Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONTAS PÚBLICAS - Superávits/Déficits -- 07/12/2006 - 13:43 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando se fala de contas governamentais, de equilíbrio, de superávit, de déficit público, costuma-se emitir opinião que prima pela superficialidade, pela imediata leitura dos números, frios e fora de contexto, chegando-se a conclusões distanciadas da realidade, porquanto os dados de um balanço sempre são resultados de um sistema, de uma conjugação de fatores que exigem leitura, interpretação, opinião e conclusão.



Ao olhar para um quadro de balanço, as pessoas tendem a dar destaque à coluna dos totais e dela extrair conclusões que consideram definitivas.



Em relatórios de contas públicas, há que se distinguir a diferença entre superávit e déficit de execução orçamentária, entre superávit e déficit financeiro, entre disponibilidades e indisponibilidades de caixa, em face de recursos vinculados e recursos livres.



Também é bom atentar para superávit primário e superávit nominal e seus significados técnico-econômicos, cujas explicações e esclarecimentos da realidade estão embutidos nos dados analíticos e não nos seus somatórios finais.



Comecemos pelo balanço da execução orçamentária e a situação de equilíbrio, superávit ou déficit. Da receita arrecadada num exercício subtraí-se, algebricamente, a despesa realizada, lembrando que despesa realizada, no conceito orçamentário, é representada pela despesa efetivamente paga mais a despesa empenhada e ainda não quitada. Nesse caso, se a diferença é positiva, há superávit de execução, mas parte das disponibilidades estão vinculadas às despesas a pagar. Logo, esse superávit não significa dinheiro na mão do gestor para aplicação a seu talante. Está compromissado.



O balanço financeiro, que decorre da execução orçamentária, mas a ele conjugados saldos do exercício anterior, é calculado no balanço patrimonial, pelo comparativo entre o ativo financeiro e o passivo também financeiro. O superávit financeiro obtido é diferente do superávit da execução orçamentária, mas guarda conformidade, quando se considera que o saldo positivo embute também compromissos vinculados.



Vejamos um simplificado exemplo de balanço financeiro e suas reais disponibilidades.



BALANÇO



ATIVO FINANCEIRO

DISPONÍVEL 100

Caixa 30

Bancos 70



- Conta Arrecadação 40

- " " Convênios 20

- " " Programas 10



TOTAL 100



PASSIVO FINANCEIRO



Restos a Pagar 50

Consignações Devidas 30

Outras Dívidas 10



Subtotal 90



SUPERAVIT 10

(Ativo menos Passivo)



TOTAL 100





Nesse caso, o Ativo Financeiro é 100, está todo no título Disponível (100 – Caixa 30 e Bancos 70), mas, na prática, o administrador só pode contar com 10. Porque no Passivo há 50 de Empenhos a Pagar, 30 de Consignações descontadas da Folha e não recolhidas aos interessados e 10 de outras dívidas flutuantes.



Portanto, sem a visão analítica dos dados podem ser tiradas conclusões falsas sobre dinheiro em caixa, sobre disponibilidades efetivas.



No aspecto do Superávit Primário e do Superávit Nominal, objetivamente, acontece o seguinte(teoricamente, sem relação com o balanço acima):



O Superávit Primário (Receita Arrecadada menos compromissos, exceto os compromissos com juros e encargos da dívida) é um mero dado estatístico, porque ele se destina a pagar as dívidas, ou seja, vai para os banqueiros.



Se sobrar alguma coisa, ter-se-á o Superávit Nominal, também meio falseado pelas vinculações.



Além do mais, olhando para os dados analíticos, vê-se que o Superávit Primário foi obtido com dinheiro da Educação, da Saúde, da Previdência, da Infra-estrutura, da Agricultura, e vai por aí.



Então, leitor/contribuinte/cidadão, muito cuidado com essa história de superávit em contas públicas. É uma história que pode servir aos dois lados, governo e oposição, dependendo do ângulo e do interesse da visão.



O cidadão deve botar um cuidadoso olhar na questão, para não ser manipulado ou ludibriado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui