Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Serviços do DETRAN -- 27/08/2006 - 08:19 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Serviços do DETRAN





É claro que agora ficou muito mais fácil resolver assuntos junto ao DETRAN.

Antigamente era uma coisa horrível, uma vigiliatura que não acabava, com a contratação de despachantes, dinheiro para azeitar as engrenagens e mais um pouco para acelerar o processo.

Aliás, esses procedimentos não ocorriam apenas no DETRAN. Eram generalizados na sociedade, aconteciam em muitas repartições do Estado.

Os serviços públicos na Bahia à disposição dos cidadãos eram da pior espécie, com rotinas e procedimentos excessivamente burocratizados, anacrônicos, embora já fossem melhores do que no passado, quando se requeria até o uso de estampilhas e o reconhecimento de assinaturas.

Os sonolentos e grosseiros funcionários de então pareciam pouco se importar com os problemas e necessidades dos usuários, o atendimento era péssimo e realmente todo mundo apelava para o intermediário, o famoso despachante.

Com a criação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) tudo mudou!

Tudo isso vem a propósito da renovação de minha carteira de habilitação, cujo prazo de validade extinguiu-se em fins de julho.

O processo hoje é relativamente simples e rápido.

Procurei o SAC da Boca do Rio, paguei em agência de banco nele localizado as taxas devidas e submeti-me ao exame médico, tudo no mesmo horário.

Como sou portador de grave enfermidade e pretendia obter isenção de impostos na aquisição de automóvel especial fui mandado ao serviço médico do DETRAN para uma avaliação mais cuidadosa.

Nesse departamento deu-se o primeiro problema.

Havendo chegado ao local às sete e cinqüenta, já encontrei algumas pessoas. Recebi a senha número oito. Enquanto aguardávamos, mais pessoas chegaram à sala.

O médico, que deve ser do quadro permanente da repartição, só deu as caras lá pelas nove horas, quando começou a atender aos que estavam na fila.

Entre um e outro atendimento, certas pessoas passavam à nossa frente, levados por funcionários do DETRAN.

A certa altura percebi que um desses pistolões era outro médico. Fui falar com ele, reclamar da falta de respeito para com as pessoas que haviam chegado cedo e estavam aguardando sua vez. Ele me disse que um casal que introduzira no gabinete do colega fora recomendado pelo diretor, o que se mostrou ainda mais grave.

Afinal, depois de mais de duas horas de espera, praticamente invadi o gabinete do clínico e lhe fiz uma indignada reclamação.

Parece que deu resultado, pois ele deu seguimento ao atendimento dos que estavam na sala, até chegar minha vez.

Enquanto o sistema de atendimento do SAC é impessoal, profissional, a gente percebe que nos setores do DETRAN as coisas ainda funcionam na base do prestígio pessoal, do apadrinhamento. É o velho sistema do “sabe com quem está falando”. É uma pena, pois todos percebemos que houve uma melhoria significativa dos serviços em geral.

A última fase do processo de renovação da carteira constou da prova sobre legislação, também realizada nas instalações da sede do órgão de trânsito. Faz-se o exame em computadores pessoais mediante respostas a trinta questões em até quarenta minutos.

Depois disso, a gente recebe o documento no SAC onde teve início o processo em dois dias ou três.

À exceção, portanto, da prática que diferencia umas pessoas de outras, em que se dá precedência às que pensam ser mais importantes e que como tal são reconhecidas pelas autoridades responsáveis por dar a todos os mesmos direitos, os serviços do DETRAN devem ser reconhecidos como de excelente nível.

Salvador, 24 de agosto de 2006

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui