Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Atrator Fibonacci -- 01/09/2006 - 21:23 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pegue uma pinha (fruta) e conte suas linhas espiraladas. Você pode encontrar 8 espirais para a esquerda e 13 para a direita, ou 13 para a esquerda e 21 para a direita, ou ainda outros pares de números. O fato marcante é que esses pares de números fazem parte da famosa seqüência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21... Nela, cada termo é a soma dos últimos dois. O fenômeno é bem conhecido na Biologia e se chama de “phyllotaxis”. Muitos são os esforços dos biólogos para entender a razão das pinhas, dos girassóis e de muitas outras plantas exibirem esse padrão marcante. Os organismos realizam coisas muito estranhas, mas nenhuma delas reflete necessariamente o resultado de uma seleção ou de um acaso histórico. Alguns dos melhores esforços para compreender a “phyllotaxis” leva à propriedade de auto-organização (de um sistema complexo e dinâmico). Paul Green, pesquisador de Stanford, tem insistentemente levantado a hipótese de que a seqüência de Fibonacci é exatamente o que alguém esperaria encontrar de um padrão de repetição mais simples possível que pudesse ser gerado por processos naturais de crescimento dos tecidos que formam os girassóis, as pinhas e outros vegetais. Assim como um floco de neve e sua simetria sêxtupla, a pinha e sua “phyllotaxis” podem ser parte da chamada ordem gratuita do universo.



-- Stuart Kauffman, Em Casa no Universo



Pois é, parece que o "Atrator Fibonacci" atua na natureza, de forma nem sempre muito clara. Os padrões da natureza, muitas vezes são escondidos e cabe a nós encontrá-los. Lembre-se que atrator é um ponto ou uma região do espaço-tempo para onde o sistema caminha, se dirige. Por isso é que um fractal é um atrator, ou seja, aquela figura bonita e cheia de curvas e cores é um ponto final para onde o sistema formado por aquelas equações está indo. Se a natureza forma atratores escondidos, tem seus motivos, mas nota-se que o gasto de energia é o menor envolvido, como é falado no texto do Kauffman. É a busca de uma ordem gratuíta, a auto-organização livre e deliberada. Não se nega a entropia, mas há a auto-organização ao mesmo tempo, a chamada negentropia ou Princípio do Aumento da Ordem, ou ainda a sintropia. Se você leu ou assitiu o "Código Da Vinci", viu que a Sequência Fibonacci está lá e foi usada como enigma para se desvendar o crime da estória, parte de uma sociedade secreta do tempo de Cristo. Alguns acadêmicos também falam de Fibonacci, mas acadêmicos como Kauffman, não qualquer fariseu acadêmico que ainda se encontra nas mais densas Cavernas de Platão...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui