Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARA O BEM DO BRASIL -- 03/10/2006 - 21:46 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PARA O BEM DO BRASIL. JÁ SERIA DE BOM TAMANHO.

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Em 2002, ajudei a eleger o Lula. Neste segundo turno, estarei ao lado do PSDB, com Geraldo Alckmin, por entender que o ex-governador reúne, sem sombra de dúvidas, as melhores condições para assumir o comando desta grande Nação, livrando-a da inoperância e da incompetência gerencial, além da falta de liderança e de projetos que, efetivamente, recoloquem o país nos trilhos do desenvolvimento econômico e social, em benefício de todos os brasileiros. Ademais, porque sou contra o Instituto da Reeleição, que não guarda coerência com os princípios básicos da Democracia, entre os quais se insere a rotatividade do Poder.



Lula já deu a entender que, no debate, além dos auto-elogios do seu próprio governo, enaltecendo programas mal copiados de governos anteriores, como o Bolsa-Família, e a farta distribuição de recursos (sem controle, diga-se de passagem)) para outras áreas de atuação do governo, persistirá na tecla da estratégia de comparar o seu governo com o de FHC. No meu modo de ver, tal comportamento visa, tão-somente, passar da defensiva para o ataque, na tentativa de tomar grande parte do tempo de seu oponente, na defesa do governo anterior. Com isso, pretende encurtar o tempo do seu adversário, prejudicando a exposição mais detalhada de seus projetos, programas e idéias, e, também, para discorrer sobre os diversos escândalos que se tornaram a marca registrada deste governo, sob o repetitivo e falacioso argumento de que de nada sabia, de que mandou apurar, que demitiu e ainda, em outros casos, que nada tem a ver com tudo isso, posto que todos os erros são sempre culpa do governo anterior.



Assim sendo, e para não poluir o debate do próximo domingo, desviando do curso pragmático e programático de que tem a obrigação de seguir, face ao direito de informação a que temos, minha sugestão é a de que, em se confirmando tal estratégia, que se corte o mal pela raiz. Esclarecer, por exemplo, que o que o ex-presidente FHC não participa destas eleições; e que, portanto, a questão se tona irrelevante. Devemos olhar para a frente, e não para trás; que eventuais erros cometidos – e muitos aconteceram, é bem verdade -já deveriam ter sido apurados e esclarecidos pelo atual governo. Por quê não foi, essa é a questão. Agora não faz sentido. A ação tornou-se intempestiva.l



PSDB possui excelentes quadros. Que, no geral, adotam a mesma ideologia, preservando, no entanto, a luz própria, individual, de cada um de seus membros; que cada membro possui estilo e idéias próprias, não necessariamente iguais as dos seus pares; que se orgulha do seu Partido, ao contrário do PT, que mudou as cores e os ideais do mesmo; que abandonou princípios éticos e morais que marcaram sua atuação vintenária; e que por isso, tudo indica, perdeu credibilidade o que poderia explicar o comportamento de alguns de sues membros de esconder a estrela que tanto brilhou em outras épocas, provavelmente com vergonha pelos descalabros e escândalos que a cúpula do partido não se cansa de praticar. .



Tudo isso, é claro, sem esquecer de tocar, com ênfase, nos erros e desacertos do atual governo, que deve muitas explicações aos seus eleitores. Sobre os escândalos que se iniciaram dentro do Planalto, com o Waldomiro – até hoje envolto em mistério -, Valérioduto, Mensalão, Sanguessugas, além de quebra do ordenamento jurídico, como foi o caso do jardineiro Francenildo, violado em seus direitos fundamentais, cujo processo tramita pelos escaninhos morosos da Justiça.



Finalmente, abordar a grave questão da origem dos recursos do dossiê, envolvendo lideranças e assessores próximos do Presidente, bem como dos gastos com despesas de custeio. Na burla ao sistema do mérito, por conta da manutenção e crescimento de contratação de mais de 30 mil servidores terceirizados. De mais de 20 mil cargos comissionados que, até hoje, não se sabe quantos são, quanto ganham e o que fazem. Falar da superposição de atribuições e do desperdício de tempo e de recursos financeiros com a manutenção de 35 órgãos com status de ministérios. Do crescimento pífio do PIB, da excessiva carga tributária, da falta de treinamento e de respeito parta com os servidores públicos, o que gera a insatisfação e a má prestação de serviços. Do crescente déficit da Previdência, do abandono de nossas estradas, da má qualidade do ensino público, da saúde e da segurança,. Entre outros assuntos. Já seria de bom tamanho.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui