Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->MENTIRAS QUE SE CONTAM POR AÍ -- 02/02/2014 - 15:40 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há alguns setores da sociedade brasileira -- setores esses ligados à extrema direita e aos velhos militares que apoiaram e deram sustentação ao Regime Militar entre os anos de 64 e 83 -- que querem nos fazer acreditar, aliás como fizeram semanas antes do Golpe Militar de 1964, que o Governo Federal prepara uma série de medidas para depois da Copa do Mundo com a intenção de transformar o Brasil num país socialista. Eles usam como argumento, os discursos de integrantes do PT, os quais falam em aproximação com os movimentos sociais e necessidade de respostas aos protestos que varreram os grandes centros urbanos do país no último ano. Citam ainda a aproximação do Brasil com a Venezuela – aproximação que já vem de mais de uma década – e a parceria brasileira com o governo Cubano, a qual culminou com a inauguração pela presidenta Dilma de um porto naquele país – parceria essa que vem desde o governo FHC --. Com o aproximar das eleições, é natural que os setores que se opõem veemente àqueles que estão no poder tentem fazer de tudo para arrancá-lo dali. Isso faz parte da democracia. E não há dúvida que, diferentemente da Venezuela, Cuba e de centenas de outros países ao redor do mundo, o Brasil tem uma democracia sólida, apesar de suas deficiências. Aliás, tão sólida que permite sem constrangimento que os inimigos inventem os mais absurdos devaneios e os exponham publicamente sem censura. O Brasil não se tornará um país socialista ao estilo Cuba, como querem que a gente acredite, pelo simples fato de que este se trata de um sistema fracassado, onde a maioria dos países que o adotou no passado já se livrou dele faz tempos. Aliás, Cuba e Correia do Norte são os últimos bastiões comunistas do planeta. Cuba inclusive vem caminhando, mesmo que lentamente, em direção a uma economia de mercado. Não nos surpreenderá mais se em 5 ou 10 anos o país caribenho venha a se tornar uma nação capitalista ou algo parecido com isso. É bem possível que ainda no Governo de Barack Obahma o embargo econômico à Cuba seja suspenso, uma vez que uma aproximação entre os dois países está em curso. Mas quantos de nós temos conhecimentos e condições para tais avaliações? Uma minoria insignificante evidentemente. E é justamente com isso que esses setores reacionários contam. De forma que tentam implantar o medo na população menos desinformada e menos capaz de tirar as suas próprias conclusões. Embora não devemos esquecer que também o PT e seus aliados vez ou outra usam do mesmo expediente contra os opositores. Nessa história ninguém é santo. Mas querer nos fazer acreditar que Dilma, se eleita em novembro, vai implantar o socialismo no Brasil já é demais.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG



SE VOCÊ GOSTOU DESSE TEXTO, LEIA TAMBÉM:
OS SENTIMENTOS QUE EU TENHO
A ERA DA INCERTEZA
DICOTOMIA
SONHO TERRÍVEL
O REINO DA BELEZA É MAIS VASTO
A VIDA É ISSO...
VIDA ABUNDANTE
SOU UM SONHADOR
PALAVRAS VAZIAS
POR QUE ESCREVO
NESSES TEMPOS DE INDIFERENÇA
MENTIRAS VERDADEIRAS
O PRAZER DA BUSCA
UMA BUSCA INUTIL
CURTAS MENTES
NEM QUE EU FOSSE...
O ÚLTIMO REPOUSO

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui