Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SAIU O LIVRO DE EDIMÁRIO. -- 03/12/2006 - 10:45 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SAIU O LIVRO DE EDIMÁRIO.





Mario Ribeiro Martins*





Em 29.01.2006, no meu artigo QUEM FOI OSVALDO ALENCAR ROCHA, publicado no site www.mariomartins.com.br, escrevi: “Sobre ele e para resgatar a sua memória que está esquecida nas cidades de Imperatriz e Porto Nacional, além de outras, está escrevendo um livro documento, o escritor Edimário Oliveira Machado”.



Pois bem, agora no mês NOVEMBRO de 2006, pela NOVO SÉCULO EDITORA, Rua Aurora Soares Barbosa, 405, 2o. andar - CEP 06023-010, Vila Campesina, Osasco – São Paulo, saiu o livro do Edimário, com o título “PELAS VEIAS DA ESPERANÇA-HISTÓRIA E IDÉIAS DE OSVALDO ALENCAR”.



Uma pena que as referências bibliográficas não foram aprofundadas, deixando de citar livros importantes. Osvaldo Alencar Rocha foi decantado em prosa, em termos biográficos, em todos os seguintes textos.



No DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, com 1232 páginas, Master, Rio de Janeiro, 1999, um verbete é dedicado ao Osvaldo e também ao próprio Edimário, pelo livro CANABRAVA DO GONÇALO.



No DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, com 924 páginas, Master, Rio de Janeiro, 2001, outro verbete é dedicado ao Osvaldo, por ter sido candidato a Governador do Tocantins, em 1989, pelo PT(Partido dos Trabalhadores), quando foi derrotado por Siqueira Campos. Na época, foram candidatos: Osvaldo Alencar Rocha(3,7% ou 13.399 votos), José Wilson Siqueira Campos(45% ou 163.819 votos) e José Freire(23% ou 84.926). Votaram 358.675 eleitores. Os votos em branco e nulo somaram 86.527.



Como se não bastasse, no site www.mariomartins.com.br, no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, com mais de 30(trinta) mil verbetes, mais uma vez é colocada a biografia de Osvaldo Alencar Rocha.



É referido no livro O DISCURSO AUTONOMISTA DO TOCANTINS(EDUSP, 2003), de Maria do Espirito Santo Rosa Cavalcante, docente da Universidade Católica de Goiás, onde também Osvaldo chegou a ser professor.



Nenhum destes livros e autores, nenhum deles foi incluído na BIBLIOGRAFIA, de “PELAS VEIAS DA ESPERANÇA-HISTÓRIA E IDÉIAS DE OSVALDO ALENCAR”, de Edimário Oliveira Machado.



No artigo “QUEM FOI OSVALDO ALENCAR ROCHA”? se diz, entre outras informações: Foi Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Imperatriz, no Maranhão, entre 1979 e 1980, onde viveu por muitos anos como Advogado da Comissão Pastoral da Terra. Foi também Advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz. Advogado do ARMAZÉM PARAÍBA, em Imperatriz. Foi igualmente Advogado da Associação Médica de Imperatriz e do antigo CDL(Clube de Diretores Lojistas). Em seu trabalho de Advogado, foi ajudado por sua esposa Adma Lourenço e, ocasionalmente, pelo seu sobrinho Celso Alencar Rocha Filho.



Espera-se que numa futura edição revista e atualizada sejam sanadas estas omissões, mesmo porque, todos os textos acima referidos são de fácil acesso na Internet.







*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui