Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOZ DA UBE-PE -- 15/10/2006 - 21:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alexandre Santos

para socorro xavier



Assunto: Edição de 15 de outubro



Voz da UBE



União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 15 de outubro de 2006



Cultura pernambucana perde um de seus maiores líderes



Morte de William Ferrer abre vazio na cultura regional



Às cinco horas da última 3ª feira, 10 de outubro, poucos dias depois de completar 82 anos, o escritor William Ferrer, presidente de Emérito da UBE-PE e presidente de Honra da Academia de Letras e Artes do Nordeste, faleceu, abrindo um grande vazio na cultura regional. William Ferrer, foi um dos grandes impulsionadores da Academia do Nordeste, se constituindo num dos maiores líderes culturais da região. O corpo de William Ferrer foi velado na sede da UBE até o dia seguinte, quando saiu para o cemitério de Santo Amaro, onde foi sepultado. A missa de 7º dia ocorrerá na próxima 3ª feira, dia 17, às 19 horas, na Igreja de Casa Forte.



Academia preta homenagem a seu eterno presidente



Academia do Nordeste programa homenagem a William Ferrer



A próxima reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programada para o dia 28 de outubro, será dedicada ao poeta William Ferrer, presidente de Honra da entidade. O escritor Alexandre Santos, presidente da Academia, solicita que os diversos núcleos da entidade estejam representados na reunião e, ainda que, sem prejuízo de outros trabalhos artísticos, os acadêmicos apresentem obras que homenageiem o poeta desaparecido.



Quarta às Quatro



UBE celebra imortalidade da obra de William Ferrer



Na tarde da 4ª feira passada, dia 11 de outubro, por ocasião da 178ª sessão do projeto ´Quarta às Quatro´, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, a UBE celebrou a imortalidade da obra de William Ferrer, Presidente de Honra da entidade, cujo corpo fora sepultado horas antes. Durante o lançamento do livro ´Viva Forma´, do jovem Artgal Magno, de apenas 13 anos, o escritor Alexandre Santos falou sobre o entrelaçamento da vida através da literatura e da sua certeza de que, através dos escritos de novos escritores, a obra de William Ferrer se projetará.



Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.



Lançamento de ´Pimenta Rosa´ será na próxima 3ª feira



Na próxima 3ª feira, dia 17 de outubro, o livro ´Pimenta rosa´, que reúne contos e poemas eróticos escritos por dezesseis escritoras pernambucanas, será lançado no Piso Ariano Suassuna do Paço Alfândega, na Rua da Alfândega nº 35, no Bairro do Recife.



Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,



diga NÃO à Livraria Siciliano





A cultura e a arte em Pernambuco



Obra de Vital Corrêa de Araújo incluída no projeto ´A cultura e a arte em Pernambuco´



No próximo dia 31 de outubro, a obra do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, será apreciada no âmbito do projeto ´A cultura e a arte em Pernambuco´, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega.



Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco´ ocorrerão nos dias 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.



A ficção em Pernambuco



UBE presta homenagem a obra de Petrúcia Camelo



No próximo dia 27 de outubro, em sessão especial, o projeto ´A ficção em Pernambuco´, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, vai homenagear a escritora Petrúcia Camelo, presidente do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, além do lançamento do livro ´Alvorada de Palavras´, que tem apresentação do poeta Cloves Marques, a obra de Petrúcia Camelo será apreciada por Arnaldo Camelo e Ana Maria César. O evento se insere no movimento de valorização do livro e do autor nordestino capitaneado pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.



A ficção em Pernambuco



Luiz Gonzaga n´A ficção em Pernambuco´



No próximo dia 13 de novembro, a obra do escritor Luiz Gonzaga Lopes será homenageada pelo projeto ´A ficção em Pernambuco´, no espaço Manoel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.



Curtinhas



Ione Jaeger, de Novo Hamburgo, distribuindo o belíssimo texto ´Bom dia, professora!´, escrito em outubro de 1999.



Continua o sucesso do livro ´Flores Tropicais´, que reúne belíssimas fotografias feitas pelo acadêmico Marcus Prado e poemas de Deborah Brennand. As encomendas começam a chegar até do exterior.



Revista Literária Paralelo 30 presta homenagem ao Centenário de Radamés Gnattali.



Vale a pena conhecer o roteiro da poesia na Oficina Editores.



Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.



Fórum de Literatura da Biblioteca de Casa Amarela começa 3ª feira



De 17 a 27 de outubro, em comemoração a Semana Nacional do Livro, a Biblioteca Popular de Casa Amarela promoverá o Fórum de Leitura com intensa programação. A abertura será na 3ª feira, dia 17 de outubro, com o programa ´Invenção da Poesia´, sob a coordenação de Rogério Generoso e Sílvio Hansen. No dia 24 de outubro, por ocasião do encerramento do evento, em programa intitulado ´UBE na biblioteca´, os escritores Vital Corrêa de Araújo, Jacques Ribemboim, Lúcio Ferreira, Carlos Cavalcanti e Geraldo Ferraz vão animar um ´Fórum em defesa do livro e do autor pernambucano´.



II Encontro de Arte da Livraria Saraiva



O II Encontro de Arte da Livraria Saraiva sobre o tema ´Impressionismo & Pós-Impressionismo´, aberto em 10 de outubro no auditório Manoel Bandeira, da Livraria Saraiva Mega Store, no Shopping Center Recife, prossegue na próxima 3ª feira, dia 17. Inscrições e informações pelos telefones (81) 3464.9393, (81) 8805.5085 e (81) 3464.9393 e pelo e-mail Karla Melo. melokarla@yahoo.com.br .



´O Amor do Galo da Madrugada pela Galinha D´Água´ no teatro Waldemar de Oliveira



No sábado passado, dia 14 de outubro, o músical infanto-juvenil ´O Amor do Galo da Madrugada pela Galinha D´Água´, que teem texto e direção de Samuel Santos e, ainda, direção musical de Demétrio Rangel, estreou no Teatro Waldemar de Oliveira. A temporada prossegue até novembro, com apresentações aos sábados e domingos, às 16 horas.



Gabinete Português de Leitura comemora ´Dia do Médico´ com lançamento do livro ´Mestres da Medicina´



Na próximo dia 18 de outubro, o ´Dia do médico´ será comemorado conjuntamente pelo Gabinete Português de Leitura e Cooperativa dos Médicos do Brasil com o lançamento do livro ´Mestres da Medicina´, do jornalista Carlos Cavalcante.



Filarmónica Oliventina na vila de Palmela



Neste domingo, dia 15 de outubro, a partir das 16h30, a Banda Filarmónica de Olivença se apresentará em Palmela, em programa do II Festival Internacional de Música - Palmela ´Terra de Cultura´, organizado pela Sociedade Filarmónica Palmelense «Loureiros».



Academia Pernambucana de Letras divulga regulamento de concurso literário 2006



Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário 2006 da Academia Pernambucana de Letras, nas modalidades História de Pernambuco, Ensaio, Poesia, Infantil, história de Condado, Conto e Ficção. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria da Academia ou pelos fones 3268-2211 ou 9172-7012. CLIQUE AQUI E VEJA O REGULAMENTO.



Mensagem aos escritores



Atualize sua contribuição à UBE



"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira



Aconteceu



04 de outubro. Lançamento do livro ´Arabela e o camaleão, de Telma Brilhante, na UBE.



05 de outubro. Miçangas, de Lúcia Cardoso, às 17h30, no Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263.



Vale a pena ler



Uma Guerreira no Tempo, de Luciene Freitas, que faz uma viagem pelo início do século XX através da heroína da história Martha de Hollanda Cavalcanti.



Entranhas, de Nina Afonso, que pode ser encontrado nas livrarias Saraiva, Imperatriz, Cultura e Boa Viagem.



Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.



Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.



Orhan Pamuk, romancista turco ganha Nobel de Literatura



Na última 5ª feira, dia 12 de outubro, a Academia de Ciências anunciou que o Prêmio Nobel de Literatura 2006 foi concedido ao romancista turco Orhan Pamuk, que se notabilizou pelas constantes denúncias que faz contra os abusos contra os direitos humanos em seu país, tendo se convertido num grande símbolo da luta pela liberdade de expressão no mundo literário e na União Européia. Segundo analistas, a escolha reforça a idéia de que a política ganha cada vez mais peso na maior distinção literária do planeta.



O Fim da Velhice vai ser decretado no próximo dia 21



No próximo sábado, dia 21 de outubro, às 17 horas, o livro ´O Fim da Velhice: a superação bem-humorada de um conceito´, que reúne coletânea de 65 autores pernambucanos organizada por Dulce Albert e Jacques Ribemboim, será lançado na Academia Pernambucana de Letras. Na ocasião, em meio a apresentações musicais, o tema será debatido.



Sites recomendados



Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br



Informações sobre concursos e prêmios literários no portal ´Amigos do Livro´ em www.concursosliterarios.com.br.



Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.



Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em autor.jotabe no site www.recantodasletras.com.br



Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.



Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.



Vale à pena visitar o site do jornal literário ´Linguagem Viva´. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.



Agenda



17 de outubro. Lançamento do livro ´Pimenta Rosa, no Paço Alfândega.



18 de outubro. Palestra de Humberto França sobre ´Joaquim Nabuco e os Estados Unidos´ no auditório do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.



21 de outubro. Lançamento do livro ´O fim da velhice, na Academia Pernambucana de Letras.



27 de outubro. Homenagem a obra de Petrúcia Camelo, na Livraria Saraiva.



31 de outubro. Homenagem a obra de Vital Corrêa de Araújo, na Livraria Cultura.



Diretoria Executiva



Vital Correia de Araújo



Presidente



William Ferrer Coelho



Presidente Emérito



Waldemar Lopes



1º Vice-Presidente



Raimundo Carero



2º Vice-Presidente



Lúcio Ferreira



Vice-presidente



Alexandre Santos



Administrador-Geral



Geraldo Ferraz



Núcleo de Pesquisa e História



Telma Brilhante



Núcleo de Histórias Infantis



Coordenação Editorial



Alexandre Santos



Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.



Indique um amigo para

receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui