Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->COMO SURGIU A REZA DO ROSÁRIO -- 09/01/2014 - 16:45 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A reza do rosário vem de uma tradição dos mosteiros  de recitar todos os dias os 150 salmos. Os monges analfabetos rezavam 150 pai nosso em lugar dos salmos .O  rosário foi tomando forma, quando ainda no século XIV um monge de nome Henrique de Kalkar dividiu a reza em 15 dezenas de salmos, intercalando entre uma e outra dezena um pai nosso. Alguns mosteiros rezavam  150 ave-marias no lugar dos salmos, mas foi no século XV que o monge Domingos da Prússia convidou seus fiéis a rezarem cinqüenta ave-marias acrescentando a cada uma delas uma passagem do evangelho.A contemplação dos mistérios da vida de Cristo e de Maria são também desta época.

Para não errar a contagem, quando rezavam 150 pai nossos ou 150 ave-marias, separavam pedrinhs a cada pai nosso ou a cada ave-maria rezados era separada uma pedrinha. Depois mudaram o procedimento, em vez de uma pedrinha, iam dando nó numa corda. Daí, para chegar ao cordel com as contas que temos hoje foi só uma questão de tempo. O rosário tem em sua etimologia a palavra “rosa”, por isso a fé cristã compreende que quando rezamos o rosário, na reza das 150 ave-marias estamos colocando nas mãos de Maria 150 rosas, e nos 15 pai nossos que fazem parte também do rosário estamos entregando ao Pai do céu 15 lindos buquês de flores. Nas 15 jaculatórias de glória ao Pai damos à Trindade Santa l5 coroas de flores. Quando o papa João Paulo II integrou ao rosário mariano os Mistérios Luminosos, quem reza o rosário completo não apenas 150 rosas, mas 200 rosas; não apenas 15 buquês, mas 20 buquês, não apenas 15 coroas, mas 20 coroas de flores.

O papa João Paulo II era  um grande devoto de Maria e de seu Rosário. Foi  ele que em 2002, inspirado pelo Espírito Santo, consagrou os Mistérios de Luz, ou Mistérios Luminosos, de sorte que ao recitarmos o Rosário completo, caminhamos com Maria pelos  mistérios da vida de Jesus, mistérios estes, que culmina nos mistérios de nossa  salvação. Assim,  os Mistérios Gozosos, começam com a anunciação do anjo Gabriel a Maria, passando pela visita a Santa Isabel, nascimento de Jesus, a apresentação de Jesus ao templo e Jesus aos 12 anos ouvindo e interrogando os doutores da lei.( Luc 1,26-35; 1,39-45; 2,1-14; 2,22-38; 2,41-52) Nos Mistérios Luminosos, caminhamos na vida pública de Jesus. Os  Mistérios Dolorosos contemplam a Paixão e Morte de Jesus. E finalmente, os Mistérios Gloriosos  que falam da ressurreição de Jesus e sua ascensão ao céu, o envio do Espírito Santo, concluindo com a dormição de Maria e sua chegada ao céu, nos braços de seu amado filho, Jesus.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui