Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Informes e curiosidades sobre o NATAL -- 05/12/2006 - 20:09 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informes e curiosidades sobre o NATAL



Você sabia...



Que a data oficial hoje comemorada pelos povos cristãos foi oficializada pelo Papa Júlio no ano de 336 DC porque não existem evidencias documentadas sobre a verdadeira data do nascimento de Jesus.

**************************************************



Que a canção Noite Feliz foi composta na Áustria em 1818 e foi apresentada pela primeira vez na Igreja de Arusdorf.

Compositores: Música de Franz Gruber e letra do Padre Mochr (Pároco da Igreja de Arusdorf)

A canção já foi traduzida para mais de 60 idiomas e ainda é a mais executada no mundo por ocasião das festas natalinas.

**************************************************





A Árvore de Natal

Foi idealizada por Martinho Lutero e foi feita pela primeira vez na Alemanha em 1525.

Por ser resistente ao frio e quando as árvores estão sem folhas, o pinheiro foi o escolhido.

**************************************************



Presépio

O primeiro presépio que se tem noticia foi feito por S. Francisco de Assis em 1223 na cidade de Greccio – Itália.

São Francisco quis representar o nascimento de Jesus e usou na sua “Obra de Arte” Jesus, Maria, José, os três Reis Magos, alguns pastores e os animais da região.

**************************************************



Coroa do Advento

A coroa do “Advento” representa os quatro domingos que antecedem o Natal.

Ela é geralmente feita em pequenos galhos de pinheiro ou cipreste enlaçadas com fitas vermelhas e sobre ela se colocam 4 velas. A primeira é acesa no primeiro domingo do Advento (preparação para o nascimento de Jesus), a segunda no segundo domingo a terceira e quarta (ambas de uma só vez) nos domingos seguintes.

**************************************************



Papai Noel

É o nome que conhecemos no Brasil. Já em Portugal é chamado de “Papai Natal” e nos Estados Unidos de “Sta. Claus”.

**************************************************



A história de Papai Noel, data de 280 DC com o nascimento de Nikolaus, em Patara (Patras) na Grécia, (hoje faz parte da Turquia) Ásia Menor.

Filho de pais ricos Nikolaus era considerado por ter um comportamento exemplar e ser bom, caridoso e solidário. Mostrava já na infância seu respeito à religião e aos 19 anos tornou-se sacerdote. Ainda muito novo foi ordenado Bispo para a cidade de Mira (Itália). O Bispo também tgeria vivido em Drôbak na Noruega. O Bispo Nikolaus morreu em 321 dC com apenas 41 anos de idade, sendo depois canonizado e santificado.



A vida de Nikolaus foi dedicada aos pobres e por isso dava aos necessitados, principalmente as crianças presentes em comemoração ao Natal (nascimento de Jesus). Conta ainda a história que tudo começou porque um de seus vizinhos venderia três de suas filhas adolescentes para viver na prostituição, já que não tinha dinheiro para alimentá-las. O então Bispo Nicolau jogou pela janela moedas de ouro dentro de meias e elas com o dote conseguiram se casar sem ter que se prostituírem.

Desse dia em diante o Bispo Nicolau continuou a presentear vendendo suas reservas de jóias e usando até mesmo o dinheiro arrecadado na Igreja.

*************************************************



A lenda da Chaminé.

Era costume na época fazer a limpeza das chaminés, pois com a proximidade do inverno eles deveriam estar limpos o suficiente para exaustar a fumaça das lareiras. Nessa época era comum ver homens saindo ou entrando pelas chaminés.

*************************************************



A Vestimenta de Papai Noel

Nos tempos do Bispo Nikolaus as roupas usadas por aqueles que eram seu seguidores era marrom com um sobreposto vermelho (roupa parecida com a do Bispo).

Essa roupa foi usada na América e na Europa até o ano 1881 quando Irvind criou a primeira roupa a pedido do cartunista americano Thomas Nast que faria uma campanha promocional da Coca-Cola. A roupa vermelha com cinto e botas pretas vestia a personagem como sendo um velhinho simpático com as barbas e cabelos brancos. O jeito gorducho mostrava a fartura como ele vivia. Desde então essa imagem foi divulgada por todo o mundo e até hoje é usada. (lembre-se: Nikolaus morreu aos 41 anos e ainda tinha uma rala barba ruiva).

*************************************************



O Trenó e as renas

Em 1823 o escritor e poeta inglês Clement C. Moore escreve uma poesia chamada “Uma visita de São Nicolau” onde a inspiração do poeta fala de um trenó puxado por vários pares de renas, vindo dos céus entre nuvens, trazendo um farto carregamento de presentes. Essa poesia teve expressiva leitura e sua imagem também foi usada por Thomas Nast (cartunista) na campanha triunfante da Coca-Cola.

*************************************************



Outras lendas

Alguns países consideram São Martinho como o autor da distribuição de presentes, portanto precursor de Papai Noel e ainda existe mais uma lenda que fala de um personagem desconhecido e misterioso de nome Ruprecht.



05/12/2006

Paulo M.Bernardo



Foram consultadas fontes diversas pela internet entre elas: www.encontrocomcristo.org.br

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui