Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Major Cosme de Farias -- 13/09/2006 - 12:13 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Major Cosme de Farias





A pessoa que considero mais extraordinária na história da humanidade é Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido por Mahatma Gandhi, o herói indiano, principal responsável pela independência de seu país, “cujas doutrinas se fundavam sobre o valor espiritual do trabalho doméstico e a não violência”.

Esse faquir seminu, como o chamava Churchil, que usava sandálias, fiava sua própria roupa e percorria longas distâncias a pé obteve resultados inacreditáveis sobre seu povo com sua pregação e exemplo pessoal, numa época em que não existia televisão e as mensagens eram transmitidas de boca a boca e através de rádios e alto-falantes de pequena potência.

Embora o mundo o tenha ainda em grande conta e sua vida registrada em muitos livros e no cinema, sua memória e ações raramente são lembradas nos dias de hoje, quando os heróis são seus antípodas, exatamente aqueles que cultuam a violência, a arrogância e a intimidação.

Faço esse preâmbulo para falar do Major Cosme de Farias, jornalista, orador, rábula, poeta, criador da Liga Baiana contra o Analfabetismo, um dos baianos mais populares de seu tempo, figura que também vive no esquecimento e que me lembra um pouco o Mahatma Gandhi.

Quando eu era menino sempre participava dos desfiles cívicos do Sete de Setembro e do Dois de Julho, ao lado de milhares de colegas de colégios públicos ou privados da Bahia e dos batalhões das Forças Armadas e Polícia Militar e do Major Cosme de Farias empunhando o pavilhão da sua Liga Bahiana contra o Analfabetismo e distribuindo cartilhas do ABC.

A presença do Major, um tipo mirrado, metido numa fatiota do século passado sempre me impressionava. Mesmo depois que deixei de desfilar, já casado, gostava de assistir às comemorações para reencontrar o Major Cosme.

Em paises de cultura diferente da nossa, como os Estados Unidos, que cultuam a heroicidade do homem comum, uma história como a do Major Cosme de Farias já teria rendido dezenas de livros, estudos acadêmicos e filmes de época, com sua vida romanceada.

Afinal, como não considerar extraordinária a existência de um mulato baixinho, nascido treze anos antes da Abolição nas camadas mais pobres de uma sociedade escravocrata que, major, nunca serviu às Forças Armadas, e advogado, não possuía diploma de bacharel em Direito e concluiu apenas o curso primário?

Idealista, o Major Cosme de Farias dedicou sua vida à defesa dos mais fracos, representando-os no Tribunal do Júri, por qualquer crime que tenham cometido, quase sempre sem receber honorários e ajudando-os com empregos e doações de dinheiro e comida.

Patriota, desambicioso de bens materiais, tudo que ganhava distribuía com os pobres. Para defender sua causa e lutar pela educação básica entrou na política e obteve quatro mandatos, sendo três de deputado estadual e um de vereador.

Poeta, foi jornalista por mais de 75 anos, tendo assinado matérias em praticamente todos os jornais de Salvador. Seus artigos sob o título de “Linhas Ligeiras” tratavam de problemas do quotidiano e defendiam suas idéias.

Foi também um homem engajado nos movimentos sociais de seu tempo, participando do Centro Operário da Bahia, do Liceu de Artes e Ofícios e da Associação Bahiana de Imprensa.

Com sua vestimenta de gola alta, peitilho e punhos engomados do século XIX, que gostava de beber cerveja quente, diz-se que era mulherengo, embora tenha permanecido casado 68 anos com a mesma mulher.

Um tipo popular como o Major Cosme de Farias, amado pelo povo, que arrastou mais de cem mil pessoas ao seu sepultamento, considerado o maior cortejo fúnebre da Bahia, ainda não foi devidamente biografado.

Tenho notícias de que Mônica Celestino, jornalista e mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia elaborou sua tese de mestrado “Réus, analfabetos, trabalhadores e um Major” sobre aspectos da vida de Cosme de Farias. Mas o trabalho ainda é inédito, o que é uma pena!

13/09/06







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui