Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O TALENTO DA LINDATRIZ KATIA SAULES -- 16/08/2006 - 11:32 (LUIZ ALBERTO MACHADO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Kátia Saules é simpaticíssima. Descobri seu talento pela Internet, participando do grupo de discussão Fórum Teatro. Por meio dessa lista, cheguei ao seu extraordinário sítio onde ela expõe o seu perfil, fotos, currículo, seus trabalhos na televisão e no teatro, além de notícias suas veiculadas na imprensa escrita e virtual.



Para vocês terem uma idéia de quem é esta bonita e talentosa atriz, ela já foi premiada por seu trabalho no teatro e já participou de novelas e séries da Bandeirantes e da Rede Globo.



Na Rede Globo ela já atuou nas novelas América, Belíssima, Kubanakan, Da Cor do Pecado e Senhora do Destino, além de outras séries, dentre elas a que está sendo reprisada hoje, A Casa das sete mulheres, onde angariou rasgados elogios do diretor Jayme Monjardim.



E para provar a sua simpatia, Kátia Saules concedeu esta entrevista exclusivíssima para o seu Música, Teatro & Cia.



Com vocês, Kátia Saules:



MT&C - Kátia, quando foi que a libriana carioca fez a descoberta e se encontrou com a arte pela primeira vez?



Costumo dizer que não me descobri e nem decidi ser atriz, pois desde que me entendo por gente tenho esse bichinho dentro de mim... E falo isso com propriedade pois não tive um dia em minha vida em que eu acordasse e pensasse: "Hum... acho que vou fazer Teatro!" sempre soube - mesmo que intuitivamente - o que queria...



MT&C - E quando ocorreu a definição por ser atriz? O que levou você a dizer: "quero ser atriz"?



Como disse, não houve esse momento, esse click... Eu não decidi... busquei...estudei... corri atrás... e minha vida foi se conduzindo pra Arte naturalmente...Eu amo o que faço...



MT&C - Você começou pelo teatro, fala, então, como se deu essa experiência.



Minha primeira experiência no teatro, profissionalmente falando... foi no Espetáculo Nosso Lar de Chico Xavier... Foi uma benção literalmente... Era o primeiro espetáculo, um momento único, indescritível. Foi também a primeira vez que parentes e amigos puderam constatar que nasci pra isso... viram minha entrega...o prazer com o qual eu ia aos ensaios...enfim...



MT&C - No teatro você já foi premiada como a melhor atriz, com a peça "A Raiz", de Alcione Araújo, no Festival Curta Teatro Senac, em Niteroi. Como foi este trabalho e o resultado dele?



Fiquei bastante feliz com a indicação ao Prêmio, e mais ainda quando fui chamada ao palco... não acreditei, que um trabalho feito num Curso, - sem maiores proporções- resultaria tão bem aos olhos do público...Nos empenhamos, fizemos de coração... e tivemos êxito, graças a Deus. Fiquei realmente muito feliz...Foi especial participar de um Festival de tamanha importância em Niterói. E sem falar que o prêmio é lindo... é um palco com cortininhas...um mimo...



MT&C - Você também participou do espetáculo "Koisa d´Mulher chanta Chico Buarque", com direção do Claudio Vilella. Fala pra gente como foi trabalhar este espetáculo?



Esse Espetáculo me trouxe um aprendizado muito grande,tanto pessoal quanto profissionalmente...pois fui ter aulas de voz falada e cantada com a maravilhosa Ângela de Castro (preparadora da galera do Fama ) que muito carinhosamente me preparou para cantar de verdade. Nós éramos 12 mulheres cantando Chico no Teatro Sesi e com muita dança e momentos a capela, de grande responsabilidade... Já que o Ministro da Cultura, Gilberto Gil estava nos apoiando. Eu assumo que tremi quando fui falar com ele...



MT&C - Do palco para TV, já que você desde 2003 vem fazendo participações. Para você, como ocorreu essa transição?



Sempre corri atrás dos meus sonhos e objetivos... e Tv é e sempre foi um sonho e fiz todo o caminho correto para chegar nela. Fiz meu curso técnico (Senac) depois que terminei o meu 2° grau no Colégio Pedro II, e tirei meu DRT, o que possibilitaria fazer minha ‘amostragem’ na Tv Globo. Fui até lá, marquei dia e hora mas demorou pra que me chamassem pois não aprovaram o texto que enviei como meu monólogo, aí então, fui fazer uma Oficina visando conseguir um bom texto e com este sim, fui chamada pra gravar o teste de vídeo, que é necessário para todo ator. Fui dirigida pela Márcia Andrade que muito me auxiliou num momento de bastante tensão, afinal, era meu primeiro contato com a Tv Globo... Pois bem, dali em diante, fui deixando material (fotos, currículo) com os produtores de elenco e consegui minha primeira participação na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. Digo que percorri todo o percurso, não queimei etapa... não conhecia ninguém, então natural que seja mais difícil, mas com determinação e fé... a gente chega aonde quer!



MT&C - Na TV você já passou pela Band, SBT e Globo, chegando a receber elogios do Jayme Monjardim ao dirigi-la em "A casa das 7 mulheres". Além disso você participou de várias novelas. Fala desse trabalho e qual a sua expectativa com a televisão?



Bem...vamos por partes...(rsrsrsrs...)

Fiz apenas uma Participação a convite da Ciça Castelo em Floribella, na Band... numa cena muito bacana, com a Juliana Silveira e Suzi Rêgo, ambas muito generosas...e graças a Deus, pude contar com toda equipe técnica que me recebeu muitíssimo bem.

E no SbT apenas vinculou um comercial que eu fiz... mas já enviei material pra produção de lá também... Agora as portas estão se abrindo, o campo de trabalho para nós atores, tende aumentar... isso é bom!

Quanto ao elogio do Jayme, foi realmente um caso a parte, que eu posso esclarecer... A cena não teria fala, e eu havia dito a ele que seria minha primeira chance, estava emocionada, enfim, ele... um diretor muito sensível, me presenteou com um pequeno texto e perguntou se eu o faria, naquele exato momento, e com sotaque ‘gaúcho’... bem, eu... claro disse sim, topei, li, decorei e foi. De primeira, como eles dizem. Ensaiou e gravou. No final ele veio pessoalmente dizer: “Muito bom, menina, parabéns!”... Aquilo pra mim, naquele momento, foi um grande incentivo. Foi isso.



MT&C - Você tem se demonstrado bastante determinada no que quer e no que faz. Qual a sua expectativa enquanto atriz? E que avaliação você faz de sua trajetória?



Eu sou muito determinada sim, e que isso sirva de exemplo pra quem está começando na carreira... Nossa, é difícil demais... já passei por 2 testes que me fizeram quase perder o rebolado... Fiz teste para América, num Concurso do Caldeirão...e depois para Cobras e Lagartos, no qual passei na primeira fase... A emoção de fazer um teste é única, parece que a chance está nas tuas mãos, e não é bem assim...infelizmente. Depende de muitas coisas, do que eles precisam no momento, perfil... enfim... Mas eu não desisto nunca, sou extremamente crítica comigo mesma, estou sempre procurando aprender, me exercitar, para estar cada vez mais preparada neste mercado tão competitivo.

É uma carreira dura, mas também muito amada por mim... Tenho muita mas muita fé que minha hora ta chegando... Eu vou vencer... Eu vou vencer!!



MT&C - A gente agora está conversando por causa do seu belíssimo site e porque tenho recebido e divulgado seu trabalho nas minhas páginas na Internet. Gostaria de saber qual a receptividade da mídia com relação ao seu trabalho? E, tambem, se a Internet tem contribuído para o desenvolvimento de seu trabalho?



Obrigada pelo elogio... Este site foi criado com muito carinho, dedicação e afinco não só da minha parte como também do meu web, o Marcus... sempre muito solícito... e te respondendo... é claro que ajuda, a idéia do site, só veio pra somar... Tenho obtido bons contatos através dele, e é uma forma de enviar “o material” que sempre nos é pedido... pois ele contém todas as informações... e é recheado com muitas fotos (selecionadas a dedo!), de vários momentos de minha carreira... e como eu vinha sendo empresária, produtora, divulgadora, cantora, atriz... ufa.... bem, sempre fiz de tudo, não me envergonho em dizer...Ia atrás mesmo... procurava as pessoas da mídia e que poderiam divulgar todas as minhas participações e peças, mas agora a coisa vem melhorando, a mídia vem sendo algo mais natural... que bom!!!



MT&C - Quais as suas perspectivas e projetos ainda por realizar?



No momento estou em cartaz no Teatro Posto 6, com um musical Infanto Juvenil “Fantasminhas”, uma comédia bem light, para todas as idades...com Direção de Milton Correia e Castro... e Estou lendo 2 textos de teatro ainda a definir se os farei ou não... Na tv, minha participação mais recente foi na “A Diarista” com as maravilhosas Claudinha e Dira, que praticamente me deram aula nos estúdios... e agora, estou aguardando novos convites... preciso e quero fazer o que mais amo... Sonho com o dia em que pagarei as minhas contas com o dinheiro do meu salário de atriz. Isso não é utopia, não... isso vai acontecer!!! Bem... Estou aqui!!! Que venham os trabalhos!!!

E muito Obrigada Luiz, pelo convite para entrevista, Valeu mesmo! Super beijo!!!

Ah!!! Sucesso!!! Fiquem com Deus, e nunca desistam de seus sonhos!!!



Perceberam? Simpaticíssima, determinada e, com certeza, vitoriosa. Por isso, vale a pena conferir e prestigiar o trabalho desta excelente atriz acessando: http://www.katiasaules.com/home.html



E vejam mais acessando: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4586204



Beijabrações

www.luizalbertomachado.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui