Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É PRECISO MONDAR-SE O TRIGO -- 02/09/2006 - 12:46 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É PRECISO MONDAR-SE O TRIGO



Délcio Vieira Salomon





A opinião pública ainda está aturdida diante da reação do Planalto ao episódio Waldomiro Diniz. Pelo noticiário somos levados a pensar que nem a sórdida denúncia de Collor envolvendo a filha de Lula, na campanha eleitoral de 1990 abalou tanto o presidente e os militantes do PT.



Fico a cismar com meus botões: se ele estivesse no lugar de JK face à rebelião de Aragarças e Cachimbo ou, então, exposto à fúria sanguinária de um Carlos Lacerda, infernizando-lhe a vida, não suportaria uma semana e renunciaria mais rápido do que Jânio Quadros.



Triste é constatar que Lula temeu a CPI, quando ele mesmo deveria ser o primeiro a envolver todo o Congresso e todo o Judiciário, na maior investigação histórica da corrupção nesse país, dando, assim, mostra de que a transparência em seu governo não é mera figura de retórica, a valer apenas como “slogan” de período eleitoral.



A Medida Provisória proibindo o bingo com o conseqüente esvaziamento da CPI acaba de demonstrar o que jamais poderíamos esperar, a saber: despreparo político para governar o país. Deixou em todos nós a impressão de que, diante de mais um abalo desse porte, todo seu aparelho de governo se desmoronará como castelo construído sobre areia.



É sabido que o mal não é o jogo em si, apesar de assim não pensar nosso presidente, ao baixar a referida MP. Nosso amigo Sacha Calmon em sua coluna de sábado (EM 06.03.04) tachou o ato de hipocrisia, lembrando, inclusive, que jogos do tipo “bingo” estão respaldados pelo artigo 195 da Constituição.



Acrescentaria: estão “sacramentados” pela própria Bíblia. Entre outras passagens, lembro Ester, 3,7: “foi diante de Aman lançada na urna a sorte, que em hebreu se chamava Fur e caiu a sorte no duodécimo mês chamado Adar”.



Aliás, no momento mais trágico da história ocidental, a crucificação de Cristo, está registrado no Evangelho que os soldados romanos, repetindo costume oriental, lançaram os dados para sortear quem ficaria com a túnica do condenado: “dividentes vero vestimenta eius miserunt sortes” (Luc: 23,34).



Não sou capaz de pensar que Lula acredita na honestidade de seu ato de baixar a referida medida. Bachelard nos lembra que “para alguém se fazer crer, é preciso ele mesmo crer”. E como não conseguiu me fazer crer, concluo que ele mesmo não crê na sinceridade e na eficácia do que fez.



As ocorrências me forçam a cogitar em outra coisa pior para um governante: Lula está mal assessorado. Como ainda confio que ele acordará em tempo, move-me o desejo de repassar-lhe a sabedoria camoneana revelada no canto 8, estrofe LIV de Os Lusíadas:



“Oh! Quanto deve o rei que bem governa

De olhar que os conselheiros ou privados

De consciência e de virtude interna

E de sincero amor sejam dotados!

Porque, como está posto na superna

Cadeira, pode mal dos apartados

Negócios ter notícia mais inteira

Do que lhe der a língua conselheira”.



Sabedoria de governar, pois baseada na desconfiança, o que o Poeta revela no canto seguinte, na estrofe XXVII:



“Vê que esses que freqüentam os reais

Paços, por verdadeira e sã doutrina

Vendem adulação, que mal consente

Mondar-se o novo trigo florescente”.



Lembro que mondar-se o novo trigo significa arrancar as ervas daninhas que crescem junto do trigo, ou seja, livrar-se dos aduladores que influem nocivamente no espírito do governante. O momento é oportuno, pois o mandato de Lula, tal qual o trigo, está no início da florescência.

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui