Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conversa de fim de semana-luiz maia -- 15/08/2006 - 17:23 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Conversa de fim -de-semana

Luiz Maia



Por vezes já demonstrei a necessidade que temos de preservar a nossa cultura. Agora eu lanço um alerta especial sobre o descaso que algumas pessoas têm contra a nossa Língua. Creio que todos deveriam atentar para o grau de imbecilização a que chegamos quando adentramos um Shopping e lemos, em várias de suas lojas, absurdos como esse: "LIQÜIDAÇÃO!! = 50 % off" - Pouca vergonha... Mais que um crime contra nossa Língua, é de um mau gosto a toda prova. Fatos como esses começam a ganhar cada vez mais espaço porque encontram na população idiotizada terreno fértil para que mais idiotas propaguem suas asneiras.



Até entendo a indiferença de muitas pessoas em relação à necessidade que temos de salvaguardar o nosso idioma, mas faço questão de dizer que a Língua portuguesa merece ser considerada como um patrimônio do povo. No entanto, dificilmente deixarei de me indignar quando sou atingido em minhas convicções. Sabe-se que a Língua está sempre em processo de mutação, com algumas palavras caindo em desuso enquanto outras se incorporam ao nosso dicionário. Esse é um fato inquestionável. Mas daí a ter que fazer mau uso dessa regra, é demais também.



Vivemos num país em que 93 % da população não têm capacidade sequer de assimilar nossa gramática. Eu falo (também) em nome dessas pessoas simples que mal sabem assinar seu nome e que são desrespeitadas diariamente por um modismo esdrúxulo que busca enxovalhar uma Língua que deveríamos respeitar. Assumo o meu conservadorismo, sem antes deixar de falar que sou pernambucano, contemporâneo de Gilberto Freyre - aquele que escreveu "Casa Grande e Senzala" que aborda, entre outras coisas importantes, a miscigenação que ocorreu neste País propiciando a saudável multiculturalidade: a pluralidade de raças, etnias, idiomas, crenças e costumes. Mas hoje eu me reporto apenas à necessidade que temos de elevar a nossa Língua. Tão-somente isso. Tudo começou com um simples ok, wc, bye, bye...



Concluo desejando-lhe um prazeroso fim-de-semana!



Luiz Maia

http://geocities.yahoo.com.br/maialuiz/

msn: luiz-maia@hotmail.com

SKIPE - luizmaia1

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar" e "Cânticos".

- Edições Bagaço - Recife/PE.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui