Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Revoltante Cativeiro -- 05/02/2002 - 11:44 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

www.vaniadiniz.pro.br
www.officinadopensamento.com.br


Às vésperas do nosso carnaval, festa que tanto amamos, mas que atualmente está marcada também pela violência como quase tudo que participamos, volto às minhas reflexões sobre o futuro de nosso país. Isso porque nem nessa ocasião característica de um momento que sempre inebriou o povo brasileiro, conseguimos ter horas de paz e confiança.

Ontem foi libertado de um cativeiro de 50 dias o publicitário Washington Olliveto e me pergunto como deve sentir-se uma pessoa depois de tamanho sofrimento e humilhação. E pensar que alguém pode dentro de seu próprio país estar à mercê de bandidos, que impunes, tomam conta de nosso país, talvez mais bem equipados do que os policiais que defendem o povo.

O publicitário sofreu esse tempo todo e foi até maltratado fisicamente. Como podemos conceber uma realidade tão amargurante, carregada de dor e do absurdo que isso tudo nos causa? Como podemos ao menos pensar nos detalhes de dores sucessivas?

A tristeza não pode deixar de ser grande quando presenciamos tantos e inúteis martírios, e perguntamos insistentemente e como num brado de socorro: Que podemos fazer e o que pretendem, autoridades civis e militares nesse momento em que a violência atinge um clímax realmente impossível de se tolerar?

Que será feito para devolver um pouco de esperança e estabilidade emocional às vítimas inocentes, indivíduos retos e que cumprem o seu dever, pais, cidadãos, pessoas que merecem respeito, proteção e dignidade? Poderão acaso voltar atrás em tudo que passou e devolverem os seus dias sofridos e de suas famílias?

Ao falar insistentemente sobre esse caos que a nação enfrenta e contra o qual estamos pedindo socorro na aflição da desesperança, medo, incredulidade, horror e revolta que nos transborda, precisamos desta vez tocar realmente na sensibilidade dos dirigentes de nosso país conclamando e até exigindo a proteção que nos é devida.

Estamos vendo o país continuar sua vida, com movimentos e comentários dos políticos, mas sem medidas de emergência. Estamos em estado de guerra, em que bandidos lideram o país ameaçando e executando o povo brasileiro. Ouvimos os noticiários e a mídia falar em "cativeiro" e parece que se escuta essa palavra como se fosse normal. Quando isso é um ultraje à pessoa humana! Um ultraje violento e inadmissível. Ofensiva afronta revoltante, amargamente praticada e comentada como qualquer notícia diária.

A frequência com que se pronuncia essa palavra emitindo o som horripilante de "cativeiro" em que a maldade, barbarismo e terror alcançam uma supremacia nunca antes imaginada, deveria transformar dias de hoje em regime de exceção para que se possa dar apoio eficiente e eficaz, tomando medidas e mudando, se preciso for, até a própria constituição para preservar o povo barbaramente ameaçado por bandidos e quadrilhas poderosas.

Precisamos, conclamamos a libertação do medo consciente e tormentoso, pavor levado a limites extremos e pedimos em nome de toda uma população, a extinção desse sofrimento. Uma maior esperança no futuro que parece cada vez mais escuro despojado de sol e luz. Sei que nem tudo é tão fácil, mas esperamos que esqueçam nessa hora tudo que não seja o problema que estamos vivendo de insegurança e nos liberte da opressão da falta de socorro e proteção. Isso só é possível de uma maneira: Banindo a impunidade e eliminando a cruel e fria indiferença .

voltar
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui