Usina de Letras
Usina de Letras
227 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BANANA PARA A EDUCAÇÃO -- 21/09/2006 - 16:44 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BANANA PARA A EDUCAÇÃO



Délcio Vieira Salomon





Se ao leitor parecer acintoso o título acima, certamente não o é para o governo Lula. Em manifestação jamais vista, os professores das universidades federas depositarão diante do Ministério da Educação, cachos de banana: símbolo do descaso que o atual governo tem demonstrado pela educação superior brasileira.



É triste constatar que, nestes quase vinte meses de governo, Lula nada fez de significativo pelas universidades brasileiras. Justo ele que, em campanha, declarou enfaticamente: -“o destino me reservou a mim, que não tive condições para estudar, a missão de salvar a universidade brasileira”.



A única coisa que está em pauta, neste momento, é a criação de uma universidade federal “sui generis” – a universidade dos operários do ABC – a ser instalada em São Bernardo do Campo, em atendimento a um projeto do deputado petista Vicentinho, ex- dirigente da CUT. Infelizmente, como o “fome zero” e outras iniciativas, esse é ato de pura demagogia.



Curiosamente constato, no Estado de Minas (17.06.04), duas cartas de leitores e um artigo em Opinião, todos denunciando e lamentando o descaso do governo pela educação.



Será que a viagem de Lula à China não lhe abriu os olhos para o grande milagre chinês, tal qual foi o da Coréia e o do Japão, a saber, que a salvação daqueles países se deu por causa do maciço investimento em educação?



Frisemos que o governo Lula teve (e ainda tem) tudo para ser histórico, se tomasse obsessivamente, como meta única, a educação. No entanto, está pondo tudo a perder, justo porque não tem projeto algum nesta área, a mais prioritaria entre as prioritárias.



Já está mais do que comprovado que Lula é mal assessorado, não tem programa convincente, tateia feito barata tonta e faz de seu governo imprevisível nau sem rumo.



Ao invés de ficar gastando rios de dinheiro em viagens nababescas, promovendo festas aparentemente populares, mas que, no fundo, são de ridícula demagogia, por que não usa os recursos de que dispõe em projeto substantivo de recuperar a unversidade brasileira?



Que Lula compreenda de uma vez por todas: os que, realmente, sabem de universidade, como no passado foram Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, não estão no PT. Se estivessem, a esta altura já teriam apresentado o projeto salvador da educação brasileira.



Se convocasse quem realmente entende do assunto, para lhe entregar projeto de salvação da educação, tal qual fez Kennedy, quando caiu de quatro, ao ver o avanço científico e tecnológico da União Soviética, diante do lançamento do sputinik, e convocou os maiores cientistas americanos para diagnosticar a educação daquele grande país, por certo deixaria seu nome inscrito como o do emblemático presidente que o Brasil mereceria ter, mas que, infelizmente, não tem, e, certamente, não terá.



A continuar ouvindo bajuladores, partidários interesseiros, deslumbrados com o poder, enfim a mediocridade em mistura com aproveitadores e adventícios de última hora, estará se afundando politicamente e levando para o mesmo fundo do pântano o próprio país que preside, mas não governa.



É por isso que os professores universitários federais, em véspera de uma greve que se anuncia a mais preocupante, talvez a mais problemática de todas já havidas, têm toda a razão em depositar diante do MEC, hoje túmulo da educação, cachos de banana.



Desiludidos com Lula e seu governo, os professores universitários estão a clamar: - Aos impostores que nos iludiram, bananas!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui