Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SONHOS, PESADELOS, DELÍRIOS E UTOPIA -- 15/12/2006 - 09:39 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sonhos, Pesadelos, Delírios e Utopia

O sonho de um mundo justo e igualitário, para os idealistas, não morreu, nem morrerá.



Contudo, o sonho do socialismo ortodoxo, praticado no Século XX, não é mais sonho, nem pesadelo- é delírio que mexe com os socialistas ao lembrarem do enterro da idéia sob os escombros do muro de Berlim. Esse caminho acabou-se, não é mais estrada a se palmilhar, mas é apenas o cemitério onde jazem soterrados os finados socialistas da ortodoxia marxista-leninista e seus acólitos e discípulos.



Resta como sonho ainda vivo a possibilidade de se construir, mesmo num futuro remoto, a ilha da Utopia, tal como descrita por Rafael Hitlodeu a Tomás Morus, onde poderá surgir um Estado preocupado com a felicidade coletiva e a organização da produção, mas com fundamento e escopo na religião, na crença em uma base espiritual.



Tendo como modelo "A República" e "As Leis de Platão", Tomás Morus lançou o ideal utópico e, por ter base espiritual, inspirou confiança ao ponto de ser canonizado pela Igreja.



No mundo atual não há espaço para o Estado socialista ou socializante, porque as lideranças que tomaram a frente na condução do ideal não tinham o idealismo na alma e, seduzidos pelo poder, se corromperam e corromperam os idealistas chamados à divisão do mando.



Os idealistas que não galgaram o poder, somente apoiaram e aplaudiram os mandantes e não se corromperam, ficaram e continuam falando sozinhos, pregando no deserto.



A formação de lideranças capazes de edificar a ilha da Utopia levará muito tempo para sua maturação, restando às novas e futuras gerações a luta para criar as bases para a construção do sonhado mundo justo e igualitário.



A geração a que pertenço não verá sequer a luz no fim do túnel, de onde vislumbraria as esperanças de que nossos nepotis terão o mundo que tanto sonhamos.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui