Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MITOMANIA X DEMOCRACIA -- 06/10/2006 - 16:10 (FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE MACEDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MITOMANIA VERSUS DEMOCRACIA


(por Fernando H. O. de Macedo)





Brasileiro, com dinheiro nas mãos, toma, no mais das vezes, atitudes práticas, lúcidas, responsáveis, quando não criativas (e até mesmo milagrosas!!!...:- vide Donas-de-Casa, às soltas, em Feiras-Livres). Já com seu Título de Eleitor nas mãos, o Brasileiro mediano como que EMBURRECE:- despe-se (mesmo que o faça apenas temporariamente) de seu proverbial Bom-Senso intuitivo, para tornar-se (estranhavelmente!) mitômano, e passar a acreditar, pia e infantilmente, no improvável e no impossível, em Papai Noel, em Coelhinho da Páscoa, em Mamãe Gansa e em Fada Madrinha, em Collor e Lula, em milagres e em demais efeitos sem causas, em Estórias da Carochinha, e em tudo o mais em que a maldita Rede Globo quiser que ele acredite, aí inclusas as famigeradas Pesquisas Eleitorais (fajutas porque dirigidas), verdadeiros e eficazes instrumentos de lavagem cerebral, em massa.


Mitomania esta que, de resto, também se traduz, na prática, especialmente pela incorrigível incapacidade que tem nosso Eleitor médio de enxergar além da imagem que cada Candidato (claro!, via seu marqueteiro/maquiador) consegue projetar. Trata-se, pois, da incapacidade que tem cada Eleitor médio de enxergar, identificar e reconhecer:- o mero demagogo, sob a pele do “líder”; o incompetente, sob os rompantes do “dinâmico e ousado empreendedor”; o ladrão e o peculatário, nas entrelinhas do discurso do “filantropo” (pilantropo!), “caridoso” e “altruísta”.


Tampouco consegue o Eleitor Mitômano enxergar o Administrador Capaz sob aquela mera aparência (insípida!) do “picolé de chuchu”:- o que resulta ser igualmente trágico, ao final das contas, para o País.


Parece, mesmo, é que quem, neste País, conseguiu efetivamente dominar por inteiro as Artes da dissimulação, da simulação e da camuflagem, nunca foi perder seu tempo entre os “milicos”:- em vez disso, tornou-se ele marqueteiro, para “trabalhar” só a cada 4 anos (vivendo À LARGA todo o resto do tempo!!), exangue de tanto rir-se da nossa cara de patos (perdão:- eleitores), que “damos duro” (a cada dia, e o tempo todo...).


Com seu Título de Eleitor em mãos, o Brasileiro médio acorre às Seções Eleitorais como se aí buscasse encontrar e ocupar seu lugar numa fila de guichê de Casa Lotérica, ou do Jockey Clube:- ele, aí, quer escolher o nº lotérico, ou o cavalo (perdão:- o candidato) que, “ao ver dele, Eleitor” (leia-se:- ao ver da Rede Globo) será, “fatalmente”, o vencedor da eleição; jamais busca o Eleitor Mitômano identificar/escolher, necessariamente, aquele candidato que, ao ver dele, Eleitor, seria a melhor opção eleitoral disponível. E é porisso mesmo que, no Brasil, são as desinformações, as mentiras, induções, impingimentos e manipulações Globais que fazem e decidem os resultados finais de qualquer eleição (assim como aqui também são os hábitos que fazem os monges!):- tudo, portanto, exatamente ao contrário daquilo que se deveria fazer, no final interesse que, evidentemente, tem aquela parcela mais sadia, e culta, deste País, de bem se auto-governar; em vez disso, aquilo que sempre se tem teimado em atingir é a maior consistência possível com interesses finais alienígenas (Sionistas Globais), aos quais, de resto, em medida nenhuma, interessa promover a maturidade política deste País, riquíssimo que é em energia e recursos naturais, mas dotado que, infelizmente para nós, o País também é, de um Povo politicamente alienado e apedeuta, escravo de sua própria ignorância, travestida de “esperteza” (?...).


É que, votando no candidato vencedor, o Eleitor Mitômano se sente – ele mesmo – também um vencedor, pois se sente “bem informado”, “sabedor das coisas”, e “Sábio, capaz de adivinhar o Futuro”. Pobre Coitado!:- não sabe ele, afinal, para que serve o direito de votar. Aproveitando-se disso, a Mídia induz o voto majoritário (apedeutas votantes não faltam !) naquela direção que mais bem convier aos Donos da Mídia; e isto se dá também através da realização, e da divulgação dos resultados, de Pesquisas Eleitorais, estas de legitimidade e veracidade no mínimo discutíveis (para não dizer duvidosas!).


Segue-se que um País dotado, em tal extensão percentual, dessa classe (alienada!) de Eleitores (os quais, em última análise, não parecem saber exatamente para que, afinal, serve o direito de votar), deveria, no seu próprio interesse final (bem como, e maxime, no interesse da própria legitimidade, precisão e eficácia do Processo Eleitoral como um todo), simplesmente PROIBIR a divulgação dos resultados de quaisquer Pesquisas Eleitorais, ATÉ QUE viessem a ser divulgados os resultados finais oficiais das Eleições a que ditas Pesquisas se tenham referido. Isto, como forma de preservar e proteger o próprio Eleitor contra si mesmo, ou seja, contra a sua própria exposição à influência (nociva!) de elementos externos (e manipuláveis) aos seus próprios (e genuínos!) livre convencimento e poder de escolha políticos.


Já sobre a própria credibilidade, per se, das ditas “Pesquisas”, basta que cada Eleitor consciente procure se lembrar de quando terá sido aquela última vez em que ele mesmo foi entrevistado sobre matéria eleitoral (se é que alguma vez na vida o foi!...). O resto (99,9999%) é só mentira, manipulação e mistificação, já que cerca de duas mil e poucas respostas (se é que existiram, e dadas sabe-se lá onde!), simplesmente não podem, matematicamente, mostrar o efetivo pensamento médio de cerca de 126 milhões de Eleitores pátrios, distribuídos por todo o País. Segue-se que a única Pesquisa que vale e conta é a das próprias urnas; e quando seu resultado se torna conhecido, também se torna final. Logo, Pesquisa é inútil, quando não inexata; ou (pior ainda!) contraproducente, porque conducente ao erro.


Tanto isto é verdade, que nas últimas horas de 1º/outubro/2006 caiu, definitivamente, a máscara dos chamados Institutos de Pesquisas (todos eles meros Departamentos — “Terceirizados”...— da Rede Globo):- e que, enquanto entidades “técnicas e independentes”, adquiriram, aí, a mesma (senão menor?!) credibilidade de que ora desfrutam os prognósticos meteorológicos, senão vejamos:- Ditos “Institutos” (ao longo do ano de 2006, e até a própria véspera da eleição), afirmavam, em uníssono, a saber:-


a-)que a eleição presidencial de 2006, seria decidida em turno único:- NÃO FOI!;


b-)que Lula venceria, nesse turno único, com cerca de 52% dos votos válidos, descontada a margem de erro:- ele obteve apenas pouco mais de 48% desses votos, extrapolando, sensivelmente, dita “margem”; e


c-)que Alckmin obteria cerca de 27% do total de votos válidos, descontada a margem de erro:- ele explodiu, com mais de 42%, dessarte extrapolando, de longe, o limite superior da dita margem de erro.





Torno, pois, a perguntar:- PARA QUE, afinal, servem as tais pesquisas (e maxime sua divulgação), senão para mentir, manipular, mistificar e induzir apedeutas (a fazerem o que a sionista Globo quer?!...). PARA QUE necessita a Verdade das Pesquisas, senão para tornar-se refém delas?!.


Papel (registrado no TSE, ou não), continua a acatar e aceitar, passivamente, tudo quanto se queira escrever nele. E o resto é balela, pra consumo da massacrante população de apedeutas que habita este País!!!... .


Trata-se, aqui, pois:-


a-)é de mentir (descaradamente, e sem o menor laivo de pejo!), desde que se o faça “em nome da verdade”;


b-)é de mistificar e de manipular, desde que se o faça “em nome do sagrado direito de informar”;


c-)é de confundir (dolosa, pura e simplesmente) “liberdade” com libertinagem de Imprensa;


d-)é de tomar dados princípios constitucionais (os de Liberdade de Expressão e de Imprensa), per se legítimos, porém apenas para fortalecer, fazer prevalecer e primar, e afirmar os seus exatos súcubos (alter egos e opostos!) inconfessáveis.





URGE, em suma, reformar (e re-denominar), a saber:-


A-)IBOPE, por ih! – bobo;


B-)DATA-FOLHA, por data venia...; e


C-)INSTITUTO CENSUS, por... sensus bonae veritatis.





Trata-se, em suma, aqui, é de descontinuar o atual Brasil da Baderna, união esta, espúria, entre um Povo ignorante, uma Classe Média covarde e uma Elite fraca, insegura e percentualmente insignificante; uma Sociedade, enfim, cuja cosmovisão média se apóia sobre desinformação, mal-entendidos e mistificações (todos eles convenientemente travestidos e camuflados como “nobres princípios”), bem como sobre tudo o mais que possa até parecer “legítimo per se”, mas que, na final verdade prática das coisas, acaba levando, inexoravelmente, ao erro, à mentira, à frustração de expectativas, e ao caos.


Lembrar, ademais, que foi assim mesmo que, por exemplo, a mitomania galopante que assola o País (M.G.A.P. - ?!) acabou resultando nas inegavelmente “democráticas” (!?...) eleições de gente como “Indiana Jones” e Lula:- um por projetar uma imagem (impingida, claro!) de jovem atlético, corajoso, elitizado e bem-apessoado; e o outro pelo exato antônimo, ou seja, por projetar uma origem humilde, secundada por seus (igualmente impingidos) “cara-de-povo”, “jeitão” de operário, e aparência geral de “chão-de-fábrica”. Nenhum dos dois, porém, com certeza!, foi eleito por suas (aliás jamais comprovadas, ou reconhecidas!) capacidades de bem administrar, ou mesmo por suas respectivas capacidades pessoais de efetiva liderança política (estas últimas realmente INEXISTENTES, em AMBOS os casos!). Enfim, ambos acabaram vendo-se eleitos por larga vantagem numérica:- e isto A DESPEITO daquelas duras realidades que, sobre cada um deles, pesavam, já que um deles é toxicômano e sodomita, e o outro patentemente apedeuta, absolutamente carente de qualquer laivo de formação cultural anterior de Nível Superior, só versado em Futebol (assíduo leitor de “Placar”), bem como em outras trivialidades, todas elas absolutamente inúteis, além de incompatíveis com as necessidades inerentes ao exercício, efetivo e pra valer, da Presidência da República.


E esses é que são os “heróis”, os “artistas”, que têm sido paridos pela nossa “Democracia”:- bando maldito e ignaro de apedeutas, ladrões e peculatários, corruptos, toxicômanos, corruptores e sodomitas (pra deles se dizer o mínimo). Quando aparece alguém com serviços já efetivamente prestados, e em plenas condições de ainda vir a prestar (mais e melhores) serviços, ele logo adquire, neste País, epítetos tais como “picolé de chuchu”, e outros. Pode, até, haver algum irresponsável de plantão (simiesco, ou não!), que disto ache graça:- já que no Mundo há Platéia pra tudo!; não-obstante, tal sempre se revela, com o tempo, ser trágico para o País que tenha essa classe majoritária de eleitores, que perdem a perspectiva da seriedade das coisas, confundindo-a com aquilo que lhes pareça ser mais agradável ao seu senso, coletivo e imediato, de humor, o qual, uma vez tendo sido satisfeito na hora errada (a da Eleição), acaba, ato contínuo, custando caro ao País, que desde que parou de “fazer ordem unida” (1984), só tem sabido é marcar passo:- dá a impressão de estar marchando, porém sem efetivamente sair do lugar, movendo-se, portanto, na exata direção de lugar nenhum!!...


Mas há ainda, em todo esse “furdunço”, um fator preponderante de concorrência desleal:- é que SOMENTE UM, dentre todos os candidatos à Presidência 2007/2010, PODE comprar votos, no País todo, com dinheiro PÚBLICO. Isto, apenas para não mencionar, em profundidade, o contingenciamento orçamentário (de R$ 1,6 bi., efetuado que fora antes do 1º Turno, quando Lula acreditava já ter ganho a Eleição, em Turno Único), porém logo seguido que se viu da atual liberação (de R$ 1,5 bi., em verbas orçamentárias variadas, o que, de resto, ocorre, “mui coincidentemente”, pouco antes do 2º Turno, quando o buraco se mostra estar bem mais abaixo donde se acreditava que ele estivesse). É o Palhaço do Planalto mostrando-se, dessarte, ser mestre, como ninguém, na nobilíssima arte de “colocar, e retirar, o bode da sala”. Porisso mesmo arriscamo-nos, todos, a ver Lula “emplacar”, tranqüilamente, no 2º Turno.


Com efeito, é perfeitamente de se esperar que, em outubro próximo, o aritmeticamente majoritário “Povão” votará “com o estômago e com as costas”, já que seu “grande ideal” consiste em comer de graça, “balangando na rede”:- e só Lula mostra-se ser capaz de assegurar isso ao “Povão”, o que, de resto, Lula já fez:- na forma dos vários tipos de Esmola Estatal que Lula viciou o Povo a receber, sem, nem de longe, matar ele esse mesmo “Povão” de vergonha. Isto, sim!, é que é conhecer folclore a fundo (dele tirando o melhor proveito político pessoal possível), senão vejamos:-


“Mas dotô, uma Esmola,


Para um Homem que é são:-


Ou “lhe” mata de vrégônha;


Ou vicia o cidadão!”


Ademais, e sem levar muito em conta, aqui, o aspecto (ético!) da concorrência desleal (já que este último interessa, mais diretamente, apenas aos demais candidatos, só mediata e indiretamente afetando prejudicialmente ao País – e aos seus contribuintes – como um todo), o que aqui se deve, desde logo, enfatizar é que remunerar o ócio geral acaba por levar o País à bancarrota. Cabe aqui lembrar, por exemplo, o fato de que a própria União Soviética foi a pique EXATAMENTE por essas (e mesmas!) razões, a saber:- por remunerar trabalho inexistente (virtual e/ou improdutivo), representado por sua (vastíssima!) burocracia, parte indissociável do Estado Policial Soviético; e, maxime, por fazer “investimentos” astronômicos (seu Programa Aeroespacial, aliado às Guerras Externas, e àqueles Países inviáveis economicamente – como Cuba e todo o Leste Europeu – que a URSS iniciou, apoiou e/ou subsidiou); e “investimentos” esses, de resto, que NUNCA trouxeram à URSS qualquer medida de retorno lucrativo e tangível. Segue-se que, tanto sob o regime econômico por eles adotado, quanto sob o nosso, NÃO HÁ, neste Mundo, Economia alguma que resista a tanta incompetência, e/ou àqueles abusos praticados (voluntária e propositalmente, ou não, pouco importa!), contra suas nunca ilimitadas forças vivas.


Já no Brasil, a inexistência de trabalho (ou da fome!) – a atuarem como freios alternativos à expansão populacional das classes mais baixas – acabará por causar a explosão (sem peias!) dessas mesmas classes, assim consumindo – sem reposição – as tampouco aqui ilimitadas energias econômicas vivas do País, e dessarte levando-o ao irreversível, e geral, empobrecimento progressivo. Lembrar que a Esmola Estatal (institucionalizada, implantada e alargada que foi pelo “Governo” Lula, na forma das inúmeras “Bolsas”, e “Vales” da vida), é o instrumento mais eficaz à promoção daquele já retro referido empobrecimento nacional progressivo.


Outra (talvez pior!) incongruência inerente à atual Campanha Presidencial, está em que enquanto Alckmin como que promete, a cada Eleitor, um “cupom” que habilitaria este último a participar do sorteio (futuro e incerto) de algumas varas de pescar (v.g. na forma concreta de Expansão Econômica, em níveis nunca antes vistos, e resultante em mais – e melhores – empregos), Lula (esperta e oportunisticamente!), garante, a cada Eleitor apedeuta (leia-se:- Lulista), meio lambari/sardinha por dia:- e, frise-se, tudo isso com Dinheiro Público!. EM QUEM se pode, pois, previsivelmente, esperar que o “Povão” vá votar EM MASSA, ainda mais sendo ele, atualmente, e com efeito, tão imediatista, descrente e carente de auto-confiança/estima??!!... .


Segue-se que o problema básico, na Democracia (especialmente quando aplicada a ESTE País!), está em que cada Eleitor (sábio, ou burro, pouco importa!), vale 1 voto; e os BURROS, AQUI, são MAIORIA:- o resto é mera conseqüência dessa ARITMÉTICA PERVERSA (e anti-patriótica!).


Eis aí a Mitomania claramente atuante:- há neste País, majoritariamente, gente que prefere Esmola a Trabalho; e que crê, sinceramente, que as “Bolsas e Vales do Lula” são normais; e, porisso mesmo, poderão durar pra sempre (sem contraprestação, e reposição imediatas, em Investimento, Capital e Trabalho). Ou então, essa mesma gente POUCO SE IMPORTA se esse artificialismo vai, ou pode, durar; até quando; e a que preço:- desde que o “aqui” e o “agora” estejam garantidos por alguém. O resto (assim esperam os apedeutas e os mitômanos) “cairá do Céu no seu devido tempo”...; ou, então, nem se “perde tempo” pensando nisso:- adota-se uma (confortável!) “cabeça de avestruz” (cravada na areia), e “tudo bem”!... .


É o Povo que temos; “do couro saindo a correia”, é a Liderança Política (de 8º Mundo!) que esse mesmo Eleitorado Mitômano produziu; ATÉ QUANDO (cabe, porém, perguntar-se) o País (e sua frágil porque postiça Democracia) aguentará/ão as conseqüências acumuladas de tanta imbecilidade, omitindo-se (como infelizmente se omite) sua Elite (Civil e Militar) de fazer algo eficaz em sentido contrário???.


É a Ação ímpia que não gera uma Reação pia, igual e contrária... .


É a Omissão (preguiçosa e/ou covarde), a Condescendência criminosa, de alguns Agentes Estatais corruptos (ou apenas néscios e/ou insensíveis aos interesses maiores do País), Agentes esses não raro ocupantes de altos cargos, e cujo comportamento execrável, porisso mesmo, faz retroceder a presença prática da soberania estatal/nacional, criando dessarte, criminosamente, um perigosíssimo vácuo de poder cujo rápido e total preenchimento (pela voracidade de Ongs, do Crime Organizado, e de demais Grupos de Poder e de Interesses) jamais se deixa esperar.


É o Brasil que temos; mas, nem de longe, aquele que merecemos!!.


Que nos sobrevenha, pois, a (já agora bem-vinda, porque necessária!) Retomada Militar do Poder Nacional:- e que esta venha logo, enquanto ainda existir um País cuja salvação seja viável, isto é, ANTES (e em vez de que) o ora em curso Processo de Desagregação Social (que ora já nos infelicita plenamente:- vide PCC, e suas ações covardes e homicidas, Mensalão, Corrupção, Sanguessugas et caterva), se torne algo irreversível. O certo e indubitável está em que nós, civis, já falhamos demais, e imperdoavelmente, para com este País. Queira Deus que nossos irmãos militares nesses erros jamais nos sigam!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui