Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A TRÁGICA REALIDADE DAS DROGAS -- 14/08/2006 - 15:53 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Em que pese o volume de informações e as campanhas oficiais e extra-oficiais visando esclarecer a sociedade sobre o grave problema das drogas, infelizmente o consumo só vem aumentando e a tragédia, lamentavelmente, só se aprofunda, levando para o fundo do poço uma juventude seduzida pela momentânea e ilusória sensação do “barato”, geralmente numa idade em que o jovem tem reduzida capacidade de avaliar o alto preço que o futuro irá cobrar dele, por essa atitude pueril, impensada.



Segundo estatísticas divulgadas por entidades especializadas, 80% dos jovens entre 14 e 18 anos estão entrando em contato com a droga; desse total, ¼ permanece no vício e é por ele destruído, transformando-se num doente e até num criminoso. Nos ¾ restantes, uma boa parte continua usuário, normalmente em ocasiões especiais, festas, embalos, etc..., levando uma vida aparentemente regular, mas sendo um cidadão improdutivo, desmotivado, maníaco-depressivo, o que não deixa de ser preocupante.



Uns poucos abandonam o vício, recuperam-se e retornam à normalidade da vida, não sem antes construir, na família, por algum tempo, um ambiente de conflitos, insegurança, deixando seqüelas que marcam o lar para o resto da vida.



O que preocupa no meio dessa tragédia é existir pessoas, na maioria qualificados formadores de opinião, que defendem a liberação de drogas e a complacência com o consumo, embora não apresentem um convincente argumento ou uma justificativa aceitável. Basta lembrar o perigosíssimo esquema de banditismo que envolve o tráfico e a distribuição de drogas, para que o bom senso reaja de imediato contra qualquer tentativa de tornar legal a venda e o fornecimento de um produto corrosivo para a formação moral do indivíduo, a partir da deformação de sua estrutura bio-psicológica, dilacerando-lhe a alma, arrancando-lhe o caráter e jogando-o na marginalidade.



Quem ouve depoimentos de pais que enfrentaram ou enfrentam o problema, de especialistas que lidam com viciados e delinqüentes de droga ou até dos próprios usuários que travam uma desgastante batalha pessoal com o vício, quem olha atenta e seriamente para esse cenário, que aflige a sociedade no mundo inteiro, jamais, em sã consciência, poderá ser benevolente diante de tamanha desgraça; ao contrário, deve aliar-se à luta, ajudando e colaborando com o aparelho fiscalizador que necessita de apoio na caça aos bandidos e traficantes de droga que, acima de tudo, distribuem a infelicidade e instalam, no seio social, a tragédia diluída na fumaça que sopra de um cigarro de maconha.



O primeiro trago de um cigarro de maconha pode ser o primeiro passo na caminhada, sem retorno, rumo à inexorável tragédia.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui