o conto.





3º As obras apresentadas serão escolhidas pelo critério da qualidade literária, atributos de linguagem, dimensão estética, além do caráter inédito.





4º O candidato deverá encaminhar 03 (três) exemplares de uma única obra, até 05/01/2007 (data de recebimento, improrrogável)





5º A remessa dos exemplares (que não serão devolvidos), constituirá, por si só, a inscrição no Concurso, desde que obedecidas as Normas deste Regulamento.





6º Os exemplares deverão ser digitados em A 4, tamanho de letra 14, em uma só face, encadernados com garras plásticas ou equivalentes, contendo além do título da obra o pseudônimo utilizado.





7º Qualquer identificação pessoal ou nominal implicará na exclusão do candidato. Também serão desclassificados os concorrentes que não estiverem inscritos e não participarem pessoalmente do Congresso.





8º Os exemplares deverão ser remetidos em envelope maior, lacrado, constando apenas no remetente: a) pseudônimo utilizado; b) endereço completo do candidato.





9º O envelope maior deverá conter outro envelope menor lacrado, trazendo as seguintes informações: título da obra, pseudônimo utilizado, nome e endereço completo do autor,. inclusive telefone e e-mail.





10º A ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES, o CAPÍTULO BRASILEIRO DA UMEAL constituirão a Comissão Julgadora, com nomes de reconhecida qualificação profissional entre escritores e intelectuais brasileiros.





11º A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível, reservando-se à mesma o direito de não atribuir qualquer prêmio.





12º Os casos omissos serão decididos, em conjunto, pela Academia Pernambucana de Letras, a Comissão Julgadora, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL.





13º As obras deverão ter um mínimo de oitenta páginas.





14º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA conferirá ao ganhador um troféu, um pergaminho e a editoração da obra escolhida, sob o patrocínio da INDÚSTRIA FARMACÊUTICA HEBRON.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui