Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EQUÍVOCOS E RIGOR CIENTÍFICO -- 05/09/2006 - 21:51 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EQUÍVOCOS E RIGOR CIENTÍFICO



Délcio Vieira Salomon



Apesar de honrado com a leitura pelo preclaro ministro Carlos Velloso de meu artigo “Para que o TSE?”, sua crítica (EM 05.10.05) causou-me grande decepção.



Para ele, “incorri num turbilhão de equívocos, por estar desinformado”. Talvez quisesse que fosse tão informado quanto ele para ter o direito de escrever numa seção de opinião onde predomina a doxa e não a epistheme.



Do contrário, não terminaria seu artigo e-xigindo de mim “rigor científico” e, assumindo o papel de voz da Pátria, acrescentar: “o Brasil a-gradece” (se eu não confundir as coisas e tiver rigor científico).



Ao examinar os equívocos assinalados, tomei consciência de que o que ele chama de equívocos nada mais são do que frutos de estilo cognitivo diferente do seu.



O dele é o lógico formal, o meu, o dialético e impregnado do “pensée interrogative”, por isso eminentemente problematizante.



Pena que não mereci dele a leitura de meu ensaio "A maravilhosa incerteza", resultado de minha tese de livre-docência na UFMG. Teria poupado seu precioso tempo em defender o que não foi atacado.



Por isso não me causa mossa quando chama de equívocos o que para mim são exercícios da razão dialética (ah! quanta falta faz a leitura de Sartre hoje em dia!...)



Senão, vejamos. Do começo ao fim, sua leitura, talvez movida pelo título do texto, tem como suporte referencial a acusação. Assim, partiu do pressuposto de que tudo o que estaria escrito seria acusação contra o TSE e os juizes eleitorais. Em decorrência, veio-lhe o propósito de responder a tais acusações.



Entretanto, em nenhum momento estou acusando nada e ninguém. Basta este exemplo ("ab uno disce omnes"!): segundo ele “acuso os juízes de vaidosos”, quando simplesmente coloco a questão em termos interrogativos: “Será que a vaidade de ocupar o cargo de juiz e de não exercê-lo efetivamente é que tem sustentado esse estado de inocuidade de um poder tão necessário à democracia?”.



A meu ver, o ponto culminante de contraposição de nossos estilos cognitivos está nesta passagem de meu texto: “Se hoje o mar de lama atinge parlamentares, por que não atinge os juízes que lhes aprovaram as contas de campanha?”



O ministro não viu aqui o pensamento in-terrogativo de todos quantos, como eu, estão perplexos diante do próprio Lula a justificar o caixa 2 e da corrupção que assolou o governo, notadamente o Legislativo.



Mas o ex-Presidente do TSE parece não se abalar, pois mostra não estar atingido pela indignação popular. Diante daquela interrogação declara: “repilo com veemência, a afirmativa (sic!) do articulista”.



Em sua repulsa, esqueceu de reparar que citei e elogiei seu trabalho junto com a comissão especializada para reformar a Justiça Eleitoral.



Aqui está o “busilis” da questão: só a legítima fiscalização dará paradeiro à corrupção eleitoral. Sem ela o aparelho judicial eleitoral continuará inócuo.



Não é preciso ser especialista em Justiça Eleitoral para constatar tal fato. Basta o bom senso e a motivação de exercer a cidadania. O que causa estranheza é fugir da questão relevante e exigir “rigor científico” de quem aponta a falha. Agora, se problematizar, se interrogar é afirmar e acusar, realmente o ministro tem toda razão: meu modo de expressar fere o seu “rigor científico”.



Mas, curiosamente, não o ferem estes dois momentos em sua escritura.



O primeiro, quando ao responder à minha colocação de fundo histórico, extrapola tal contexto e salta para o pólo teórico e abstrato. Escrevi: “nunca se teve notícia de indiciamento de algum juiz eleitoral por leniência ou omissão”. Eis a contestação de Sua Ex.cia: “A Justiça Eleitoral nunca foi leniente ou omissa”. Enquanto falo de juizes concretamente, ele recorre à categoria abstrata “justiça eleitoral”. Onde está, pois, seu “rigor ci-entífico”?



O segundo momento está em sua afirmação de que “a cédula única (...) surgiu por proposta do TSE (1955)”. Ora, é assaz sabido que a cédula única resultou de proposta da UDN (à testa Carlos Lacerda) através de projeto, como tática, para derrotar JK. Por reação do PSD, o projeto aprovado permitiu que a cédula única viesse a ser impressa e distribuída pelos partidos. (ver, entre outras fontes: ).



Por tudo isso, honrado ministro, se “os brasileiros têm motivos de se orgulhar de sua Justiça Eleitoral”, como proclama, têm também o dever de apontar-lhe erros e defeitos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui