Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62582 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22550)
Discursos (3244)
Ensaios - (10499)
Erótico (13582)
Frases (50953)
Humor (20093)
Infantil (5516)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140978)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6271)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIRCEU, O ELEFANTE E O ESCORPIÃO -- 24/08/2006 - 10:16 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


É bem conhecida a história do escorpião e do elefante, em que o primeiro precisava atravessar um rio, mas não sabia nadar, enquanto o segundo, como nadava bem, faria tranqüilamente a travessia.



O escorpião implorou ao elefante o favor de conduzi-lo em suas costas à outra margem do rio. O elefante, desconfiado, se negou a atender, afirmando que ele, escorpião, lhe daria uma ferroada, já que esta era sua habitual mania. O escorpião, face à necessidade de chegar a seu objetivo, prometeu e fez juras de que não picaria o elefante.



Assim convencido, o elefante deixou o escorpião subir nas suas costas e foi atravessando o rio. Ao chegar, já seguro, à outra margem, o escorpião ferroou e feriu o elefante que, lamentando-se, tachou o favorecido de ingrato e mal-agradecido.



O escorpião, hipocritamente, se justifica:



“É para não perder o hábito”.



Quer dizer: quem nasce escorpião, ferroando morrerá.



E o que Dirceu tem com isso?



Tem, a meu ver, algo parecido.



O dirigente petista tem sua vida formada e ligada à obsessiva luta pelo poder, transformando, para atingir seus anseios, em reação instintiva picar e ferir quem lhe opõe à frente, assemelhando-se ao hábito também instintivo do escorpião.



As circunstâncias políticas, contudo, levaram Dirceu ao topo onde despontam as lideranças nacionais e, por conveniências, o transformaram em negociador sagaz, em busca da tomada do poder e do domínio das idéias de sua facção. Com a personalidade aparentemente moldada para a vivência democrática, o líder petista conquistou a confiança de segmentos conservadores, que já não o viam como o ex-terrorista, combatente do regime militar.



Mas, os acontecimentos de Brasília, com as várias facções do petismo se revelando incoerentes e atoladas na lama, como também pelo que vemos da reação de Dirceu ante o seu julgamento, onde ele aparece, nitidamente, com expressão de ódio, nessas ocasiões, sentimos a impressão de que ele se encontra na situação do escorpião que precisa atravessar o rio e está pedindo ao elefante(ou às forças oposicionistas) uma carona no lombo. Para transpor o verdadeiro mar de acusações, Dirceu pede a seus opositores uma mãozinha. Se a oposição ceder e conduzí-lo ao outro lado do mar, o autoritário ex-Chefe do Gabinete Civil do governo petista dará uma tremenda ferroada em quem lhe ajudou, tal o escorpião da lenda, para não perder o hábito e continuar sua caminhada utópica e ilusória rumo ao modelo socialista de Estado, cujo grupo de “idealistas” é composto de alguns escorpiões. Tem alguns ratos, mas isto é outra história, é uma outra lenda.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui