Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->REELEIÇÃO- INSTITUTO MAL ENGENHADO -- 10/09/2006 - 18:16 (Moacir Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REELEIÇÃO- INSTITUTO MAL ENGENHADO

Moacir Rodrigues



Os nossos parlamentares, em momento histórico bem recente, na legítima representação do povo brasileiro, entenderem conveniente criar o instituto da reeleição. Só que para recandidatarem-se os presidentes e os governadores, que detêm o poder, não precisam se desincompatibilar, ou seja, não precisam afastarem-se pelo prazo de seis meses insculpido nas nossas leis eleitorais. Tal fato contraria sobremaneira o principal princípio observado pela Justiça Eleitoral brasileira que é o princípio da igualdade entre os candidatos. Dois pequenos exemplos podem ser levados em conta para vermos o quanto a reeleição sem afastamento dos governantes causa desigualdade. São eles: O fato de o Presidente e o Governador conservarem o uso dos bens e do aparato colocado constitucionalmente às respectivas disposições, especialmente as aeronaves, abastacidas, é claro. Não é preciso nem dizer que para fazer política o governante que se encontra no poder marca uma visita a um Estado onde existem obras a serem inspecionadas, inauguradas, visitadas ou seja lá o nome que se queira dar, e para lá se dirige ,com as mordomias que lhe são colocadas à disposição, vale-se do momento à cata de votos, até mesmo mostrando as realizações do seu governo, que é um fato decorrente de sua obrigação. Já o outro candidato, se quiser ir no mesmo Estado pedir votos, fazer corpo a corpo, terá que alugar uma aeronave, viajar em avião de carreira, andar de automóveis e, às vezes com poucos recursos de campanha, acaba gastando do próprio bolso. O segundo aspecto, é que o governante pode exibir como realização sua as obras que estão sendo executadas pelo seu governo com o dinheiro do povo ( aliás o suado dinheiro reunido país afora pela sobrecarga de impostos, especialmente do imposto de renda, cuja tabela encontra-se congelada e até esquecida). Por último, no caso do Presidente da República, ele estando eleito jamais perderá uma eleição, a menos que ocorra uma fato catastrófico a seu desfavor, porque contando com os Programas Bolsa-Família, Bolsa-Escola, vale-gás etc etc etc), entregue hoje gratuitamente a mais de onze milhões de famílias, já tem garantida a sua eleição. E por que ? Porque em cada família existem em média cinco pessoas, multiplicado por onze milhões, já conta ele com o voto de 55.000.000 de eleitores. Não precisa, por isso, mover nem uma palha, a eleição já está ganha, sem qualquer esforço, sendo uma situação consolidada. Não quero com isso dizer que sou contra a reeleição do Presidente Lula, apesar de não ter votado nele, torci muito para que o seu governo fosse o melhor, porque assim o meu País alcançaria o tão almejado desenvolvimento social e econômico. Apenas, num simples raciocínio, podemos constatar que as famílias contempladas com os Programas das propaladas bolsas de toda ordem, na maioria das vezes nem precisam desse recurso porque o cadastramento dos beneficiários fica a critériro dos Municípios, que na sua maioria nem estrutura têm para fiscalizar, e recebem o benefício pessoas que pouco ou nada merecem. O que o Governo deveria era atuar no sentido de dar emprego a essa gente, dando a vara de pescar ao invés de dar o peixe. E o que é pior, nós os que pagamos imposto de renda, que somos minoria da população, não temos o direito de mandar no País e nem de escolher os nossos governantes, porque a escolha é feita pela maioria que são os beneficiários das bolsas famílias, bolsas escolas, vales-gás e outras engenhosidades, construídas por ai afora. Ainda bem que o Presidente Lula já garantiu que depois de reeleito, irá acabar com essa tal de REELEIÇÃO. Que DEUS nos ajude.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui