Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Viva a Ditadura -- 13/08/2006 - 11:16 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Viva a Ditadura!

Abaixo a Democracia!





Esse deveria ter sido o título do texto escrito pelo professor de sociologia da USP, Emir Sader, ao responder à questão colocada pela Folha de São Paulo, na seção Tendências/Debates: “Cuba deve iniciar uma transição política para outro regime?”

Ao invés disso, ele intitulou seu artigo de “Mudar, dentro do socialismo”, uma anotação inadequada.

Não é a primeira vez que me atrevo a discordar do ilustre professor da USP, que continua a defender regimes ditatoriais, desde que de esquerda, naturalmente.

Quando a gente lê matérias dessa espécie produzidas pelo professor Emir Sader se dá conta de que o sectarismo também escraviza mentes privilegiadas como a dele, e não apenas as de militantes que continuam a repetir os velhos chavões comunistas.

Na resposta à pergunta da Folha, ele disse que NÂO, Cuba não deve iniciar uma transição política para outro regime.

Sua argumentação para defender a manutenção da impiedosa ditadura cubana baseia-se no fato da ilha de Fidel Castro haver erradicado o analfabetismo, de oferecer à população pelo menos nove anos de escolaridade, de “gozar gratuitamente dos serviços da melhor saúde pública do mundo” e de outras benesses garantidas pelo governo.

A síntese de seu pensamento está na frase em que afirma que “Cuba não deve mudar de regime porque é o socialismo que lhe possibilita essas conquistas que permitiram que o país enfrentasse a dura crise da desaparição da URSS e esteja agora no caminho da retomada da consolidação de seu desenvolvimento.” Não sei se sua defesa do regime de Fidel Castro quer dizer que, se a ditadura produzir avanços significativos na área social deve ser aceita e prestigiada.

Não obstante, assim como ele ignora os aspectos trágicos do regime castrista – partido único, falta de eleições, repressão a dissidentes, prisão e execução de oposicionistas, imprensa tutelada pelo Estado, economia em frangalhos, dependência de ajuda externa, atualmente a cargo da Venezuela de Chaves, salários miseráveis, racionamento de alimentos, etc. – parece esquecer que outros países não comunistas também alcançaram níveis excepcionais de qualidade de vida para sua população, a exemplo da Alemanha, de Hitler, e do Chile, de Pinochet, que ainda experimentaram formidável crescimento econômico, diferentemente de Cuba, infelizmente a um custo altíssimo de vidas humanas.

Aliás, com a chegada da democracia a esses países as condições de vida de seus cidadãos ainda melhoraram.

Já ouvi de pessoas responsáveis como o professor Sader que democracia é um luxo desnecessário para certos países, enquanto outros, como os adeptos do partido que seguia o exemplo do monstruoso regime albanês, se declaravam democratas, o que quer que isso significasse para eles.

É evidente que para certos povos africanos submetidos a guerras étnicas, a fomes e doenças endêmicas falar de democracia é inteiramente descabido, assim como tentar impingir ao Iraque o conceito ocidental de democracia é algo fantasioso e despropositado.

Mas, no caso de Cuba, que possui um povo com excelente escolaridade, como bem anota o professor Sader, a democracia deve ser uma aspiração coletiva, desafortunadamente sufocada pela repressão de um regime que, agora, parece querer instalar uma dinastia no poder: Fidel Castro sai de cena mas, em seu lugar, fica o irmão Raul.

08/08/06



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui