Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os Vidiotas-andre luiz aquino -- 15/08/2006 - 17:48 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Vidiotas

André luiz aquino



Eu sempre fui um assíduo telespectador.A televisão fez parte da minha vida e da minha educação desde os tempos mais longínquos da minha memória.Na infância lembro dos desenhos que assistia como o “barbapapa” que eram uns seres sem formas que me lembravam as massinhas que usava pra brincar na pré-escola.O “mundo animal” onde desenvolvi o gosto e o amor pela natureza e a “TV Globinho” apresentada pela Paula Saldanha que além de ser uma mulher muito bonita tinha também um carisma enorme, o programa me dá até hoje muitas saudades.Enfim a televisão também me criou.

Porém a outra parcela da minha formação foi a dos meus pais e com eles aprendi valores poderosos e fortes o suficiente para se sobreporem ao que é subliminarmente passado pela televisão.Os estímulos que recebi desde a mais tenra idade sempre favoreceram uma visão da vida e do mundo diferenciada.Meus brinquedos foram sempre muito educativos, como quebra-cabeças e coisas de montar, os que eram como os outros brinquedos das outras crianças eu os desmontava, tive muitos livros desde a infância, recebi educação religiosa o que até hoje tem bons reflexos nas minhas condutas.

A telinha mágica chamada televisão transmite a programação veiculada pelas tevês comerciais e sabemos que para sobreviver elas precisam de anunciantes.Por isso tudo o que elas tem em sua programação tem um sentido comercial e eles não fazem isso às claras, a TV e a publicidade desenvolveram técnicas de hipnose, de automação psíquica(robotização) dos telespectadores apara eles consumirem e mais, para terem um comportamento de acordo com aquilo que eles querem que seja consumido.

O comportamento das pessoas é claramente influenciado pelo poder da sugestão que programas como novelas por exemplo incitam.Basta notar os bordões que são repetidos por todos como papagaios retirados das falas de alguns personagens desses folhetins.Perolas como “é ruim heim!”

Aquelas pessoas que tem o ego mais vulnerável são facilmente cooptadas e o estrago é grande, pois tenho observado mudanças assustadoras nos comportamentos das pessoas, principalmente dos jovens que assumem condutas motivados por pensarem que estão fazendo parte de um estilo de vida ligado a modernidade e a liberdade, mas na realidade são apenas massa de manobra de um interesse comercial gigantesco e capaz de tudo.E o pior é que as pessoas primeiro não percebem e segundo não acreditam que são vitimas desse o complô sórdido para ganhar suas mentes e o seu dinheiro.

A força de atração da telinha é tamanha que o argumento que o telespectador tem o poder de decisão através do controle remoto é inválido, as pessoas já perderam faz tempo o poder de decisão sobre suas vontades e desejos.Tornamo-nos escravos dos nossos anseios.

O Brasil é um dos países em que, certamente, mais se assiste televisão no mundo.E talvez esse seja um dos motivos pelo qual somos um povo tão alienado e sem poder de reação diante daqueles que nos roubam.Elas distraídas demais com as novelas e eles entretidos demais com o futebol.

Cuidado para não se tornar você também um “vidiota”...



Andre Luis Aquino

http://andre.aquino12.blog.uol.com.br/



________________________________________



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui