Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os filhos de Plutão -- 28/08/2006 - 18:49 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Os filhos de Plutão

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Reunidos em Praga, capital de República Checa, cientistas do mundo checaram definições, condições e alteraram parâmetros para um astro ter status de planeta.

Sobrou para o distante e inofensivo Plutão. Na periferia do Sistema Solar, com pouca influência e com a ousadia de cruzar a órbita do poderoso Netuno, foi rebaixado para planeta anão.



Ah, não! Exclamaram os filhos de Plutão.

(como utilizarei algumas vezes a expressão “filhos de Plutão”, doravante usarei somente as iniciais “fdp” para designá-los).



Os filhos da Terra, em uma assembléia, decidem que Plutão seja um planeta de segunda divisão. Uma espécie de baixo clero interplanetário.

Assim, podemos prever que numa futura formação de um parlamento do Sistema Solar os fdp não teriam assento. O que seria um acinte, um ataque à democracia no universo. Esse é o cerne da questão: a democracia Universal.

Mas a decisão da União Astronômica Internacional (IAU) foi no voto. Evidentemente, uma consulta ou parecer dos fdp seria impraticável no atual estágio do universo, mas, mesmo assim, devemos garantir voz e voto para os fdp.

Essa decisão estrelar criou uma controvérsia sideral. Um buraco negro nessas relações galácticas. Os fdp reclamam de terem sidos rebaixados no tapetão, sequer houve jogo, discussão ou aviso formal. Qual o casuísmo que inventou essa cláusula de barreira? Que campeonato é esse que exclui Plutão e os fdp da decisão. Quais os interesses políticos que relegam a um segundo plano os fdp? Certamente, são interesses escusos.

Com que autoridade os filhos da Terra tomam essa decisão unilateral?



Não me perguntem como, mas um passarinho verde, por certo um marciano, disse que a União Astronômica Universal (UAU), entidade não reconhecida e clandestina, mas sediada em Plutão, composta exclusivamente pelos fdp não concorda com a decisão da IAU.

Uau!! Vociferaram os membros da IAU após o rebaixamento de Plutão. Atitude que os membros da UAU classificaram como deboche.



Se você tem simpatia pelos fdp, vá para as ruas e exija a volta de Plutão como planeta. Temos que manter o status quo nessa luta junto com os fdp. Nessa eleição indireta em Praga houve uma praga de decisão num restrito colegiado. Os fdp exigem eleições diretas e participação nas eleições do parlamento universal e uma cadeira na IAU. Assim, teremos a garantia de Plutão ser, em definitivo, um planeta, mesmo sendo um distante e periférico astro desse sistema.

Pois nesse parlamento Solar os fdp são os mais aguerridos e combatentes para a manutenção da vida e da democracia no universo.

Plutão resistirá. Os fdp unidos jamais serão vencidos.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui