Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SE EU FOSSE O PATRÃO... -- 18/09/2006 - 23:09 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




SE EU FOSSE O PATRÃO...



Filemon F. Martins





Bom, se eu fosse o patrão, como quer me fazer acreditar a campanha da Justiça Eleitoral, o país chamado Brasil, nos dias que correm, trilharia outros rumos.

Na política brasileira, por exemplo, não há nenhuma garantia de que os programas de governo apresentados pelos candidatos sejam cumpridos. A maioria dos eleitores brasileiros, quando discute política, quer seja no bar da esquina, no mercado, na barbearia ou no trabalho não tem noção de sua responsabilidade. Há um ditado dos adeptos da boa convivência que diz: futebol, religião e política não se discutem. Assim, quando se conversa sobre política, o eleitor, quase sempre pouco letrado, quer saber se em casa ele e os filhos têm farinha e talvez, quem sabe, até um caldo de galinha. Ou seja, uma esmola.

Infelizmente, as discussões ocorrem superficialmente e o governo alimenta este quadro de miséria, com tamanha habilidade, que não há argumentos que convençam quem quer apenas um prato de comida. Por outro lado, quando eu, sendo patrão, deposito na urna meu voto, elegendo o candidato escolhido, imediatamente perco o patronato. De patrão, passo a ser vítima. Desapontado, vejo que o candidato eleito, agora comandante do barco, começa a navegar sem rumo e tudo o que foi prometido em campanha, escoa pelo ralo. As prioridades são outras. O programa que o elegeu foi rasgado sem o meu consentimento. E eu, o patrão... nada posso fazer.

Já estamos vivendo no terceiro milênio. Não se pode negar que a evolução em todos os níveis da vida moderna é um fato incontestável. Os avanços da informática, da tecnologia, da medicina, da física e da matemática são fantásticos. Não há dúvida de que o mundo mudou. Mas, para nossa infelicidade, uma coisa não mudou: os políticos brasileiros. Continuam individualistas, personalistas, egoístas e não sabem desempenhar o mandato que o eleitor os outorgou. Quando eleitos, imaginam-se donos do poder e aí podem trocar os votos que os elegeu por cargos, comissões para seus filhos, parentes ou mesmo para partidos. Aprovam projetos e reformas, ainda que prejudiciais à coletividade, ao povo e ao trabalhador, desde que recebam propinas (mensalão, bingos, correios, sanguessugas).

Ora, se eu fosse o patrão, no Congresso Nacional não haveria mais mensalistas, sanguessugas, quadrilheiros e muito menos coniventes (aqueles que se dizem sérios, mas se calam diante das negociatas ilícitas). Contudo, o que se vê na TV são candidatos oportunistas e cínicos, flagrados com a mão na cumbuca, escondidos atrás de uma agência de propaganda que os transformam em santos perante a sociedade. Outros há que renunciaram o mandato para fugir da cassação e agora estão aí postulando novos mandatos. Alguns até mesmo foram indiciados pela Polícia Federal por desvios de verba, corrupção, falcatruas e ainda assim, querem nos governar. Quanto cinismo! E eu sou o patrão?

Precisamos mudar. Temos que evoluir. Imputar ao eleitor toda a responsabilidade pela escolha é exigir demais para um país de iletrados. É utopia imaginar que a maioria dos brasileiros tem acesso a jornais, revistas, livros, televisão, computador, se em algumas regiões do Brasil, o cidadão apenas trabalha e muito para sobreviver, em condições precárias e desumanas, explorados pelos atuais donos do capital. Enquanto isso, a esperança vai desaparecendo, dando lugar à desconfiança e ao conformismo. Os beneficiados por este quadro desolador são alguns governantes que ao longo do tempo, nada fizeram pela educação do povo e nada fazem para mudar esta cena dantesca.

É urgente mudar. É preciso construir uma política diferente, onde o governante esteja voltado para o bem comum da sociedade como um todo e não pelas vantagens que o cargo, temporariamente, pode oferecer. É preciso que haja transparência e fiscalização. A política, da forma como é praticada no Brasil, não atende aos anseios do povo. Não enobrece a Democracia. Trata-se de uma constatação. Precisamos fazer jus ao país que temos, para que todos os brasileiros tenham uma vida melhor e mais digna.





filemon.martins@uol.com.br

filemonmartins@bol.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui