Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Mais uma vez Carnaval! -- 11/02/2002 - 10:53 (Marcílio Dantas Brandão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mais uma vez Carnaval!
Fort, 11/02/2002

Quase que o texto saiu como "mias uma vez Carnaval". Parece mesmo um gato velho esse tal de Carnaval, por mais que você diga: "SAI!" Ele sempre volta e fica lá roçando os pêlos lambidos na tua canela peluda...
Bom, escrevi um texto sobre o Carnaval de 2000 e puxa! como eu falei mal do Carnaval. E não é isso, apesar de ser parecido com o gato velho, há sempre descobertas... novidades se descortinam. Este ano, a novidade para mim foi descobrir o Carnaval de Fortaleza/CE. Pessoas na rua: homens, mulheres, adultos, crianças, velhos... todos juntos se misturando com os brincantes que desfilam com as escolas de samba ou os grupos de maracatu, isso tudo acontece antes do trecho principal da Avenida onde acontece o desfile. Lá, as muretas separam o brincante do "apreciante": luzes e pompa para quem desfila ao centro. Na entrada, os brincantes pedem licença e os "apreciantes" fazem suas homenagens e saudações a reis e rainhas do Maracatu, ali mesmo, sem delongas nem solenidades.
Entre os "apreciantes", pessoas simples, como eu (que estive pela 1a vez, ontem) e a D. Maria (que estava acompanhada de seus dois netos, ela vai há vários anos, "nunca perdo um desfile"); outros mais ilustres, como o prefeitável: Inácio Arruda, apreciando a apresentação ao nosso lado, antes do trecho murado, com sua família.
Depois que passa o desfile "oficial" vem um outro desfile ainda mais original porque se constrói ali na hora, os passos, o ritmo, a cadência de nossa coreografia é ensaiada e discutida ali mesmo na avenida, enquanto caminhamos atrás dos "desfilantes", observamos aqueles passos que nos parecem bonitos e testamos a exiquidade; mas também inovamos, criamos nossos próprios passos. Os olhares se cruzam: paqueras. Pude até perceber uma piscadinha (daquelas de ponta de olho). Se misturam de novo: brincantes dos grupos que já desfilaram e "apreciantes" que agora desfilam. Mas há uma separação imposta: um cordão de isolamento feito por funcionários da Prefeitura, parece até que eles se orgulhavam mesmo de está ali produzindo a separação e tentando controlar a moçada instigada que avançava sobre o cordão e se infiltrava ou imprimia seu próprio ritmo ao cortejo. Chamam-nos (os que andam atrás do cordão de isolamento) de "bloco dos sujos". Depois de toda a programação ensaiada, cronometrada, prevista... o "bloco dos sujos" se expandiu, juntaram-se muitas pessoas e o desfile continuou até à comissão julgadora, onde o cortejo do Maracatu Vozes d África (último da noite) fez a coroação de sua rainha. Lá atrás, alguns que dançavam, pulavam e até uns que gritavam: "já ganhou, já ganhou!" FOI UM BELO ESPETÁCULO!
Depois, continuamos a folia ao som de marchinhas antigas de Carnaval.

Se você quiser, tem mais maracatu na terça-feira (12/02/2002) a partir das 16hs e todos os anos no período de Carnaval, aqui na capital alencarina.

Marcílio Dantas Brandão

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui