Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UNIVERSIDADE TRANSDISCIPLINAR DE ECOLOGIA -- 02/09/2006 - 12:52 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UNIVERSIDADE TRANSDISCIPLINAR DE ECOLOGIA

Délcio Vieira Salomon





No momento em que se pensa em reforma da universidade brasileira (e já existe projeto elaborado pelo Ministério de Educação), importa lembrar que a “nova” universidade que se pretende não pode menosprezar sua responsabilidade para com toda a problemática que o conceito de ecologia faz eclodir.



Se a universidade que resultar desse processo de reformulação não encampar, entre seus objetivos, a dimensão ecológica, está fadada a nascer caduca, pois terá feito “tabula rasa” de toda a possibilidade inerente à sua natureza de universalidade e de atender à sociedade na solução do problema, se não o mais, um dos mais relevantes dos dias atuais.



O projeto da “nova” universidade propõe ser ela integrada a seu tempo. Por isso não pode descuidar da transdisciplinaridade e da ecologia.



Depois que se lê Piaget, Gusdorf e nosso patrício Hilton Japiassu sobre inter e transdisciplinaridade, e Castoriadis, Cohn-Bendit ou Dupuy, sobre ecologia, economia e política, somos obrigados a concluir que a ecologia é a primeira e prioritária manifestação de transdisciplinaridade surgida no século XX e que exige do século XXI sua institucionalização como tal.



Realmente, se se há de pensar que implica interdisciplinaridade e a esta se sobrepõe, através de coordenação de interdisciplinas do sistema de ensino inovado sobre a base de uma axiomática geral, com vários níveis e de objetivos múltiplos, mas com vistas à finalidade comum estabelecida pelos sistemas envolvidos, há de se concluir que a ecologia já atingiu esse nível e só uma universidade transdisciplinar que tenha a ecologia como seu principal fulcro é capaz de sua legítima institucionalização.



Acredito que como idéia há de provocar acolhida. Há de se convir com o que dizia C. Castoriadis: “A Ecologia faz renascer a relação esquecida e oculta da sociedade com a utopia. Utopia entendida como desejo de mudança e horizonte da nossa atividade, sem prejudicar a possibilidade de materialização efetiva dessa mudança. E diante da catástrofe que se avizinha, o grito de alerta: “Não basta denunciar o perigo para se precaver contra ele”. É preciso muito mais. E o mínimo que vejo nesse “muito mais” é a criação urgente de uma universidade visceralmente transdisciplinar de ecologia.



O Brasil seria pioneiro? Que bom. Mais um titulo a ombrear com o pioneirismo de um Santos Dumont, de um Carlos Chagas, de um Oswaldo Cruz e... por que não? ... da genialidade de nosso povo que, apesar de viver num país desgraçado pelos colonizadores e pela maioria dos políticos que os sucederam, inventou a alegria de viver para sufocar a tristeza do sofrimento e da miséria.



O estudo, a pesquisa e a prática da gestão ambiental requerem mais do que a mera interdisciplinarização. Exigem a transdisciplinarização, pois tal necessidade epistemológica impregna o tecido que se pretende coser, ou o objeto que se deseja construir, quando se recorre a disciplinas tão afins como as exigidas em cursos eminentemente ecológicos.



Para que a “nova” universidade se caracterize como transdisciplinarmente ecológica, não lhe faltam o suporte acadêmico e o estofo teórico e operacional. O Brasil já possui massa crítica e grupos de excelência mais do que suficientes para a realização desse projeto. Ocioso seria lembrar as instituições que já se consagraram ao tema e à ação de preservação e recuperação da Natureza, desde o IBAMA, passando por museus, institutos de pesquisa, notadamente os voltados para a biodiversidade, ONGs, empresas até a quantidade de cursos e trabalhos publicados.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui