Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A POESIA DE LÍLIAN MAIAL - por Olga Savary -- 27/09/2006 - 20:09 (Lílian Maial) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A poesia de Lílian Maial

Por Olga Savary*





Por que fazer poesia? Lílian Maial sabe que, como gênero literário, é dos menos rentáveis e, por isso mesmo, mais recusados pelas editoras. Apesar disso, a Autora desse livro sempre escreveu – mesmo quando ainda não colocava no papel, quando ela pensava e vivia poesia com a mesma naturalidade de quem respira. Poesia para Lílian era o próprio oxigênio, o sopro da vida.



Profissionalmente ela encaminhou-se para a Medicina. Não foi por acaso esta escolha. Não se costuma dizer que médico cuida do corpo e também da alma? Assim, poderíamos igualmente afirmar ser o poeta, em outros termos, o “médico” da alma.



A poesia, para a Autora, pode ser o rosto desconhecido, de que fala o primeiro poema, que de longe a observa, que a inquieta e a instiga, que é enigma, mas também alegria, que promove a verdade e veio para ficar.



De tudo fala esse livro, até da Internet, grande teia de procuras e perdas, de conhecimentos e carências, grande rede de males e sonhos. Fala da liberdade do amor, da sensualidade, do verbo feito carne, claro enigma. Em meio a tantas indefinições da vida, a poesia é o mar e o barco, a delícia e o espinho, o breu e o farol, e certamente o porto seguro.



Lílian dá à poesia o direito de bater-lhe à porta, de arrebentar as fechaduras, de entrar e tomar assento e, com a maior ousadia e empáfia, de tudo tomar posse. Poesia que dela faz senhora, escrava, sem carta de alforria.



Na segunda parte, Tormento dá fé que a solidão brinca de doutor, às vezes cura e às vezes condena.



Poesia é esplendor que não se abala com as grades. Erotismo e misticismo, na terceira parte, amalgamam-se, aliam-se como o círculo mágico ou a serpente uróboro, que morde a própria cauda.



Este livro é como o mar que arrasta o texto de Lílian Maial em ondas de nascer e renascer para o fundo ou para a praia, fazendo desta loba-cigana grumete da nau que ó o seu primeiro livro.



* Olga Savary é escritora, poeta, tradutora e jornalista.





PS: O livro "Enfim, renasci!" encontra-se à venda na Vitrine de Livros deste site. Mais detalhes clicando no título, do lado direito da página inicial.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui