Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SEGUNDO A TEORIA DE LEV VYGOTSKY -- 21/09/2006 - 17:38 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SEGUNDO A TEORIA DE LEV VYGOTSKY



Cileya de Fátima Rocha Neves e colaboradores



Vygotsky, assim como Piaget, adotou o princípio interacionista, no entanto, além de considerar o meio material, destacou o meio social, a partir do qual o indivíduo constrói não só o conhecimento mas, sua própria humanidade. Por isso, a teoria de Vygotsky é conhecida também como sociointeracionista.

Vygotsky propõe quatro estágios no desenvolvimento das operações mentais, bem como, as operações responsáveis pelo desenvolvimento da fala:

• Natural ou primitivo: que corresponde à fala pré-intelectual e ao pensamento pré- verbal;

• Psicologia ingênua: a criança experimenta as propriedades físicas tanto de seu corpo quanto dos objetivos, e aplica essas experiências ao uso de instrumentos –inteligência prática;

• Signos exteriores: as operações externas são usadas para auxiliar as operações internas (nesse estágio ocorre a fala egocêntrica);

• Crescimento interior: as operações externa se interiorizam.



A linguagem se constitui no paradigma dos processos de interiorização das funções psicológicas superiores. Para Vygotsky a relação entre o pensamento e a fala passa por várias mudanças ao longo do desenvolvimento. Apesar de terem origem e se desenvolverem independentes, em um certo momento o pensamento e a linguagem se encontram e dão origem ao funcionamento psicológico, ou seja, a conquista da linguagem vai representar um marco no desenvolvimento humano.

As funções comunicativas e cognitivas da linguagem são a base dos processos superiores. As palavras e signos são para a criança um meio de contato social com as pessoas, vemos que desta forma, a linguagem expressa como organiza o pensamento da criança. Vygotsky observou que através das interações com as pessoas a criança vai aprendendo a usar a linguagem como instrumento do pensamento e como meio de comunicação.

Um dos aspectos importantes dos estudos de Vygotsky está relacionado ao uso da palavra. Segundo o autor “para a criança a palavra é parte integrante do objeto”. Assim se trocamos os nomes dos objetos trocamos também suas características.

A fala egocêntrica, para Vygotsky, tem características e motivações diferentes do para Piaget. Segundo Piaget a fala egocêntrica não tem função no pensamento e desaparece quando a criança se socializa. A fala egocêntrica segundo Vygotsky, é um instrumento de que a criança faz uso para buscar e planejar a solução de um problema, e tende a ser interiorizada (3º estágio). A fala egocêntrica também funciona como um auxiliar externo para que a criança solucione tarefas servem para ajudar a criança a superar dificuldades.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.

2. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes, 1996.





O presente trabalho, sob a orientação do professor Vicente Martins., da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral, Estado do Ceará, contou com a elaboração das alunas do Curso de Letras Cileya de Fátima Rocha Neves, Maria do Nazaré de Carvalho, Neudiane Moreira Felix e Teresinha Rodrigues Alcântara.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui