Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62168 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A MULHER -- 13/01/2014 - 09:49 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Mulher

 

“ O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos campos antigos. Quando impôs regras ao mar, para que suas águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da terra, junto ao criador estava eu como artífice, brincando todo tempo diante dele, brincando sobre o globo de sua terra, achando as minhas delícias junto aos filhos dos homens” ( Prov. 8,22-32)

Ao longo de toda Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: apesar da sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno, a de ser a mãe de todos os viventes. Sara concebe um filho mesmo na sua velhice. Ana, a mãe de Samuel, e muitas outras mulheres. ( Cfe. CIC 488)

“ Quem e essa que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como sol, temível como um exército em ordem de batalha”. ( Can. 6,9)  “ Sou a mãe de puro amor, do temor a Deus e da santa esperança em mim se acha toda graça do caminho e da verdade. Vinde a mim todos os que me desejais e enchei-vos dos meus frutos”. (Eclo 24,24-26) .

  O Senhor disse  a Acaz: “ Pede-me um sinal”.  Acaz respondeu: “De maneira alguma!” Não quero por o Senhor à prova.  Isaias  então respondeu: “ Ouvi, casa de Davi, o próprio Senhor vos dará uma sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chmarará “ Deus Conosco” ( Isa 7,10-14)

Deus  quis a cooperação de uma criatura para gerar seu próprio Filho e desde toda a eternidade, escolheu uma virgem chamada Maria.( Cfe. CIC § 488)  “Quando veio a plenitude dos tempos, enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher” ( Gal. 4,4) :  “ Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém,  para a festa da páscoa. Acabado os dias da festa, quando voltavam ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o percebessem. Três dias depois o acharam no templo; sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas resposta. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.” Respondeu-lhes ele: “ Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Em seguida desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus  crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de deus e dos homens”. ( Luc 2,41-52)

Em muitas passagens  bíblicas Jesus chama Maria, sua mãe, de mulher. Mas não fala assim, por lhe faltar o  respeito ou negando sua filiação a ela.Ele quer que compreendamos Maria como sendo a mãe de uma grande descendência, desde a criação do mundo. “ Celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “ Eles não já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: “ Mulher, isso compete a nós?” ( Luc 2,1-5)

Cic: Catecismo da Igreja Católica

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui