Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BICHO-PAPÃO (Endoscopia Digestiva Alta) -- 12/10/2006 - 11:55 (Jairo Nunes Bezerra ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BICHO-PAPÃO (Endoscopia Digestiva Alta)



Muitas pessoas têm complicações estomacais, mas evitam submeter-se a uma Endoscopia Digestiva Alta, que poderia diagnosticar o seu mal, pelo simples fato de temer o exame.



Resolvi ser cobaia e submeter-me ao tal exame, mesmo porque devido à idade já avançada, persiste a necessidade de um exame preventivo para confirmar o meu estado. Se excelente ótimo. Se positivo, um câncer, bom também, pois deixarei de pagar Imposto de Renda.



Mas não sou otário e resolvi fazer o exame em Recife, Pernambuco, no melhor centro. Fui ao CEDIRE Vídeo Endoscopia, sito à Avenida Rui Barbosa, 1672-Jaqueira, onde fui atendido pelo Dr. Gustavo Carneiro Leão (só é nome, ele é manso).



Antes de continuar, vou fazer um breve comentário: Se algo evoluiu bastante nos últimos anos foi a endoscopia. Além dos aparelhos serem mais finos (de calibre menor), a maioria dos serviços de endoscopia digestiva tem como rotina o uso da sedação endovenosa (não é anestesia) É utilizada uma medicação especial que causa no paciente uma forma de amnésia parcial, que deixa o paciente com poucas lembranças do ocorrido. Não é o caso do toque retal em que a lembrança perdura. A endoscopia é um método necessário e simples de examinar todo o seu tubo digestivo superior e inferior – isto inclui o seu esôfago, estômago duodeno. A idéia de que falta ar durante o exame é sem fundamento, pois o aparelho passa pelo canal da alimentação, deixando livre o canal da respiração que pode ser feita tanto pela boca como pelo nariz.



Continuando... Fui com o estômago vazio. Por isso, não tomei café da manhã e, na noite anterior fiz apenas um lanche leve antes da 21,00.



Iniciando o exame, após um breve papo, que me deixou à vontade, o Dr. Gustavo Carneiro aplicou-me um Spray anestésico na garganta, para facilitar a passagem do endoscópio. Em seguida fui sedado com uma injeção endovenosa para relaxar-me. Evitei engoli saliva durante o exame. Deixei o aparelho passar lentamente auxiliando com sucção de quem sorve um bom vinho. Os órgãos foram fotografados e, após, colhidos material de biópsia da mucosa gástrica para avaliação histopatológica complementada com a pesquisa microscópica do H. pylori. Não senti absolutamente nada. E nada de Bicho-Papão.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui