Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POLÍTICA E CORRUPÇÃO -- 02/09/2006 - 17:01 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POLÍTICA E CORRUPÇÃO



Délcio Vieira Salomon





Cortejadas pela decepção causada por Lula no poder e a derrocada do PT como o partido da ética, política e corrupção desgraçadamente realizaram casamento indissolúvel. Diante dos fatos alarmantes detectados dentro e fora das CPIs é esta a sensação que perpassa todas as camadas da sociedade brasileira.



A maioria de nossos homens públicos, notadamente os políticos, foi atingida pelo vírus da corrupção. Antigamente, os fatos eram isolados e podia-se dizer: “não generalizemos, trata-se de uma minoria”. Hoje, comprova-se o contrário. A antiga exceção virou atual paradigma de comportamento.



A partir da realidade observada, já não podemos afirmar, escorados em Aristóteles, que ética, política e justiça estão constituindo os três pilares da vida social brasileira. Já foi o tempo em que se podia pensar com São Tomás de Aquino que a sociedade política é construção moral e que à política mais do que administrar os bens tangíveis da sociedade caberia organizar e conduzir seu comportamento ético. Desprovido de justiça que é essencialmente ética o Estado não passa de um bando de assaltantes, conforme já nos advertia Santo Agostinho.



Lamentavelmente hoje é comum ouvir que a ética é algo utópico, pois a corrupção e não a ética é própria da natureza humana. Argumenta-se que sempre houve corruptos. Mas será que, diante de nossa atual realidade, os antigos não foram casos excepcionais? Hoje vemos a corrupção detectada em todas as instituições, desde as públicas às privadas. Daí ser freqüente a triste constatação: a corrupção é inerente à condição humana.



No meu entender esta terrível afirmação leva-nos à passividade e ao conformismo, pois, aceitando-a em sua plenitude, somos vítimas do engano de que a condição humana é uma fatalidade impregnada em cada um de nós, quando na verdade se trata de uma construção constante, de todos os dias, feita pela inteligência e pela solidariedade.



Esta tendência de atribuir a corrupção à condição humana me reporta a uma afirmação de Marx, quando combatia a idéia de fatalidade da vida humana. Dizia o grande mestre: “o homem é formado pelas circunstâncias”, (...) mas, acrescentava, “é necessário formar as circunstâncias humanamente”. Também via a chamada “condição humana” como construção, pois, se assim não for, passa a ser uma válvula de escape, um mecanismo de fuga de nossas responsabilidades. Sua dialética, que sabia valorizar os conflitos humanos e sociais não lhe permitia jamais contemporizar com as idéias de Rousseau, do homem bom por natureza, nem com as de Hobbes, do homem lobo do homem.



Infelizmente vivemos hoje numa sociedade em que o mundo é dos espertos e de quem tem dinheiro. Os destituídos da esperteza e da riqueza são tachados de babacas, ingênuos, otários, retrógrados e como tais merecem o desprezo.



Numa sociedade como a nossa, com governantes, legisladores e juizes que aceitam passivamente a corrupção e freqüentemente tornam-se praticantes do rompimento com a ética, pois manifesta ou latentemente professam que os fins justificam os meios, é de esperar seus reflexos nas camadas mais influenciáveis da população, marcantemente os destituídos de educação e do poder aquisitivo para a sobrevivência. Se procurarmos a fonte da violência em nossa sociedade, por certo, para surpresa de muitos, esta será encontrada no exemplo de cima. Oxalá Lula com sua gana de ser reeleito reflita sobre isso!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui