Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pulp -- 16/05/2000 - 21:52 (Ronan Gomes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PULP FICTION





As pessoas que sabem que gosto de filmes costumam sempre me perguntar se já assistir a determinados filmes lançados recentemente. A resposta é quase sempre negativa. Ficam espantadas. Como pode gostar tanto de filmes e não ter vistos determinado lançamento, ou no cinema ou em vídeo.

Tenho um certa resistência em ver filmes em salas de exibição publica, cinemas. Prefiro o conforto de minha sala, de minha poltrona.

Como raramente vou ao cinema me resta então os vídeos. Outro problema com relação aos lançamentos, os vídeos estão sempre locados. Problema para os outros, e não para mim. Busco sempre nas locadoras filmes que já saíram das estantes de lançamento. Com isso, tenho um número bem maior para escolher, tranqüilidade e a certeza que sempre terá um filme que me interessa.

Nesta busca por filmes chamados de "filmes de catalogo" encontrei produções, descobri atores, atrizes, diretores, que hoje fazem sucesso e que tiveram um começo. Eu descobri o começo.

Filmes feitos nas décadas de 50, 60, 70 e 80. Filmes produzidos de maneira peculiar, bem distintas das super produções dos anos 90. Como Nicolas Cage em Coração Selvagem e outros. John Travolta em, Nos tempos da Brilhantina ou Os embalos de sábado à noite, Donald Sutherland em O buraco da agulha. Primeiros filmes de diretores hoje consagrados: Brian De Palma por exemplo.

Em uma dessas minhas buscas encontrei Pulp fiction - Tempo de Violência. Filme não muito antigo, mas, que já estava empoeirado na prateleira da locadora.

Depois de ver o filme não pude deixar de fazer algumas considerações a seu respeito, pois, Pulp fiction - Tempo de Violência não é um trabalho comum.

Acostumados a enredos lineares com principio, meio e fim, bem definidos, os espectadores certamente ficarão assustados com este filme de Quentin Tarantino. Definir a narrativa de Pulp Fiction - Tempo de Violência não é trabalho fácil mas, com certeza prazeroso. Estilo já utilizado por Tarantino em Cães de Aluguel, em Pulp Fiction os acontecimentos são mostrados em tempos diversos. O inicio do filme é o fim do filme, mas não é ai que acaba a historia. O termino da historia acontece mais ou menos no meio do filme. O inicio da historia vem depois da cena inicial do filme que por sua vez é a cena final do filme.

Complicado não?

Só vendo o filme e prestando muita atenção na historia para descomplicar e entender o que Tarantino criou neste violento e fascinante filme com belas interpretações de grandes estrelas do cinema.

Gostando ou não de Pulp Fiction - Tempo de Violência que ganhou a Palma de Ouro em Cannes e Oscar de melhor roteiro, não deixe de ver outros bons filmes de Quentin Tarantino. Alem do já citado Cães de Aluguel.



RONAN GOMES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui