Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ANOREXIA VERSUS DESNUTRIÇÃO -- 25/11/2006 - 18:51 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nas duas últimas semanas o problema da anorexia tem ocupado as páginas dos principais jornais e revistas, programas televisivos e radifônicos. A morte de duas modelos foram os motivos do frenesi de jornalistas e apresentadores de programas. A azáfama desses profissionais pareceu insaciável, de modo a explorarem o tema de uma maneira de certo modo até escandalosa. É óbvio que o assunto merece destaque. Não resta dúvida de que a anorexia ou bolimia -ou ansiedade de se tornar famosa- como queiram, chega a ser um problema que precisa ser resolvido. Entretanto, não é um problema social, como muitos jornalistas e apresentadores de tevê chegaram a alardear. Nesse caso, o problerma maior talvez seja a forma como as agências de modelos tratam o assunto. Quer dizer, o que precisa ser revisto é o comportamento dos agentes contratadores perante às jovens que sonham com a tão cobiçada carreira.

Mas há um problema considevelmente maior neste país. E esse sim, é um problema social: o problema da DESNUTRIÇÃO. Milhões de criaturas brasileiras, de diferentes idades, sucumbem todos os dias, não dessa ostentosa "bolimia ou anorexia", mas de fome, de fome propriamente dita. Tais criaturas morrem vitimadas por doenças com nomes muito menos ostentosos, como escorbuto, tuberculose, peste, pneumonia e muitas outras avitaminoises que os especialistas da área nem sempre se dão ao trabalho de diagnosticar. Segundo a FAO (organismo da ONU para alimentação e agricultura) uma pessoa para estar bem nutrida deve ingerir pelo menos 2.700 calorias diariamente. Essa mesma fonte atesta que o brasileiro médio ingere apenas 1.500 calorias dárias. Em muitas regiões se sabe que as pessoas consomem bem menos de 1.000 calorias diárias. Sabe-se também que a alimentação ingerida por esses indivíduos é pouco balanceada, ou seja, é desprovida dos principais nutrientes. A carência de uma alimentação adequada numa considerável parte da população brasileira, isso sim é um problema siocial dos mais graves. Isso deveria estar nas manchetes e nas camapanhas dos grandes órgãos de imprensa.



**JOEL DE SÁ**
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui