Usina de Letras
Usina de Letras
182 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Carater Nacional -- 21/11/2006 - 11:46 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carater Nacional Maine Vallery



Para ti,Gabriel,AXE,como convem ao meu caráter brasileiro.É dele que te quero falar:

Lendo uma revista alemã,encontrei um escrito de Gilberto Freire sobre este tema:caráter nacional.A análise é ,muito interessante e quem desejar conhecer todo o pensamento busque na Humboldt,de 1968. Está bem traçado o perfil,só fiquei com algumas seqüelas,como a que disse Aldous Huxley quando esteve no Brasil:ele falou que essa mania brasileira de achar que Deus é Brasileiro faz com que muitas pessoas desdenhem o esforço sistemático e a ação metódica da ciência e do planejamento,que é enfim o que condiciona ao bem-estar nacional”.E à época disse que considerava o Brasil “improvável”.É duro ler isto,apesar de Gilberto Freire contemporizar com a afirmativa que “os brasileiros vão desenvolvendo uma civilização que lhes é própria.E revelam já um estilo de comportamento que é,com suas contradições,a expressão do caráter nacional”

Meu Deus,Gabriel,será que o que quis dizer Gilberto Freire é isto que está aí? Por favor,então estamos no desastre mesmo.Mas todos os especialistas citados convergem para uma única saída:educação.Aliás,a fórmula que Brizola tanto defendeu.E foi tripudiado ,odiado talvez por repetir esta verdade ao coração dos responsáveis pelo futuro nacional.Agora mesmo,Elio Guaspary revela que “nos últimos 30 anos a taxa de alfabetização de adultos na Republica dos Camarões subiu de 30 por cento para 71..E a Líbia fez mais:indo de 36 para 80. E o que está o Governo Lula fazendo? Que futuro teremos,e qual será o perfil do caráter-nacional? Huxley terá razão?Somos improváveis?

Bem,são questão que deixo para ti,sempre tão atento à sociologia do humano

O caos da administração federal se revela na vida brasileira,na infelicidade dos brasileiros,sempre tentando saídas.O problema é o tal “jeitinho brasileiro” (não entendo até hoje,Gabriel,como uma frase,um jeito,dito e feito por uma pessoa tão especial como o jogador Gerson,tenha se tornado exemplo nacional)Mas....

A salada política continua inodora,sem tempero,com o MDB fazendo a mistura e nos dando como resultado um gosto que nem de longe se chama Ulisses Guimarães.

Fico na saudade,na dúvida,na tua resposta.Abraços.

Maine Vallery
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui