Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62151 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARA REFLETIR BEM -- 13/10/2006 - 22:59 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARA REFLETIR



Francisco Miguel de Moura*



Recebi nesta semana uma mensagem que me surpreendeu, transmitida por e-mail, por uma professora da Universidade Federal do Piauí. A mensagem é esta:

“Não vou fazer parte de campanha anti-PT Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu, não muda suas opiniões. Passei a vida toda lutando contra a ditadura militar e políticos da Arena, PDS, PFL, PSDB. Vivi a era FHC e vi o país ser posto à venda. Vi mais de 100 empresas públicas serem privatizadas, sem que o produto da venda tenha sido utilizado em favor do país. Fiquei 8 anos sem nenhum centavo de reajuste salarial. Vi colegas de trabalho, concursados, serem demitidos, através do malsinado RH 008. Vi todo o processo de desmonte da Caixa para a privatização. Vi dezenas e dezenas de CPIs serem abortadas à custa de muita grana. Vi o Procurador Geral da União ser chamado de Engavetador Geral da União. Vi a Polícia Federal de mãos amarradas. Vi o FMI mandando e desmandando e os Governos dizendo amém. Vi um país que gerou apenas 8 mil empregos mensais durante 8 longos anos. Vi trabalhadores escravos. Participei de dezenas de passeatas. Vi o pensamento único do PSDB calando jornais, rádios e TVs. Vi o Banco Central doando milhões de dólares para que os banqueiros falidos salvassem a pele. Vi milhares de micro e pequenas empresas fechando suas portas para dar lugar aos importados pela paridade do dólar. Vi o escândalo do SIVAM. Agora que o Brasil gera mais de 100 mil empregos mensais; que as indústrias batem recordes de produção; que o comércio bate recordes de venda; que o país bate recordes de exportações; que dispensamos a tutela do FMI; que o BB contrata milhares de novos empregados concursados; que estamos entrando em período de deflação; que 9 milhões de famílias são atendidas pelos programas sociais do Governo; que a agricultura familiar está tendo acesso ao crédito e de fato sendo valorizada; que as pequenas e micro-empresas voltam a abrir portas; que a Polícia federal atua sem amarras e desbarata uma quadrilha atrás da outra, como nunca em toda a sua história; que a fiscalização da Receita Federal está fazendo as grandes empresas e bancos recolherem impostos (tanto que a Receita federal também bate recordes de arrecadação); que o Ministério do Trabalho fiscaliza as empresas (o FGTS também bate recordes históricos de arrecadação) e está erradicando o trabalho escravo no campo, agora vem alguém me pedir para ir às ruas contra Lula e o governo popular?! E ainda o Alckmin no palanque pedindo ética na política ao lado de sabem quem? seu Jorge Bornhausen! Meu amigo: Tô fora! Estou pronto para ir às ruas pedir investigação de quaisquer atos de corrupção praticados por quem quer que seja. Que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e outras instituições sérias investiguem com total isenção, e que a Justiça puna exemplarmente todo aquele que tenha praticado irregularidade. Fazer o jogo e servir de instrumento de pessoas como ACM, Bornhausen, FHC, Serra, Alckmin, Arthur Virgílio, Álvaro Dias, Jeffersons da vida e outros, que todos sabemos bem quem são, jamais! – As.) Milton Zaminato, professor de Física da Universidade de Brasília”.

A este depoimento acrescento, para que possamos refletir mais e mais neste segundo turno, que nem sempre é possível votar no melhor, muitas vezes se vota no menos pior. Quem sabe não seja o caso desta eleição?!

Um dos problemas crônicos do Brasil é a má distribuição de renda. Por isto, qualquer administrador que “levante alguma palha” para diminuir a distância entre a renda dos pobres e dos ricos deve ser bem-vindo. Governar o Brasil não é apenas governar o Estado de São Paulo, onde os nordestinos são discriminados, não obstante tenham ajudado, e muito, a construir a Capital mais rica e maior deste país. Cada eleitor tem sempre sua razão para escolher este ou aquele candidato. O importante é que não se iluda com a mídia, nem sempre confiável.

Eu não torço contra a maioria silenciosa deste pai, composta de negros, mulatos, pobres, estudantes, trabalhadores, subempregados, subalfabetizados e analfabetos. Cumpre-nos respeitá-la. Ela é o povo. E democracia, a verdadeira democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo.

_________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor, mora em Teresina, Piauí.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui